A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MEIO AMBIENTE Um sistema no qual interagem fatores de ordens físicas, químicas, biológicas e socioeconômicas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MEIO AMBIENTE Um sistema no qual interagem fatores de ordens físicas, químicas, biológicas e socioeconômicas."— Transcrição da apresentação:

1 MEIO AMBIENTE Um sistema no qual interagem fatores de ordens físicas, químicas, biológicas e socioeconômicas.

2 POLUIÇÃO AMBIENTAL É a adição ou o lançamento de qualquer substância ou forma de energia (luz, calor, som) ao meio ambiente em quantidades que resultem em concentrações maiores que as naturalmente encontradas. Os tipos de poluição são, em geral, classificados em relação ao componente ambiental afetado (poluição do ar, da água, do solo), pela natureza do poluente lançado (poluição química, térmica, sonora, radioativa etc.) ou pelo tipo de atividade poluidora (poluição industrial, agrícola etc.).

3 Eutrofização

4 Os impactos ambientais podem ser classificados :
globais: são aqueles que afetam toda a humanidade, ou cuja amplitude de conseqüências é suficientemente grande para ser considerada como global, afetando a vida na Terra; regionais: afetam uma região geográfica razoavelmente bem definida; locais: afetam o local de instalação da empresa e suas vizinhanças imediatas.

5 PRINCIPAIS AGENTES DE POLUIÇÃO
Dióxido de Carbono (CO2). Gerado a partir da combustão de materiais fósseis (petróleo, carvão, madeira) em indústrias, usinas de geração de energia elétrica a partir da queima desses materiais, em veículos, na queima de florestas, entre outras possibilidades. As conseqüências principais referem-se ao aumento da temperatura global (efeito estufa) e à poluição do ar (conseqüência mais séria sobretudo para as grandes cidades).

6

7 PRINCIPAIS AGENTES DE POLUIÇÃO
Monóxido de Carbono (CO). Resultado da combustão incompleta de materiais fósseis em veículos, fábricas, siderurgias, refinarias, etc. Como conseqüências, verificamos que, em altas concentrações, causa a morte por asfixia, e em baixas concentrações afeta o sistema nervoso, o sistema cardiovascular e os pulmões. Provoca dores de cabeça. Favorece o acúmulo de gorduras no sangue.

8 PRINCIPAIS AGENTES DE POLUIÇÃO
Dióxido de enxofre (SO2). Gerado pela combustão de materiais fósseis (em motores diesel, combustão em caldeiras, veículos). A conseqüência principal é a chuva ácida, que prejudica o desenvolvimento de plantas e a vida de peixes. Em seres humanos, causa problemas respiratórios, asma; aumenta a incidência de rinite, laringite e bronquite.

9 Inversão Térmica - Ondas de convecção

10 PRINCIPAIS AGENTES DE POLUIÇÃO
Mercúrio (Hg). Utilizado na produção de cloro, mineração de ouro, fabricação de tintas, pilhas e papel, entre outras aplicações. Seu descarte em efluentes e resíduos sólidos causa a poluição das águas (gerando um processo de bioacumulação em organismos vivos) e contaminação do solo. Chumbo (Pb). Resíduos e efluentes gerados em indústrias de fundição (principalmente de baterias) e indústria química. Causam poluição da água, com efeitos tóxicos sobre o organismo (bioacumulação).

11 Efeito Acumulativo

12 Coleta seletiva

13 Reciclagem Nível de reciclagem Papel Plástico Vidro Lata Lata
de aço alumínio Ano % 31, O Brasil é líder mundial em reciclagem de alumínio (4,5 bilhões de latas). Cada tonelada de lata reciclada alcança um preço 5 vezes superior ao do plástico reciclado. Economia de 95% de energia elétrica em comparação ao total necessário para a produçao da lata a partir da matéria-prima. Controle ambiental: 97% de redução da poluição da água 95% de redução da poluição do ar Fonte: Os Bilhões Perdidos no Lixo (1998)

14 Aterros Local de disposição final de resíduos sólidos no solo, baseado em critérios de engenharia e normas operacionais específicas. Vantagens: custo baixo respeitadas as normas, constitui uma técnica ambientalmente adequada Desvantagens: comprometimento físico de grandes áreas poluição do solo, água superficial e água subterrânea

15 Lixão

16 Aterro sanitário


Carregar ppt "MEIO AMBIENTE Um sistema no qual interagem fatores de ordens físicas, químicas, biológicas e socioeconômicas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google