A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENERGIA E MEIO AMBIENTE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENERGIA E MEIO AMBIENTE"— Transcrição da apresentação:

1 ENERGIA E MEIO AMBIENTE

2 ENERGIA E MEIO AMBIENTE
Fontes de energia Sol Vento Combustíveis fósseis (petróleo, carvão) Rios e correntes de água doce Mares e oceanos Matéria orgânica (biomassa, biocombustível) Calor da Terra Núcleo atômico

3 ENERGIA E MEIO AMBIENTE
Fontes de energia RENOVÁVEIS (Permanentes): Energia hidráulica Energia solar Energia eólica Energia geotérmica Biomassa Energia maremotriz

4 ENERGIA E MEIO AMBIENTE
Fontes de energia NÃO-RENOVÁVEIS (Temporárias): Combustíveis fósseis (petróleo, carvão, gás natural) Energia nuclear

5 IMPACTOS AMBIENTAIS LOCAIS
Poluição urbana do ar, poluição do ar em ambientes fechados. REGIONAIS Chuva ácida. GLOBAIS Efeito estufa, desmatamento, degradação costeira e marinha.

6 EFEITO ESTUFA

7 EFEITO ESTUFA Produzido por gases: dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso e CFCs. Um dos piores gases é o metano, cerca de 11 vezes mais potente que o CO2. Produzido pela flatulência dos bovinos e ovinos. Responsável pelo aquecimento global.

8 AQUECIMENTO GLOBAL Perspectivas para 2100:
No melhor dos cenários, haverá um aumento de 1,5 °C na temperatura da Terra e aumento de 10 cm no nível médio dos mares. No pior cenário, aumento de 5 °C e aumento de 90 cm dos mares. Protocolo de Kyoto Acordo dos países desenvolvidos reduzirem 5% nas emissões dos gases do efeito estufa entre 2008 e 2012. Os Estados Unidos recusaram-se a aderir. Ao invés de haver redução, em 2011 houve emissão recorde dos gases do efeito estufa.

9 TIPOS DE USINAS E IMPACTOS
USINA TERMELÉTRICA A queima de carvão, óleo combustível ou gás natural provoca emissão de CO2 e gases do efeito estufa. Também provoca contaminação da atmosfera, do solo e da água. USINA HIDRELÉTRICA Provoca inundações de grandes regiões, interferindo no fluxo de rios e prejudicando a fauna e a flora. Também possibilita emissão de gás metano, pela decomposição orgânica gerada pelos alagamentos. USINA TERMONUCLEAR Dificuldade no tratamento dos resíduos de materiais radioativos, além dos riscos de vazamento e acidentes.

10 BIOMASSA Ecologia Quantidade total de matéria viva existente num ecossistema. Geração de energia Derivados recentes de organismos vivos utilizados utilizados como combustíveis ou para a sua produção. (Obs.: Excluem-se os tradicionais combustíveis fósseis, embora estes também sejam derivados da vida vegetal (carvão mineral) ou animal (petróleo e gás natural).

11 BIOMASSA Utilização na produção de energia a partir da combustão de material orgânico. O grande salto da biomassa deu-se com o advento da lenha na siderurgia, no período da Revolução Industrial. Para o meio-ambiente, resultou em desmatamento das florestas. Biomassa moderna: cana-de-açúcar, serradura de madeira, galhos e folhas, casca de arroz, papel já utilizado, etc. Produtos derivados: biogás, bio-óleo, etanol, biodiesel, óleo vegetal. Impactos ambientais: pode ocorrer destruição da fauna e da flora, contaminação do solo. Há dúvidas quanto à capacidade da agricultura para fornecer as quantidades de massa vegetal necessária.


Carregar ppt "ENERGIA E MEIO AMBIENTE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google