A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola EBI/JI Padre Joaquim Flores Área de Projecto Energias Renováveis Biomassa Fevereiro 2009.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola EBI/JI Padre Joaquim Flores Área de Projecto Energias Renováveis Biomassa Fevereiro 2009."— Transcrição da apresentação:

1 Escola EBI/JI Padre Joaquim Flores Área de Projecto Energias Renováveis Biomassa Fevereiro 2009

2 Introdução Neste trabalho que realizamos vamos falar em tópicos sobre a Biomassa. Vamos falar sobre o que é a Biomassa, a sua origem, história, vantagens e desvantagens. Gostamos muito de realizar este trabalho e ficamos a saber mais sobre a Biomassa.

3 O que é a Energia Em geral, o conceito e uso da palavra Energia refere-se ao movimento. Para que este movimento aconteça, tem que haver Energia. Como por exemplo combustão da madeira ou carvão na caldeira é uma reacção química que produz calor, obtendo vapor que dá energia à locomotiva.

4 História Uma das primeiras utilizações da biomassa pelo homem para obtenção de energia iniciou-se com a utilização do fogo para cozimento e iluminação. O domínio do fogo permitiu ao homem a exploração dos metais, marcando novo período antropológico. A madeira foi por muito tempo a principal fonte energética para a cocção, siderurgia e cerâmica. O grande salto no consumo da Biomassa deu-se com a lenha na siderurgia, no período da revolução industrial.

5 História/Origens A Biomassa resulta do aproveitamento da matéria vegetal viva (resíduos de culturas agrícolas, explorações pecuárias detritos das florestas, etc.), obtendo-se vapor através da sua queima em caldeiras com água, que pode produzir energia eléctrica.

6 Do ponto de vista da geração de energia, o termo Biomassa abrange os derivados de organismos utilizados como combustíveis ou para a sua produção.

7 … Do ponto de vista da ecologia, Biomassa é a quantidade total de matéria viva existente num ecossistema ou numa população animal ou vegetal. Os dois conceitos estão, portanto, interligados, embora sejam diferentes.

8 Vantagens É uma fonte de energia renovável e limpa, que pode melhorar a qualidade do ambiente. Pode contribuir também positivamente para a economia, na medida em que há menos desperdício de matéria, e porque fornece ao mesmo tempo vários postos de trabalho. É uma energia segura e com grande potencial.

9 Desvantagens Por enquanto, o uso da Biomassa, em termos de preço/competitividade é ainda, no presente, menos rentável do que outras fontes de energia mais poluidoras tais como os combustíveis fósseis. Por último, a combustão da Biomassa produz 3,5 milhões de toneladas de carbono todos os anos, chegando a contribuir com 40% da produção mundial anual de dióxido de carbono.

10 A Biomassa em Portugal Portugal não está de costas viradas para este importante recurso energético. A PROEP, empresa do grupo EDP, contará a médio prazo com uma central de produção de energia eléctrica a partir do aproveitamento de recursos florestais situada em Mortágua.

11 A Biomassa no mundo O uso da Biomassa (para fins energéticos) pela população mundial é, no presente, de apenas 7% da Biomassa total produzida anualmente. Há, no entanto, alguns casos da sua utilização, a nível internacional, que podemos apontar:

12 Países como o Brasil e a China, que têm vindo a utilizar cada vez mais a Biomassa como combustível e como gás para uso doméstico e industrial. Na Europa, onde cerca de 2% do consumo total de energia eléctrica provem da biomassa. De acordo com algumas estimativas, até ao ano 2020, a produção de energia eléctrica através de Biomassa assegurará 15% do total consumido.

13 Com o aparecimento da máquina a vapor, a Biomassa passou a ter aplicação também para obtenção de energia mecânica com aplicações na industria e nos transportes. Mesmo com o início da exploração dos combustíveis fósseis - carvão mineral e petróleo - a lenha continuou a desempenhar um importante papel energético, principalmente nos países tropicais.

14 Conclusão Após concluirmos o trabalho verificamos que aprendemos muito com ele. Ficamos a perceber melhor o que é a Biomassa, a sua função, vantagens e desvantagens.

15 Trabalho elaborado por: Adriana nº1 Gilberto nº9 Manuel nº18 8ºC

16 Bibliografia Wikipedia Google- pesquisa de imagens


Carregar ppt "Escola EBI/JI Padre Joaquim Flores Área de Projecto Energias Renováveis Biomassa Fevereiro 2009."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google