A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Recursos Energéticos Os Recursos energéticos são recursos se pode obter energia. A energia pode ser definida como a capacidade para produzir trabalho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Recursos Energéticos Os Recursos energéticos são recursos se pode obter energia. A energia pode ser definida como a capacidade para produzir trabalho."— Transcrição da apresentação:

1

2 Recursos Energéticos Os Recursos energéticos são recursos se pode obter energia. A energia pode ser definida como a capacidade para produzir trabalho. Os Recursos energéticos englobam as fontes energia – - uns são de natureza Renovável e outros não renováveis.

3 Recursos Energéticos Renováveis As energias renováveis são uma alternativa aos combustíveis fósseis, porque constituem uma forma de energia inesgotável á escala de vida humana.

4 Energia Hidroeléctrica - A energia hidroeléctrica é a energia eléctrica que se produz em barragens construídas em cursos de água. Barragem do Alqueva.

5 O seu funcionamento - A Água atravessa as turbinas da barragem e provoca o movimento das suas pás, gerando energia que é transmitida a um gerador de energia eléctrica que produz a electricidade.

6 Vantagens - A energia é rentável e poderosa. - É uma fonte de energia limpa e renovável

7 Desvantagens -Alterações nos ecossistemas -Barreiras que impedem a migração de certas espécies -Barreiras que impedem o fluxo de matéria mineral para os mares

8 Energia eólica - A energia eólica é a energia obtida pela acção do vento.

9 O seu funcionamento - As montanhas são barreiras naturais que canalizam o ar e produzem, localmente, ventos fortes. O vento acciona as pás dos aerogeradores, gerando energia que é transmitida a um gerador de energia eléctrica que produz electricidade.

10 Vantagens - É considerada a energia mais limpa do planeta - A energia eólica é considerada por muitos especialistas como a energia do futuro.

11 Desvantagens -Impacte ambiental provocado pelas dimensões dos aerogeradores. -Poluição sonora provocada pelo funcionamento dos aerogeradores. -Morte de espécies migradoras que atravessam os parques eólicos.

12 Energia Solar - A energia solar é a energia proveniente do sol. A energia é captada pelos módulos dos painéis solares e é convertida em electricidade ou calor.

13 Vantagens A energia solar não polui durante a sua utilização. Os painéis solares são cada vez mais potentes ao mesmo tempo que o seu custo vem baixando. A energia solar é boa em lugares de difícil acesso, pois a sua instalação em pequena escala não obriga a enormes investimentos em linhas de transmissão.

14 Desvantagens -Impacto ambiental provocado pelas dimensões dos painéis solares.

15 Energia geotérmica - A energia geotérmica é a energia proveniente do interior da terra. A geotérmica consiste no aproveitamento de águas quentes e vapores para a produção de electricidade e calor.

16 Vantagens - Permitem poupar energia uma vez que substituem o ar condicionado e os aquecedores eléctricos. - São muito flexíveis. - Libertam relativamente menos gases poluentes para a atmosfera que outras fontes de energia não renováveis

17 Desvantagens -Libertação de vapor de água

18 Energia de biomassa - A energia da biomassa é a energia que se obtém durante a transformação de produtos de origem animal e vegetal para a produção de energia calorífica e eléctrica.

19 Vantagens - É uma fonte de energia renovável e limpa, que pode melhorar a qualidade do ambiente. - Contribuí também positivamente para a economia, na medida em que há menos desperdício de matéria, e porque fornece ao mesmo tempo vários postos de trabalho. -É uma energia segura e com grande potencial.

20 Desvantagens - Libertação de vapor de água, metano e outros.

21 Energia dos Mares A energia dos mares é a energia que se obtém a partir do movimento das ondas, das marés ou da diferença de temperatura entre os níveis da água do mar.

22 Vantagens -É uma energia renovável (não se esgota). - Não é poluente - Causa pouco impacto ambiental.

23 Desvantagens -Podem alterar o fluxo migratório de certas espécies - Interferem com a navegação e a pesca.

24 Energia do Hidrogénio A energia do hidrogénio é a energia que se obtém da combinação do hidrogénio com o oxigénio, em pilhas de combustível produzindo vapor de água e libertando energia que é convertida em electricidade.

25 Vantagens - Grande densidade energética. - Não é tóxico. - Reduzida emissão de gases que provocam o efeito de estufa. - Redução da poluição sonora. - Menor emissão de partículas para a atmosfera, como fumos e poeiras. - Grande utilidade a nível dos transportes.

26 Desvantagens -Libertação do vapor de água. - Dificuldade de armazenamento de hidrogénio líquido. - Apesar de o hidrogénio ser um gás muito abundante no universo, encontra-se geralmente, combinado com outros elementos químicos e, por isso, não existe isolado na Natureza


Carregar ppt "Recursos Energéticos Os Recursos energéticos são recursos se pode obter energia. A energia pode ser definida como a capacidade para produzir trabalho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google