A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Recursos Energéticos Escola EB 2/3 Manuel de Figueiredo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Recursos Energéticos Escola EB 2/3 Manuel de Figueiredo"— Transcrição da apresentação:

1 Recursos Energéticos Escola EB 2/3 Manuel de Figueiredo
Trabalho de Ciências Naturais Recursos Energéticos Trabalho elaborado por: Inês Ferreira nº5 Lúcio Presume nº10 8ºB

2 Recursos Energéticos Os Recursos energéticos são recursos
se pode obter energia. A energia pode ser definida como a capacidade para produzir trabalho. Os Recursos energéticos englobam as fontes energia – - uns são de natureza Renovável e outros não renováveis.

3 Recursos Energéticos Renováveis
As energias renováveis são uma alternativa aos combustíveis fósseis, porque constituem uma forma de energia inesgotável á escala de vida humana.

4 Energia Hidroeléctrica
- A energia hidroeléctrica é a energia eléctrica que se produz em barragens construídas em cursos de água. Barragem do Alqueva.

5 O seu funcionamento - A Água atravessa as turbinas da barragem e provoca o movimento das suas pás, gerando energia que é transmitida a um gerador de energia eléctrica que produz a electricidade.

6 Vantagens - A energia é rentável e poderosa.
- É uma fonte de energia limpa e renovável

7 Desvantagens Alterações nos ecossistemas
Barreiras que impedem a migração de certas espécies Barreiras que impedem o fluxo de matéria mineral para os mares

8 Energia eólica - A energia eólica é a energia obtida pela acção do vento.

9 O seu funcionamento - As montanhas são barreiras naturais que canalizam o ar e produzem, localmente, ventos fortes. O vento acciona as pás dos aerogeradores, gerando energia que é transmitida a um gerador de energia eléctrica que produz electricidade.

10 Vantagens É considerada a energia mais limpa do planeta
A energia eólica é considerada por muitos especialistas como a energia do futuro.

11 Desvantagens Impacte ambiental provocado pelas dimensões dos aerogeradores. Poluição sonora provocada pelo funcionamento dos aerogeradores. Morte de espécies migradoras que atravessam os parques eólicos.

12 Energia Solar - A energia solar é a energia proveniente do sol. A energia é captada pelos módulos dos painéis solares e é convertida em electricidade ou calor.

13 Vantagens A energia solar não polui durante a sua utilização.
Os painéis solares são cada vez mais potentes ao mesmo tempo que o seu custo vem baixando. A energia solar é boa em lugares de difícil acesso, pois a sua instalação em pequena escala não obriga a enormes investimentos em linhas de transmissão.

14 Desvantagens Impacto ambiental provocado pelas dimensões dos painéis solares.

15 Energia geotérmica - A energia geotérmica é a energia proveniente do interior da terra. A geotérmica consiste no aproveitamento de águas quentes e vapores para a produção de electricidade e calor.

16 Vantagens - Permitem poupar energia uma vez que substituem o ar condicionado e os aquecedores eléctricos. - São muito flexíveis. - Libertam relativamente menos gases poluentes para a atmosfera que outras fontes de energia não renováveis

17 Desvantagens Libertação de vapor de água

18 Energia de biomassa - A energia da biomassa é a energia que se obtém durante a transformação de produtos de origem animal e vegetal para a produção de energia calorífica e eléctrica.

19 Vantagens É uma fonte de energia renovável e limpa, que pode melhorar a qualidade do ambiente. Contribuí também positivamente para a economia, na medida em que há menos desperdício de matéria, e porque fornece ao mesmo tempo vários postos de trabalho. É uma energia segura e com grande potencial.

20 Desvantagens - Libertação de vapor de água, metano e outros.

21 Energia dos Mares A energia dos mares é a energia que se obtém a partir do movimento das ondas, das marés ou da diferença de temperatura entre os níveis da água do mar.

22 Vantagens É uma energia renovável (não se esgota). Não é poluente
Causa pouco impacto ambiental.

23 Desvantagens Podem alterar o fluxo migratório de certas espécies
Interferem com a navegação e a pesca.

24 Energia do Hidrogénio A energia do hidrogénio é a energia que se obtém da combinação do hidrogénio com o oxigénio, em pilhas de combustível produzindo vapor de água e libertando energia que é convertida em electricidade.

25 Vantagens - Grande densidade energética. - Não é tóxico.
- Reduzida emissão de gases que provocam o efeito de estufa. - Redução da poluição sonora. - Menor emissão de partículas para a atmosfera, como fumos e poeiras. - Grande utilidade a nível dos transportes.

26 Desvantagens Libertação do vapor de água.
Dificuldade de armazenamento de hidrogénio líquido. Apesar de o hidrogénio ser um gás muito abundante no universo, encontra-se geralmente, combinado com outros elementos químicos e, por isso, não existe isolado na Natureza


Carregar ppt "Recursos Energéticos Escola EB 2/3 Manuel de Figueiredo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google