Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouVictor Carlos Alterado mais de 11 anos atrás
1
Energia Eólica - Andreia Ribeiro nº4 8ºC - Diana Cardoso nº7 8ºC
Área de Projecto Trabalho realizado por: - Andreia Ribeiro nº4 8ºC - Diana Cardoso nº7 8ºC - Liana Alves nº15 8ºC - Paula Nogueira nº21 8ºC
2
O que é a energia? O termo energia também pode designar as relações de calor, trabalho mecânico (movimento) ou luz. Tudo o que acontece a nossa volta é provocado pela energia. A energia é a possibilidade de uma substância, um objecto ou um conjunto de objectos fornecer calor ou movimento.
3
Introdução A energia sempre foi um factor essencial para a evolução da humanidade. Tanto que a preocupação para a obtenção de fontes energéticas tem sido uma constante. Ao longo de sua história, o ser humano passou por diversos períodos, nos quais dominaram matrizes energéticas diferentes, como a biomassa (lenha), o carvão e o petróleo.
4
O Vento A energia eólica é utilizada desde a antiguidade nos transportes marítimos. Os moinhos de vento faziam os mesmos trabalhos com o moinho de água, mas em zonas em que a geografia dos terrenos proporcionava ar forte em movimento.
5
O que é a energia eólica? Um aerogerador é um gerador eléctrico ao eixo de um cata-vento (é um dispositivo que aproveita a energia dos ventos para accionar um gerador de corrente eléctrica).
6
1ºparque eólico em Portugal
Em 1986, o primeiro parque eólico de Portugal foi construído na Ilha de Porto Santo, Madeira. No fim de 2007, Portugal era o décimo produtor mundial de energia eólica em termos absolutos, e o quarto em termos relativos, tendo em conta a sua área e população.
7
Aerogeradores Um aerogerador é um gerador eléctrico integrado ao eixo de um cata-vento cuja missão é converter energia eólica em energia eléctrica. Este tipo de gerador tem se popularizado rapidamente devido ao fato de a energia eólica ser um tipo de energia renovável, diferente da queima de combustíveis fósseis.
8
Rendimento da energia eólica
Os aerogeradoes precisam de uma velocidade do vento mínima de 11 km/h para arrancar, conseguem o seu máximo rendimento aos 45 km/h e param com os ventos a mais de 100 km/h para evitar danos, desgastes ou aquecimentos no seu mecanismo.
9
Instalação da energia Eólica
Instalação de energia eólica, sistema de advertência antecipada. As instalações de energia eólica, dependendo de seus respectivos tamanho e projecto de potência. Devem ser protegidos contra forças destrutivas, danificação ou outras causas que produzem a falha de uma instalação de energia eólica.
10
Moinhos de Energia Os moinhos são instalações que possuem conjuntos de mecanismos capazes de converter a energia do vento em energia aproveitável . Estes mecanismos basicamente possuem uma ou mais pás conectadas a um eixo central.
11
Curiosidade A palavra eólica vem de EOLO, o Deus do vento da mitologia grega.
12
Vantagens Não polui o ambiente; É inesgotável;
Não emite gases poluentes nem gera resíduos; Diminui a emissão de gases de efeito de estufa; Os parques eólicos são compatíveis com outros usos e utilizações do terreno como a agricultura e a criação de gado.
13
Desvantagens São necessárias grandes áreas para os parques eólicos; poluição sonora; Pode interferir nas rotas migratórias de algumas aves. são necessários ventos constantes;
14
Conclusão Concluímos nesse trabalho, que o vento constitui uma imensa fonte de energia natural a partir da qual é possível produzir grandes quantidades de energia eléctrica. Além de ser uma fonte de energia inesgotável, a energia eólica está longe de ser causadora de problemas ambientais..O custo de geradores eólicos tem um preço elevado.
15
Bibliografia Wikipédia. Forças e Energia. Educação Tecnológica 7/8/9.
A Energia Passo a Passo.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.