A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Energia Eólica Erica Rocha Siqueira 1° A Fontes Limpas de Energia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Energia Eólica Erica Rocha Siqueira 1° A Fontes Limpas de Energia."— Transcrição da apresentação:

1 Energia Eólica Erica Rocha Siqueira 1° A Fontes Limpas de Energia

2 A energia eólica é a energia que provém do vento. O termo eólico vem do latim aeolicus, pertencente ou relativo à Éolo, deus dos ventos na mitologia grega e, portanto, pertencente ou relativo ao vento A energia eólica tem sido aproveitada desde a antiguidade para mover os barcos impulsionados por velas ou para fazer funcionar a engrenagem de moinhos, ao mover as suas pás. Nos moinhos de vento a energia eólica era transformada em energia mecânica, utilizada na moagem de grãos ou para bombear água. Os moinhos foram usados para fabricação de farinhas e ainda para drenagem de canais, sobretudo nos Países Baixos.

3 Na atualidade utiliza-se a energia eólica para mover aerogeradores - grandes turbinas colocadas em lugares de muito vento. Essas turbinas tem a forma de um cata-vento ou um moinho. Esse movimento, através de um gerador, produz energia elétrica. A energia eólica é hoje considerada uma das mais promissoras fontes naturais de energia, principalmente porque é renovável, ou seja, não se esgota. Além disso, as turbinas eólicas podem ser utilizadas tanto em conexão com redes elétricas como em lugares isolados. A energia eólica é renovável, limpa, amplamente distribuída globalmente, e, se utilizada para substituir fontes de combustíveis fósseis, auxilia na redução do efeito- estufa.

4 No Brasil, a energia eólica é bastante utilizada para o bombeamento de água na irrigação, mas quase não existem usinas eólicas produtoras de energia elétrica. No final de 2007 o Brasil possuía uma capacidade de produção de 247 MW, dos quais 208 MW foram instalados no decorrer de O Brasil é o país da América Latina e Caribe com maior capacidade de produção de energia eólica. O primeiro projeto de geração eólica no país foi desenvolvido em Pernambuco, na ilha de Fernando de Noronha, para garantir o fornecimento de energia para a ilha que antes só contava com um gerador movido a diesel. Quase todo o território nacional possui boas condições de vento para instalação de aerogeradores. A energia eólica brasileira teve um grande impulso com o programa do Governo Federal, o Proinfa, que possibilitará a instalação de novas usinas em diversas localidades brasileiras, principalmente no litoral nordestino e no litoral sul do Brasil. Desde 2000 foram instaladas as usinas de Mucuripe (Fortaleza-CE), Prainha (CE), e as maiores são o Parque Eólico de Osório (RS), que produz 150 MW e a de Rio do Fogo (Rio do Fogo-RN).

5 No final de 1994 a capacidade instalada global de turbinas ligadas à rede era de 3700 MW dos quais 1700 MW nos EUA e 1650 MW na Europa. A capacidade mundial de produção eólica cresceu rapidamente: passando de um crescimento anual de 541 MW em 1993 para 742 MW em 1994, dos quais aproximadamente 450 MW correspondem ao crescimento anual Europeu. Prevê-se que o crescimento de potência instalada de origem eólica em 1995 atinja 1200 MW. Com um custo aproximado de 192 mil milhares de escudos por MW instalado. O mercado mundial para 1995 é de milhões de milhares de escudos. Pontos Positivos: Energia Limpa, Sem necessidade de muita manutenção, Energia auto-suficiente, não necessita de ninguém administrar ou operar para gerar energia. Pontos Negativos: Custo relativamente alto para instalação, instalação de difícil acesso, Implantação mais eficiente em alto mar por motivos de ventos, necessidade de áreas com massas de ar forte. e tecnologia alta. apesar de parecer uma hélice comum, é feita de fibra de carbono e o seu eixo rotativo quase não gera atrito, justamente para aproveitar toda força do vento para geração de energia sem desperdício em força mecânica.

6


Carregar ppt "Energia Eólica Erica Rocha Siqueira 1° A Fontes Limpas de Energia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google