A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Geração de Energia Elétrica Através das Ondas do Mar

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Geração de Energia Elétrica Através das Ondas do Mar"— Transcrição da apresentação:

1 Geração de Energia Elétrica Através das Ondas do Mar

2 Existem três maneiras de produzir energia usando o mar:
Ondas; Marés ou deslocamento das águas; Diferenças de temperatura entre superfície e fundo dos oceanos.

3 Ondas No exemplo da figura, a elevação da onda numa câmara de ar provoca a saída do ar lá contido; o movimento do ar pode fazer girar uma turbina. A energia mecânica da turbina é transformada em energia elétrica através do gerador. São sistemas muito pequenos e apenas suficientes para iluminar uma casa ou bóias de aviso colocadas no mar.

4 Exemplo: Portugal - Ilha do Pico nos Açores. Central do tipo coluna de água oscilante, com uma turbina Wells de eixo horizontal que aciona um gerador elétrico de velocidade variável com a potência de 400kW. Primeiros ensaios de funcionamento em 1999.

5

6 Marés São sistemas constituídos diques em concreto.
Quando a maré enche, a água entra e fica armazenada no dique; ao baixar a maré, a água sai pelo dique movimentando uma turbina. Para que este sistema funcione são necessárias marés e correntes fortes. Requisito: diferença do nível da água de pelo menos 5,5 metros da maré baixa para a maré alta. Existem poucos lugares no mundo onde se verifique tamanha mudança nas marés.

7 Exemplos: França – La Rance – Canal da Mancha 550Wh anuais (amplitude da maré: 13m) – Em funcionamento desde 1966; Grã-Bretanha – Em planejamento – Usina de 16km de extensão que produzirá 7000MWh

8

9 Diferença de temperatura entre superfície e fundo do oceano
A água é parcialmente transparente à radiação solar, cuja energia é absorvida em profundidade até cerca de 60m. Devido a este aquecimento, a temperatura da água nos oceanos decresce com a profundidade. Centrais para produção de energia elétrica podem ser construídas como base na diferença de temperatura entre níveis da água do mar. Para ser possível obter eletricidade  é necessária uma diferença de 20ºC entre as temperaturas das águas à superfície (mais quentes) e nas zonas mais profundas do mar (mais frias).  Este tipo de aproveitamento energético é designado por Conversão de Energia Térmica dos Oceanos. Até hoje foi apenas utilizada em projetos experimentais no Japão e no Havai.

10 Ilha do Arvoredo Engº Civil Nelson Parente Jr Unaerp IPT
Fundação Fernando Eduardo Lee

11 Ilha do Arvoredo O projeto vem sendo desenvolvido desde 1994.
Mais recentemente, obteve o apoio da Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto - campus Guarujá), do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT - São José dos Campos) e da Fundação Fernando Eduardo Lee, devendo ser instalada na Ilha do Arvoredo, localizada em frente à praia de Pernambuco. Como um protótipo, numa primeira etapa, ela seria capaz de gerar energia elétrica suficiente para as cerca de 15 pessoas que se revezam na Ilha - o equivalente ao consumo médio de três famílias.

12 Ilha do Arvoredo Custo de implantação de US$ 2 mil dólares o quilowatt (KW) e ocupa em três pontos da ilha. A piscina de água salgada renovável, originalmente construída para lazer, será destinada a estudos biológicos e marinhos. Seu sistema de encher e esvaziar com as marés será adaptado para captar as ondas do mar, abrindo e fechando uma comporta de água e movimentando um gerador, acoplado diretamente na bóia. Em um segundo ponto da ilha, uma tubulação instalada por baixo d´água deve aproveitar a força das águas nas rochas para mover um motor hidráulico. Esse gerador será utilizado também para controlar tanques de piscicultura, instalados por Lee para pesquisas com peixes de água doce e salgada. Por fim, na parte da frente da ilha, voltada para o Guarujá, ficará um terceiro sistema, de bóias que usam pressão e vazão hidráulica para movimentar pistões e gerar energia.

13 Ilha do Arvoredo

14

15


Carregar ppt "Geração de Energia Elétrica Através das Ondas do Mar"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google