A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1.1 O que está acontecendo com o clima no planeta?

Cópias: 1
1.1 O que está acontecendo com o clima no planeta?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1.1 O que está acontecendo com o clima no planeta?"— Transcrição da apresentação:

1 1.1 O que está acontecendo com o clima no planeta?
Geografia Introdução ao estudo do clima 1.1 O que está acontecendo com o clima no planeta?

2 Como está o “clima”ou o “tempo” hoje?
1.2 Diferença entre “tempo” e “clima” TEMPO estado momentâneo da atmosfera. CLIMA  sucessão de estados de tempo no período mínimo de 30 a 35 anos.

3 O clima sofre mudanças repentinas?
1.3 Explicando o clima: O clima é determinado pela interação entre os elementos climáticos e os fatores climáticos. Os elementos climáticos são dinâmicos e sujeitos a mudanças bruscas. (vento, precipitações, correntes marítimas, pressão atmosférica, massas de ar, etc.). Os fatores climáticos interferem diretamente nos elementos climáticos regionalizando em alguns momentos determinadas características. (latitude, altitude, maritimidade, continentalidade)

4 Você sabe por quê os pólos e as montanhas são geladas?
1.4 Explicando a influência da altitude: ALTITUDE: a medida que diminuímos a área superfície terrestre, reduzimos também a capacidade de absorção da radiação solar. Desta forma ao aumentar a altitude, reduzimos a área de absorção de radiação e, conseqüentemente, a temperatura abaixa. A cada 100m a temperatura diminui cerca de 0,6º C.

5 Você sabe por quê os pólos e as montanhas são geladas?
1.5 Explicando a influência da latitude : LATITUDE: a medida que você afasta da zona intertropical (Equador) a área e a intensidade de radiação solar diminui, reduzindo a temperatura.

6 Por quê as vezes quando chove e estamos no clube temos a impressão que a água da piscina esquentou?
1.6 Explicando a influência das águas A água possui a propriedade de conservar mais a temperatura do que a superfície terrestre. (calor específico) MARITIMIDADE  produz um efeito menor de oscilação térmica. A temperatura varia muito pouco em relação às mudanças de estações do ano. Ocorre geralmente associada a grandes massa de água.

7 Por quê as vezes quando chove e estamos no clube temos a impressão que a água da piscina esquentou?
1.7 Explicando a influência dos continentes A água possui a propriedade de conservar mais a temperatura do que a superfície terrestre. (calor específico) CONTINETALIDADE  produz um efeito maior de oscilação térmica. A temperatura varia muito entre as estações do ano. Ocorre em áreas afastadas de grandes massas de água.

8 O que provoca mudanças bruscas no tempo?
1.8 Explicando mudanças de tempo A energia solar é uma verdadeira "máquina climática": aquece a Terra e a atmosfera e provoca a evaporação da água dos oceanos, rios, lagos e mares. Ela é também responsável pelo movimento das massas de ar (vento) e de toda a circulação atmosférica de nosso planeta". Ao se deslocarem, as massas de ar se encontram, porém, uma empurra a outra, de tal forma que aquela que avança com mais intensidade faz com que a outra retroceda, impondo a ela suas características, o seu tipo de tempo. vento umidade pressão Massas de ar frentes interação

9 Não é à toa que todos dizem que o clima tem andado meio louco
Não é à toa que todos dizem que o clima tem andado meio louco. O que está havendo? 1.9 Influência do “El Niño” ou do homem? (...)”o mar tem a capacidade de armazenar massas de água quentes ou frias geradas numa camada profunda e cobri-las com uma camada rasa pouco significativa durante o verão. Mas apenas para ressucitá-la, por agitação renovada, durante a seguinte estação tempestuosa. Os progressos no conhecimento físico-matemático sobre as causas do fenômeno El Niño, no Oceano Pacífico, e sua influência no clima global vieram confirmar a tese da "memória oceânica" e suas consequências atmosféricas”. (Rubens Junqueira Villela, O Estado de S. Paulo, 31/12/1995)

10 O que explica o aumento de fenômenos climáticos no planeta?
2.3 HOMEM X NATUREZA: quem ganha, quem perde? Como explicar o crescimento dos fenômenos climáticos: Crescimento populacional Intensificação do consumo Aumento das áreas destinadas a produção de matéria-prima Desequilíbrio entre os elementos climáticos Super emissão de gases na atmosfera

11 O que fazer para melhorar o clima no planeta?
2.4 Repensando nossas atitudes e o futuro do planeta.

12 O que o mundo tem feito para combater o aquecimento global?
2.5 Ações globais na tentativa de melhorar o clima Tratados para redução de emissão de poluentes Busca por outras formas de produção de energia Crescimento do processo de reciclagem Disseminação da importância da questão ambiental Beneficiamento e reaproveitamento do lixo Busca por tecnologia ecologicamente viável

13 O que você pode fazer para construir um mundo menos poluído ?
2.6 soluções caseiras para problemas globais: Reciclagem e reaproveitamento do lixo Redução do consumo de produtos que destroem o ambiente Opção por meio de transporte que utilize “energia limpa” Evitar desperdício de água Cobrar a atuação das autoridades nas questões envolvendo o ambiente: Tratamento de esgoto industrial Implantação de filtros nas fábricas Sustentabilidade na produção Busca de novas tecnologias

14 Conceitos importantes
“Máquina climática”  conjunto de todos os elementos climáticos (vento,umidade, pressão, correntes marítimas, massa de ar,etc.) mais os fatores climáticos (altitude, latitude, maritimidade, continentalidade) em interação com a fonte de energia que é o sol.

15 Conceitos importantes
CIRCULAÇÃO ATMOSFÉRICA  mecanismo produzido pela mudança de pressão que promove a circulação dos ventos. A pressão é modificada conforme as variações de temperatura.

16 Conceitos importantes
“Energia limpa” fonte de energia alternativa que reduz o desequilibro climático no planeta.

17 Conceitos importantes
SUSTENTABILIDADE  Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, seus membros e suas economias possam preencher suas necessidades e expressar seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.


Carregar ppt "1.1 O que está acontecendo com o clima no planeta?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google