A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1.1 O que está acontecendo com o clima no planeta? Introdução ao estudo do clima.

Cópias: 1
Geografia. Aula O que está acontecendo com o clima no planeta? Introdução ao estudo do clima.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1.1 O que está acontecendo com o clima no planeta? Introdução ao estudo do clima."— Transcrição da apresentação:

1 1.1 O que está acontecendo com o clima no planeta? Introdução ao estudo do clima

2 Como está o climaou o tempo hoje? 1.2 Diferença entre tempo e clima TEMPO estado momentâneo da atmosfera. CLIMA sucessão de estados de tempo no período mínimo de 30 a 35 anos.

3 O clima sofre mudanças repentinas? 1.3 Explicando o clima: O clima é determinado pela interação entre os elementos climáticos e os fatores climáticos. Os elementos climáticos são dinâmicos e sujeitos a mudanças bruscas. (vento, precipitações, correntes marítimas, pressão atmosférica, massas de ar, etc.). Os fatores climáticos interferem diretamente nos elementos climáticos regionalizando em alguns momentos determinadas características. (latitude, altitude, maritimidade, continentalidade)

4 Você sabe por quê os pólos e as montanhas são geladas? 1.4 Explicando a influência da altitude: ALTITUDE: a medida que diminuímos a área superfície terrestre, reduzimos também a capacidade de absorção da radiação solar. Desta forma ao aumentar a altitude, reduzimos a área de absorção de radiação e, conseqüentemente, a temperatura abaixa. A cada 100m a temperatura diminui cerca de 0,6º C.

5 Você sabe por quê os pólos e as montanhas são geladas? 1.5 Explicando a influência da latitude : LATITUDE: a medida que você afasta da zona intertropical (Equador) a área e a intensidade de radiação solar diminui, reduzindo a temperatura.

6 Por quê as vezes quando chove e estamos no clube temos a impressão que a água da piscina esquentou? 1.6 Explicando a influência das águas A água possui a propriedade de conservar mais a temperatura do que a superfície terrestre. (calor específico) MARITIMIDADE produz um efeito menor de oscilação térmica. A temperatura varia muito pouco em relação às mudanças de estações do ano. Ocorre geralmente associada a grandes massa de água.

7 Por quê as vezes quando chove e estamos no clube temos a impressão que a água da piscina esquentou? 1.7 Explicando a influência dos continentes A água possui a propriedade de conservar mais a temperatura do que a superfície terrestre. (calor específico) CONTINETALIDADE produz um efeito maior de oscilação térmica. A temperatura varia muito entre as estações do ano. Ocorre em áreas afastadas de grandes massas de água.

8 O que provoca mudanças bruscas no tempo? 1.8 Explicando mudanças de tempo A energia solar é uma verdadeira "máquina climática": aquece a Terra e a atmosfera e provoca a evaporação da água dos oceanos, rios, lagos e mares."máquina climática Ela é também responsável pelo movimento das massas de ar (vento) e de toda a circulação atmosférica de nosso planeta". circulação atmosférica Ao se deslocarem, as massas de ar se encontram, porém, uma empurra a outra, de tal forma que aquela que avança com mais intensidade faz com que a outra retroceda, impondo a ela suas características, o seu tipo de tempo. vento umidade pressão Massas de ar frentes interação

9 Não é à toa que todos dizem que o clima tem andado meio louco. O que está havendo? 1.9 Influência do El Niño ou do homem? (...)o mar tem a capacidade de armazenar massas de água quentes ou frias geradas numa camada profunda e cobri-las com uma camada rasa pouco significativa durante o verão. Mas apenas para ressucitá-la, por agitação renovada, durante a seguinte estação tempestuosa. Os progressos no conhecimento físico-matemático sobre as causas do fenômeno El Niño, no Oceano Pacífico, e sua influência no clima global vieram confirmar a tese da "memória oceânica" e suas consequências atmosféricas. (Rubens Junqueira Villela, O Estado de S. Paulo, 31/12/1995)

10 O que explica o aumento de fenômenos climáticos no planeta? 2.3 HOMEM X NATUREZA: quem ganha, quem perde? Como explicar o crescimento dos fenômenos climáticos: Crescimento populacional Intensificação do consumo Aumento das áreas destinadas a produção de matéria-prima Desequilíbrio entre os elementos climáticos Super emissão de gases na atmosfera

11 O que fazer para melhorar o clima no planeta? 2.4 Repensando nossas atitudes e o futuro do planeta.

12 O que o mundo tem feito para combater o aquecimento global? 2.5 Ações globais na tentativa de melhorar o clima Tratados para redução de emissão de poluentes Busca por outras formas de produção de energia Crescimento do processo de reciclagem Disseminação da importância da questão ambiental Beneficiamento e reaproveitamento do lixo Busca por tecnologia ecologicamente viável

13 O que você pode fazer para construir um mundo menos poluído ? 2.6 soluções caseiras para problemas globais: Reciclagem e reaproveitamento do lixo Redução do consumo de produtos que destroem o ambiente Opção por meio de transporte que utilize energia limpa energia limpa Evitar desperdício de água Cobrar a atuação das autoridades nas questões envolvendo o ambiente: Tratamento de esgoto industrial Implantação de filtros nas fábricas Sustentabilidade na produção Sustentabilidade Busca de novas tecnologias

14 Conceitos importantes Máquina climática Máquina climática conjunto de todos os elementos climáticos (vento,umidade, pressão, correntes marítimas, massa de ar,etc.) mais os fatores climáticos (altitude, latitude, maritimidade, continentalidade) em interação com a fonte de energia que é o sol.

15 Conceitos importantes CIRCULAÇÃO ATMOSFÉRICA CIRCULAÇÃO ATMOSFÉRICA mecanismo produzido pela mudança de pressão que promove a circulação dos ventos. A pressão é modificada conforme as variações de temperatura.

16 Conceitos importantes Energia limpa fonte de energia alternativa que reduz o desequilibro climático no planeta. Energia limpa

17 Conceitos importantes SUSTENTABILIDADE Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, seus membros e suas economias possam preencher suas necessidades e expressar seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.


Carregar ppt "1.1 O que está acontecendo com o clima no planeta? Introdução ao estudo do clima."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google