A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Correntes Oceânicas e sua influência no clima

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Correntes Oceânicas e sua influência no clima"— Transcrição da apresentação:

1 Correntes Oceânicas e sua influência no clima

2 As correntes marítimas  são movimentos de grandes massas de água dentro de um oceano ou mar. Tal qual a circulação dos ventos, as correntes marítimas têm a característica de influenciar o clima das regiões em que atuam, possuem direções e constâncias bem definidas. As correntes marítimas têm sua origem na circulação dos ventos na superfície e pelo movimento de rotação da Terra. Elas transportam consigo umidade e calor interferindo também na vida marinha e, consequentemente, tendo influência direta no equilíbrio dos oceanos e mares.

3

4 As principais correntes marinhas do mundo são: a corrente do golfo, que se move no sentido sul-norte pela costa oeste dos EUA e depois pela Europa, a corrente do Brasil, que se move no sentido sul-norte pela costa brasileira, a corrente de Humbolt, que se move pelo oceano pacífico e, que está relacionada com o acontecimento do efeito “El-Ninõ”, e a corrente de Benguela, que se move no sentido oeste-leste na direção do Oceano Índico. As correntes marítimas podem ser classificadas de acordo com a temperatura do local onde se formam em: correntes quentes, se formam nas zonas equatoriais (correntes das Guinas, do Golfo do México, do Brasil e a Sul Equatorial); correntes frias, que se formam nas regiões polares (correntes do Labrador, de Humbolt, das Malvinas, de Bengala e a Circumpolar Antártica).

5 Tem-se, assim, um ciclo contínuo: dos pólos ao equador, fria e pesada, do equador aos pólos, quente e superficial. A ressurgência costeira e os ventos alísios Os alísios são ventos constantes que sopram nas regiões tropicais. No hemisfério norte eles sobram de nordeste para sudoeste e no hemisfério sul de sudeste para noroeste, como mostra a figura.

6 Nas costas os ventos alísios fortes podem produzir ressurgência de águas profundas frias;
A água profunda fria é rica em nutrientes e alimenta um rico ecossistema (plâncton, peixes, pássaros ...).

7 Circulação Geral Atmosférica
Na circulação geral da atmosfera ocorre um aquecimento solar diferenciado entre o Equador e os pólos. Esta circulação transfere calor da região equatorial para o Pólo Sul. Nos pólos é formada a massa de ar frio, que se desloca para a Região Subtropical onde encontra um ar mais quente.

8


Carregar ppt "Correntes Oceânicas e sua influência no clima"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google