A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA ATMOSFÉRICO GLOBAL: El Niño & La Niña Prof. Jackson Bitencourt Agosto 2010.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA ATMOSFÉRICO GLOBAL: El Niño & La Niña Prof. Jackson Bitencourt Agosto 2010."— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA ATMOSFÉRICO GLOBAL: El Niño & La Niña Prof. Jackson Bitencourt Agosto 2010

2 El Niño – Oscilação Sul Componente Atmosférica Componente Oceânica El NiñoOscilação Sul El Niño ou Oscilação Sul (ENSO) é um fenômeno de interação oceano-atmosfera, associado às alterações dos padrões normais da temperatura da superfície do oceano e dos ventos alísios na região do Pacífico Equatorial, entre a Costa do Peru e a Austrália.

3

4

5 Aquecimento anormal das águas superficiais do Pacífico Equatorial Oriental. Duração típica de 12 a 18 meses. El Niño – Oscilação Sul Inicia no começo do ano. Atinge a máxima intensidade durante Dezembro do mesmo ano (e Janeiro do ano seguinte). Enfraquece na metade do segundo ano. Reaparece normalmente em intervalos de 2 a 7 anos.

6 Imagine um piscina (obviamente com água dentro), num dia ensolarado. Como funciona a atmosfera durante uma situação normal? Coloque numa das bordas da piscina um grande ventilador, de modo que este seja da largura da piscina e ligue-o. O vento irá gerar turbulência na água da piscina. Com o passar do tempo, você observará um represamento da água no lado da piscina oposto ao ventilador e até um desnível, ou seja, o nível da água próximo ao ventilador será menor que do lado oposto a ele, e isto ocorre pois o vento está "empurrando" as águas quentes superficiais para o outro lado, expondo águas mais frias das partes mais profundas da piscina.

7 Desligue o ventilador, ou coloque-o em potência mínima. E durante uma situação de El Niño? Agora, o arrasto que o vento estava provocando na água da piscina irá desaparecer ou diminuir. As águas do lado oposto ao ventilador irão então refluir para que o mesmo nível seja observado em toda a piscina. O Sol continuará aquecendo a piscina e as águas deverão, teoricamente, estar aquecidas igualmente em todos os pontos da piscina.

8 Em condições normais... Uma camada de água quente (28ºC) com cerca de 100m de espessura é normalmente mantida a Oeste do Pacífico.

9 El Niño Sem El Niño, há forte movimento ascendente (de ar úmido e quente) e baixa pressão atmosférica (favorecendo a formação de nuvens e chuva) na região da Indonésia e setores norte/nordeste da Austrália Enquanto que há movimento descendente (de ar seco e frio) e alta pressão atmosférica (inibindo a formação de nuvens e chuva) no Pacífico Leste, principalmente na costa Oeste da América do Sul.

10 Em situação de El Niño... Com o surgimento das águas quentes no Pacífico Central, os ventos alísios perdem intensidade, podendo até inverter de direção em algumas regiões do Pacífico Equatorial.

11 A diferença do nível do oceano entre a parte Leste e Oeste diminui e a camada de água quente, que se encontra no Pacífico oeste, desloca-se para Leste, atingindo a costa do Peru. Com a alteração no regime dos ventos, as nuvens que normalmente produzem chuvas na parte Oeste do oceano Pacífico (Indonésia) deslocam-se para Leste, para o Pacífico Central e, posteriormente para a costa Oeste da América do Sul, trazendo chuvas para esta região.

12

13 Em situação de La Niña... Como o El Niño, a La Niña começa a desenvolver-se no início do ano, atinge a sua intensidade máxima no final desse ano e dissipa-se em meados do ano seguinte. La Niña apresenta uma maior variabilidade de impactos, enquanto que o El Niño apresenta um padrão mais consistente.

14

15 Em anos de El Niño, os ventos alísios ficam enfraquecidos havendo acúmulo de águas mais quentes no setor centro-leste do Pacífico gerando aumento dos movimentos ascendentes do ar e, conseqüentemente, maior formação de nuvens e chuvas sobre a região Em anos de La Niña o fenômeno é inverso, caracterizado por temperaturas anormalmente frias Síntese...

16 (PUC-RIO) O aumento da temperatura média do oceano Pacífico, nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, entre a América do Sul e a Oceania, apresentado como uma mancha na gravura anterior, é um velho fenômeno reconhecido por navegadores europeus e pelo povo inca, desde o século XVI, mas que só passou a ser estudado a partir do final do século XX. Sobre esse fenômeno, é CORRETO afirmar que se trata do(a): a) El Niño, que se forma nos meses de inverno no hemisfério sul do planeta, acarretando chuvas desenfreadas em algumas regiões do planeta e secas em outras; b) La Niña, que ocorre no verão e provoca veranicos na costa ocidental da América do Norte e ressacas violentas na América do Sul; c) El Niño, que provoca chuvas intensas no litoral ocidental da América do Sul, seca no Nordeste e enchentes no Sul brasileiro; d) La Niña, que é um evento frio que promove estiagem no Sul e chuvas no Nordeste do Brasil; e) Nenhuma das afirmações anteriores está correta.


Carregar ppt "SISTEMA ATMOSFÉRICO GLOBAL: El Niño & La Niña Prof. Jackson Bitencourt Agosto 2010."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google