A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

El Niño e La Niña Aquecimento Resfriamento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "El Niño e La Niña Aquecimento Resfriamento."— Transcrição da apresentação:

1 El Niño e La Niña Aquecimento Resfriamento

2 El Niño É um fenômeno atmosférico-oceânico caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais no oceano Pacífico Tropical. Pode afetar o clima regional e global, mudando os padrões de vento em níveis local e mundial. Afeta os regimes de chuva nas regiões tropical e latitudes médias.

3 El Niño Condições Normais
Os ventos naturalmente ocorrem na direção da direita (leste) para a esquerda (oeste) Direção - da costa da América do Sul, onde estão o Peru e o Chile, para a Região do outro extremo do Pacífico, onde fica a Indonésia. São os chamados Ventos Alíseos.

4 El Niño Os Ventos Alíseos acabam empurrando para o oeste uma grande quantidade da camada de água mais quente localizada na superfície do Oceano Pacífico. Essa água mais quente acaba se concentrando próximo da costa da Indonésia, onde, nessas condições, a superfície do Pacífico fica cerca de meio metro mais elevada do que na outra extremidade do mesmo Oceano, na costa da América do Sul, onde está o Peru e o Chile. Esse fenômeno natural também ocasiona uma subida ou ressurgência das águas mais frias das profundezas do Pacífico, que acabam aflorando na extremidade direita deste Oceano, próximo à costa da América do Sul. Essas águas mais frias das profundezas possuem grande quantidade de oxigênio dissolvido, e também sobem carregadas de nutrientes e microorganismos, que servem de alimento para os peixes daquela região.

5 EL Niño El Niño ocorre quando os Ventos Alíseos ficam mais fracos essa mudança interrompe o deslocamento das águas quentes para o oeste, onde está a Indonésia. A superfície do Pacífico fica mais estável e as águas quentes se distribuem por toda região ao longo da linha do Equador. As águas frias não sobem com nutrientes e oxigênio, o que obriga os peixes a migrarem da costa sul-americana esquerda, muitos deles morrem. Esses ares que descem das regiões superiores da atmosfera em anos de ocorrência do El Niño, acabam inibindo a formação de nuvens, o que explica a intensa seca registrada na Amazônia, na Indonésia e no Nordeste Brasileiro em anos de El Niño.

6 El Niño

7 La Niña Representa um fenômeno oceânico atmosférico com características opostas ao El Niño, e que caracteriza-se por um esfriamento anormal nas águas superficiais do Oceano Pacífico Tropical. Alguns dos seus impactos tendem a ser opostos aos do El Niño, mas nem sempre uma região afetada pelo El Niño apresenta impactos significativos no tempo e clima devido ã La Niña. Efeitos na região Norte: aumento de precipitações e vazões dos rios Efeitos na região Centro-Oeste: Área com baixa previsibilidade.

8 La Niña

9 El Niño e La Niña


Carregar ppt "El Niño e La Niña Aquecimento Resfriamento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google