A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Zona de Convergência Intertropical(ZCIT). A ZCIT é considerada o sistema mais importante gerador de precipitação sobre a região equatorial dos oceanos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Zona de Convergência Intertropical(ZCIT). A ZCIT é considerada o sistema mais importante gerador de precipitação sobre a região equatorial dos oceanos."— Transcrição da apresentação:

1 Zona de Convergência Intertropical(ZCIT)

2 A ZCIT é considerada o sistema mais importante gerador de precipitação sobre a região equatorial dos oceanos atlântico, pacífico e índico, assim como sobre áreas continentais adjacentes.

3 Hastenrath e Heller (1977), Citeau et al.,1988; Uvo(1998), entre outros mostraram que a ZCIT exerce influência sobre as precipitações nos continentes africano, sul-americano e asiático.

4

5 A ZCIT migra sazonalmente, em anos considerados normais. agosto-setembro atinge sua posição mais ao norte (14°N) março-abril atinge sua posição mais ao sul (2°S)

6 Brasil O fortalecimento dos alísios de nordeste e sudeste aumenta a área de atuação da ZCIT (5°S) e proporciona elevados totais de precipitação.

7 Variáveis que definem a ZCIT zona de confluência dos alísios (ZCA); zona do cavado equatorial; zona de máxima temperatura da superfície do mar; zona de máxima convergência de massa; zona de banda de máxima cobertura de nuvens convectivas. As características não se apresentam, necessariamente, ao mesmo tempo, sobre a mesma latitude.

8 A confluência de ventos e a convergência de massa em baixos níveis, associados à ZCIT, em especial na região do Atlântico Tropical, favorecem o transporte de umidade e o aumento da convecção sobre o norte da América do Sul, em particular no NEB.

9 Correlações entre elas Meses de verão no HN ZCA se posiciona sobre a região do cavado equatorial e a região de máxima cobertura de nuvens, precipitação e convergência de massa associadas à ZCIT são quase coincidentes e localizam-se ao sul da ZCIT.

10 Meses de verão no HS Zona de máxima cobertura de nuvens localiza-se ao norte da ZCA. Os máximos de precipitação no Brasil ocorrem entre março e abril.

11 Maranhão Piauí Ceará Rio Grande do Norte Sertões da Paraíba Sertões de Pernambuco Estados do NEB que mais recebem influência da ZCIT

12 Índices pluviométricos abaixo da média estão relacionados a variáveis de meso-escala Ex.: Atividade anticiclônica, gerando uma alta de bloqueio que influenciaria na intensidade dos alísios, diminuindo a sua confluência e o transporte de umidade.

13 Nem toda atividade convectiva que se observa em áreas tropicais em volta do globo está associada à ZCIT. Ela acontece de maneira distinta dependendo das características climatológicas de cada região.

14 Variabilidade Interanual Anos mais chuvosos que o normal no NEB estão relacionados ao deslocamento da ZCIT mais ao sul de sua climatologia durante o verão e o outono no HS.

15

16 Variabilidade Interanual Anos mais secos que o normal no NEB estão relacionados ao deslocamento da ZCIT para posições mais ao norte de sua climatologia durante o verão e o outono no HS.

17

18 Deslocamento das Altas Subtropicais do Atlântico Sul e Norte. DIPOLO DO ATLÂNTICO

19 Anos mais secos estão relacionados a expansão das ASAS em direção ao Equador (slide 17) e a retração da ASAN em direção as latitudes mais altas do Atlântico Norte. DIPOLO DO ATLÂNTICO

20 O inverso ocorre com os anos mais chuvosos, a ASAN se desloca em direção ao Equador (slide 15) e há a retração da ASAS em direção as latitudes mais altas do Atlântico Sul. DIPOLO DO ATLÂNTICO

21 A permanência mais longa ou mais curta da ZCIT em sua posição mais ao sul é o fator mais importante para a qualidade da estação chuvosa do norte do NEB. DIPOLO DO ATLÂNTICO

22 El Niño Diversos estudos sugerem padrões de teleconexões atmosféricas associados ao El Niño sobre o Pacífico Equatorial, influenciando a formação de anomalias do gradiente meridional de TSM (dipolo) no Atlântico Equatorial.

23 Durante anos de El Niño a ZCIT posiciona-se mais ao norte de sua posição climatológica sobre o Atlântico Tropical.

24

25 Em ano de La Niña, toda a área do NEB apresenta anomalias positivas de chuva.

26


Carregar ppt "Zona de Convergência Intertropical(ZCIT). A ZCIT é considerada o sistema mais importante gerador de precipitação sobre a região equatorial dos oceanos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google