A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Geografia – capítulo 1 – 6º ano ENERGIAS RENOVÁVEIS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Geografia – capítulo 1 – 6º ano ENERGIAS RENOVÁVEIS."— Transcrição da apresentação:

1 Geografia – capítulo 1 – 6º ano ENERGIAS RENOVÁVEIS

2 Energia Renovável combustíveis fósseis Arqueólogos do futuro irão chamar o período atual da história de Era do Petróleo, porque as pessoas dependem do petróleo e de outros combustíveis fósseis para quase tudo. Mas a Terra fornece outras fontes de energia, que podem ser aproveitadas sem se esgotar. É possível produzir combustível ou eletricidade a partir do vento, da água, da luz do Sol e até da própria Terra.

3 Energia Solar A eletricidade pode ser gerada a partir da luz do Sol, usando-se células fotovoltaicas dispostas em chapas de vidro chamadas de painéis solares. As casas também podem utilizar luz solar em vez de aquecedores para esquentar a água. Estações geradoras de energia solar possuem dezenas ou centenas de painéis fotovoltaicos ou de aquecimento de água. Há um enorme potencial para gerar eletricidade dessa forma nos desertos. Painéis solares em uma central de energia solar na Califórnia, EUA. Ao fundo, vemos parte de uma central de energia nuclear, que agora está fechada.

4 Bicombustíveis Produtos agrícolas com teor de açúcar, como o milho, são transformados em bioetanol, que pode substituir a gasolina. Produtos oleaginosos (em que há óleo), como a soja, o girassol, pinhão manso, nabo ou a mamona, servem para fazer biodiesel. É possível ainda produzir combustível a partir de grama, lascas de madeira e até detritos, como papel picado, serragem e esterco.

5 Energia Hídrica Quando se represa um rio volumoso, a energia se acumula atrás da barragem do reservatório. Assim que a comporta é aberta, a água sai com rapidez e aciona uma turbina. No mundo todo, a energia gerada dessa forma aumentou mais que o dobro desde os anos 1970.

6 Energia Eólica É a energia gerada a partir do vento. Uma grande turbina de vento trabalhando com força máxima pode produzir 2 megawatts de energia. Isso é o suficiente para abastecer mais de mil residências. As usinas de energia eólica podem ser construídas em terra ou no mar.

7 Energia Geotérmica Geo significa terra e térmica, calor. Muito abaixo da superfície da Terra, as temperaturas são mais altas, especialmente em áreas geologicamente ativas, onde as rochas quentes criam fontes temais. O calor pode ser usado para aquecer água ou gerar eletricidade. Na Islândia, a maioria das residências é aquecida geotermicamente, canalizando-se o calor do interior da terra. Cinco por cento da eletricidade da Califórnia é gerada a partir de calor subterrâneo. Até em lugares sem fontes termais, prédios podem ser aquecidos desse modo no inverno, pois, mesmo quando o ar esfria, a terra guarda calor por um bom tempo.


Carregar ppt "Geografia – capítulo 1 – 6º ano ENERGIAS RENOVÁVEIS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google