A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Energia Solar Marina Araújo 1º A.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Energia Solar Marina Araújo 1º A."— Transcrição da apresentação:

1 Energia Solar Marina Araújo 1º A

2 Introdução O sol sempre foi uma fonte de energia. Por exemplo, quando pomos as roupas a secar ao sol usamos o seu calor. As plantas usam a luz do sol para produzir comida e os animais alimentam-se delas. A decomposição de animais e plantas durante milhões de anos dá origem ao carvão, petróleo e gás natural. Por isso, os combustíveis fósseis que atualmente dispomos começaram por ser luz solar á milhões de anos atrás.

3 Aquecimento Solar na Água O sol também pode ser usado para aquecer
água nas nossas casas e empresas. Por volta de 1920, foram descobertos depósitos subterrâneos de gás natural e petróleo. Á medida que o seu preço se tornou acessível, os sistemas solares foram substituídos por combustíveis fósseis. Atualmente as vendas das placas solares têm vindo a aumentar. Os sistemas solares aquecem as casas, as empresas e até piscinas.

4 Placa Solar A placa solar situa- se nos telhados das casas e prédios
expostas ao sol. Este sistema aquece a água existente nos canos debaixo da placa solar.

5 O sol como produtor elétrIco
A energia solar também pode ser usada para produzir electricidade. Alguns sistemas solares, como o que está na figura, usam um refletor alto e côncavo como uma parabólica para focar a luz do sol nos tubos; estes aquecem tanto que a água ferve. O vapor pode ser usado para girar uma turbina e produzir electricidade. O problema é que apenas funciona durante o dia, enquanto o sol aquece. Por isso, com o tempo nublado ou á noite não se gera energia elétrica. Alguns sistemas são duplos, ou seja, durante o dia a água é aquecida pelo sol e á noite usa-se gás natural para a ferver, assim continua-se a produzir eletricidade.

6 Outro sistema solar de produção elétrica é o que se vê na figura.
A luz do sol é refletida em 1800 helióstatos - instrumento que conserva numa direção constante um raio solar introduzido numa câmara escura. A luz refletida Para o centro da câmara aquece Um fluído que pode ser usado para ferver a água girando a turbina e o gerador. Este sistema experimental chama-se Solar II e está a ser reconstituído no deserto da Califórnia com novas tecnologias. Se este sistema resultar será capaz de abastecer casas.                                                             

7 Células solares Também podemos transformar a luz do sol diretamente em
electricidade usando células solares. Elas podem ser encontradas em pequenas aplicações como máquinas de calcular ou até em naves espaciais. A energia solar também pode ser armazenada em baterias para alimentar os candeeiros da estrada á noite. Já existem algumas experiências com carros que usam as células solares para converter diretamente a luz do sol em electricidade para fazer funcionar o carro.

8 Quando a pequena célula solar fica
exposta ao sol, os eletrões (círculos vermelhos) libertam-se do seu núcleo deslocando-se. Eles movem-se para a superfície da placa solar (a azul escuro). As duas extremidades da célula solar estão ligadas por um fio condutor elétrico; assim, o movimento dos eletrões gera uma corrente elétrica. A energia elétrica da célula solar pode então ser usada diretamente nas máquinas de calcular.

9 Concluímos que: A luz do sol sempre foi uma fonte de energia para as plantas, animais e pessoas.

10 O calor do sol pode ser usado para aquecer água contida em tubagem própria nos nossos telhados.

11 A luz e calor solares também
pode ser concentrada e focada em sistemas elétricos solares que aquecem água ou outro fluído para produzir vapor. Este gira a turbina e produz eletricidade. Quando a luz do sol atinge as células solares cria-se diretamente energia elétrica.

12 FIM


Carregar ppt "Energia Solar Marina Araújo 1º A."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google