A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Corrente elétrica. 2 Corrente elétrica é o fluxo ordenado de partículas com cargas elétricas. Os relâmpagos consistem de uma descarga elétrica transiente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Corrente elétrica. 2 Corrente elétrica é o fluxo ordenado de partículas com cargas elétricas. Os relâmpagos consistem de uma descarga elétrica transiente."— Transcrição da apresentação:

1 1 Corrente elétrica

2 2 Corrente elétrica é o fluxo ordenado de partículas com cargas elétricas. Os relâmpagos consistem de uma descarga elétrica transiente de elevada corrente elétrica através da atmosfera.

3 3 Corrente elétrica contínua Corrente elétrica contínua é a corrente gerada pelo fluxo de elétrons em uma mesma direção. A corrente elétrica gerada por uma pilha é uma corrente contínua. Gráfico da corrente elétrica contínua.

4 4 Corrente elétrica alternada Corrente elétrica alternada é a corrente onde os elétrons alternam o sentido do seu fluxo, num movimento de vaivém. Gráfico da corrente elétrica alternada. Gerador ligado à turbina que transforma a energia da água em corrente elétrica alternada ou contínua. Google Imagens

5 5 Circuito elétrico Circuito elétrico é o caminho pelo qual a corrente elétrica flui. Um circuito deve ter no mínimo uma bateria para fornecer energia elétrica, e um receptor para consumir (transformar) essa energia elétrica. Circuito elétrico aberto e fechado

6 6 Formação da corrente elétrica Para que se forme a corrente elétrica é necessário uma fonte que forneça energia para as cargas elétricas se movimentarem. É o que chamamos de diferença de potencial (ddp) ou tensão, ou voltagem entre dois pontos do circuito. Os aparelhos que medem a diferença de potencial chamam-se voltímetros e a unidade de medida é chamada de volt. O voltímetro mede a voltagem, também conhecida como tensão ou diferença de potencial. Wikimédia

7 7 Medida da corrente elétrica A quantidade de carga elétrica Δq que atravessa uma seção transversal de um fio condutor num intervalo de tempo Δt é chamada intensidade da corrente elétrica (i). Então temos: A unidade de intensidade da corrente é o ampère (A). Quando a quantidade de carga Δq for 1C, e o intervalo de tempo for 1s, a corrente elétrica será de 1A.

8 8 Resistência elétrica Os condutores oferecem alguma resistência à passagem da corrente elétrica, de acordo com a natureza do material condutor. Quanto maior a resistência do condutor, maior deve ser o ddp. A resistência elétrica é representada simbolicamente por R e a sua unidade de medida é ohm (Ώ). O Ohmímetro: ele é um equipamento destinado a medir resistência elétrica (Ohms).

9 9 Lei de Ohm A resistência elétrica R do condutor é determinada pela razão entre a tensão U nos terminais de um condutor e a corrente elétrica i que o atravessa : Dizemos que 1Ώ é a resistência elétrica de um fio condutor que, ligado à tensão de 1 V, é percorrido por uma corrente elétrica de 1 A. Quando R é constante, a relação entre a tensão e a corrente elétrica pode ser escrita: Essa expressão é conhecida como lei de Ohm.

10 10 Potência elétrica Potência elétrica é a relação entre o trabalho realizado pela corrente elétrica (funcionar uma máquina, aquecer um ferro...) e o tempo gasto para realizá-lo. O cálculo da potência é feito pela fórmula: As duas unidades de potência mais usadas são o watt (W) – (sistema internacional – S.I.)e o quilowatt (kW) - (sistema prático). Volta para o início da apresentação


Carregar ppt "1 Corrente elétrica. 2 Corrente elétrica é o fluxo ordenado de partículas com cargas elétricas. Os relâmpagos consistem de uma descarga elétrica transiente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google