A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MINISTÉRIO da DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO D E C Ex - DEPA COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MINISTÉRIO da DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO D E C Ex - DEPA COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA."— Transcrição da apresentação:

1 MINISTÉRIO da DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO D E C Ex - DEPA COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA

2 O CIRCUITO ELÉTRICO

3 A CORRENTE ELÉTRICA Definição: movimento ordenado dos elétrons livres num condutor.

4 ELEMENTOS de um CIRCUITO ELÉTRICO Gerador elétrico, um condutor em circuito fechado e um receptor, elemento que utiliza a energia produzida pelo gerador.

5 Elementos de um Circuito Elétrico Gerador elétrico: transforma em enérgia elétrica outra modalidade de energia. Mais comuns: Químicos e Mecânicos.

6 Elementos de um Circuito Elétrico Receptor elétrico: transforma enérgia elétrica em outra modalidade de energia, não exclusivamente térmica. Resistor elétrico: transforma toda a energia elétrica consumida integralmente em calor.

7 Elementos de um Circuito Elétrico Dispositivos de manobra(chave): elemento que aciona ou desliga um circuito elétrico. Dispositivos de segurança: interrompem a passagem da corrente elétrica evitando queima dos elementos do circuito.

8 Dispositivos de controle: aparelhos de medição de um circuito elétrico. Amperímetro: mede a intensidade da corrente elétrica. Voltímetro: mede a diferença de potêncial entre pontos do circuito. Galvanômetro: indica a passagem da corrente ou a existência de uma ddp.

9 Tipos de Corrente Elétrica Corrente Contínua e Corrente Alternada

10 Corrente Contínua - O sentido da corrente se mantém constante. Quando além do sentido a intensidade também se mantém constante, chamamos corrente contínua constante.

11 Corrente Alternada - O sentido da corrente e a intensidade variam periodicamnente. É o caso das correntes utilizadas em residências (60 ciclos por segundo).

12 Objetivos: Identificar os elementos da corrente elétrica e suas unidades.

13 O que são ampéres, volts e ohms? Os três elementos mais básicos em eletricidade são tensão (v), corrente (I) e resistência (R). A tensão é medida em volts, a intensidade da corrente é medida em ampéres e a resistência é medida em ohms.

14 O VOLTÍMETRO mede a diferença de potencial elétrico

15 A intensidade da corrente elétrica é equivalente à i= Q/t onde Q é a quantidade de carga que passa por uma secção transversal de um condutor metálico e t um intervalo de tempo.

16 Efeitos da Corrente elétrica I. Efeito Joule ou térmico: um condutor percorrido por corrente elétrica sofre um aquecimento. II. Efeito químico: uma solução eletrolítica sofre decomposição quando é percorrida por corrente elétrica. III. Efeito luminoso: a passagem da corrente elétrica através de um gás rarefeito, sob baixa pressão.

17 Efeitos da Corrente elétrica IV. Efeito fisiológico: a corrente elétrica ao atravessar organismos vivos produz contrações musculares. V. Efeito magnético: um condutor percorrido por corrente elétrica cria, na região próxima a ele, um campo magnético.

18 O estudo dos resistores Define-se como resistência elétrica o quociente da Tensão entre os terminais pela corrente. Resistência = R = V/i A tensão é medida em volts, a corrente é medida em ampéres e a resistência é medida em ohms.

19 A 1 a Lei de Ohm A intensidade da corrente elétrica que percorre um resistor é diretamente proporcional à tensão entre os terminais. U=Ri

20 2 a Lei de Ohm-A resistência elétrica R é diretamente proporcional ao comprimento do fio condutor e inversamente proporcional à área de sua seção transversal. R = & L / S onde rô é resitividade elétrica do material.


Carregar ppt "MINISTÉRIO da DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO D E C Ex - DEPA COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google