A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ELETRODINÂMICA. Tensão Elétrica Se considerarmos dois pontos A e B de um campo elétrico, sendo VA e VB os seus potenciais elétricos, definimos tensão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ELETRODINÂMICA. Tensão Elétrica Se considerarmos dois pontos A e B de um campo elétrico, sendo VA e VB os seus potenciais elétricos, definimos tensão."— Transcrição da apresentação:

1 ELETRODINÂMICA

2 Tensão Elétrica Se considerarmos dois pontos A e B de um campo elétrico, sendo VA e VB os seus potenciais elétricos, definimos tensão elétrica ou diferença de potencial, ddp, entre os pontos A e B, através da expressão: IMPORTANTE: As grandezas trabalho, energia potencial, potencial elétrico e tensão elétrica são grandezas escalares e por este motivo, deveremos trabalhar com os sinais + e – das grandezas envolvidas na resolução dos exercícios.

3 Relação entre trabalho e tensão elétrica Consideremos uma carga q, deslocada de um ponto A até outro ponto B de um campo elétrico, e sejam V A e V B os valores dos potenciais elétricos nesses pontos. O trabalho realizado pelo campo elétrico nesse deslocamento é igual à diferença entre a energia potencial armazenada pela carga nos pontos A e B:

4 Relação entre trabalho e tensão elétrica Esta expressão nos dá o valor do trabalho realizado pelo campo elétrico quando uma carga elétrica q se desloca no seu interior.

5 Analogia com a Hidráulica A corrente de água existe por causa da d.d.p. gravitacional entre as caixas dágua. A diferença de potencial (ddp) é necessária para que haja condução de eletricidade, porque produz um movimento de cargas elétricas.

6 Tensão Elétrica (E, V ou U) Nome dado à diferença de potencial elétrico: E = VB - VA

7 Quando o raio atinge o solo, as ondas de tensão propagam-se radialmente, se deslocando do centro para a periferia. Entre uma onda e outro há uma ddp.

8 Estudo das cargas elétricas em movimento. Corrente Elétrica Intensidade da Corrente Elétrica Definimos intensidade de corrente elétrica como sendo a quantidade de carga que passa numa seção transversal de um condutor durante um certo intervalo de tempo. Símbolo I Unidade de Medida ampère [A] Eletrodinâmica

9 Corrente Elétrica Corrente Elétrica Real: nos metais, os elétrons movimentam-se no sentido contrário do campo elétrico. Sentido: do potencial menor para o maior. Corrente Elétrica Convencional: considera a corrente como sendo formada por cargas positivas. Sentido: do potencial maior para o menor

10 Indicação da corrente convencional no circuito da lanterna Corrente Contínua (CC ou DC) Corrente Alternada (CA ou AC)

11 Bipolos Gerador e Receptor Gerador ou Bipolo Ativo Eleva o potencial elétrico Receptor ou Bipolo Passivo Provoca queda de potencial Veja o circuito da lanterna: Bateria gerador Lâmpada receptor

12 Terra (GND) ou Potencial de Referência Pólo Negativo Potencial Zero Veja como pode ser representado o circuito da lanterna :


Carregar ppt "ELETRODINÂMICA. Tensão Elétrica Se considerarmos dois pontos A e B de um campo elétrico, sendo VA e VB os seus potenciais elétricos, definimos tensão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google