A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ELETRODINÂMICA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ELETRODINÂMICA."— Transcrição da apresentação:

1 ELETRODINÂMICA

2 Tensão Elétrica Se considerarmos dois pontos A e B de um campo elétrico, sendo VA e VB os seus potenciais elétricos, definimos tensão elétrica ou diferença de potencial, ddp, entre os pontos A e B, através da expressão: IMPORTANTE: As grandezas trabalho, energia potencial, potencial elétrico e tensão elétrica são grandezas escalares e por este motivo, deveremos trabalhar com os sinais + e – das grandezas envolvidas na resolução dos exercícios.

3 Relação entre trabalho e tensão elétrica
Consideremos uma carga q, deslocada de um ponto A até outro ponto B de um campo elétrico, e sejam VA e VB os valores dos potenciais elétricos nesses pontos. O trabalho realizado pelo campo elétrico nesse deslocamento é igual à diferença entre a energia potencial armazenada pela carga nos pontos A e B:

4 Relação entre trabalho e tensão elétrica
Esta expressão nos dá o valor do trabalho realizado pelo campo elétrico quando uma carga elétrica q se desloca no seu interior.

5 Analogia com a Hidráulica
A corrente de água existe por causa da d.d.p. gravitacional entre as caixas d’água. A diferença de potencial (ddp) é necessária para que haja condução de eletricidade, porque produz um movimento de cargas elétricas.

6 Tensão Elétrica (E, V ou U)
Nome dado à diferença de potencial elétrico: E = VB - VA

7 FENÔMENO DA TENSÃO DE PASSO
Quando o raio atinge o solo, as ondas de tensão propagam-se radialmente, se deslocando do centro para a periferia. Entre uma onda e outro há uma ddp.

8 Corrente Elétrica Estudo das cargas elétricas em movimento. Eletrodinâmica Intensidade da Corrente Elétrica Definimos intensidade de corrente elétrica como sendo a quantidade de carga que passa numa seção transversal de um condutor durante um certo intervalo de tempo. Unidade de Medida ampère [A] Símbolo I

9 Corrente Elétrica Corrente Elétrica Real: nos metais, os elétrons movimentam-se no sentido contrário do campo elétrico. Sentido: do potencial menor para o maior. Corrente Elétrica Convencional: considera a corrente como sendo formada por cargas positivas. Sentido: do potencial maior para o menor

10 Corrente Contínua (CC ou DC) Corrente Alternada (CA ou AC)
Indicação da corrente convencional no circuito da lanterna Corrente Contínua (CC ou DC) Corrente Alternada (CA ou AC)

11 Bipolos Gerador e Receptor Receptor ou Bipolo Passivo
Provoca queda de potencial Gerador ou Bipolo Ativo Eleva o potencial elétrico Veja o circuito da lanterna: Bateria  gerador Lâmpada  receptor

12 Terra (GND) ou Potencial de Referência
Pólo Negativo  Potencial Zero Veja como pode ser representado o circuito da lanterna:


Carregar ppt "ELETRODINÂMICA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google