A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Energias renováveis Energia eólica: A energia eólica tem sido aproveitada desde a antiguidade para mover os barcos impulsionados por velas ou para fazer.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Energias renováveis Energia eólica: A energia eólica tem sido aproveitada desde a antiguidade para mover os barcos impulsionados por velas ou para fazer."— Transcrição da apresentação:

1

2 Energias renováveis Energia eólica: A energia eólica tem sido aproveitada desde a antiguidade para mover os barcos impulsionados por velas ou para fazer funcionar a engrenagem de moinhos, ao mover as suas pás. Os moinhos foram usados para fabricação de farinhas e ainda para drenagem de canais, sobretudo nos Países Baixos. Durante muitos anos, os agricultores serviram-se da energia eólica para bombear água dos furos usando moinhos de vento.

3 Energia Solar: O sol sempre foi uma fonte de energia. Por exemplo, quando pomos as roupas a secar ao sol usamos o seu calor. As plantas usam a luz do sol para produzir comida e os animais alimentam-se delas. O sol também pode ser usado para aquecer água nas nossas casas e empresas. Energia hídrica: No ciclo da água a precipitação sobre as montanhas cria escoamentos convergentes nos vales, os rios. Nestes existe um grande potencial energético: energia hídrica.

4 Energia Geotérmica: Existe uma grande quantidade de energia sob a forma térmica contida no interior do planeta, é transmitida para a crosta terrestre por condução. Representa uma potência de vezes da energia consumida por ano no mundo atualmente. Energia dos oceanos: Existem várias formas potenciais de aproveitamento da energia dos oceanos: energia das mares, energia associada ao diferencial térmico (OTEC), correntes marítimas e energia das ondas. Atualmente a energia das ondas é uma das formas de energia dos oceanos que apresenta maior potencial de exploração, tendo em conta a força das ondas e a imensidão dos oceanos. A energia das ondas tem origem direta no efeito dos ventos, os quais são gerados pela radiação solar incidente.

5 Biomassa: Através da fotossíntese, as plantas capturam energia do sol e transformam-na em energia química. Esta energia pode ser convertida em várias formas de energia: eletricidade, combustível ou calor. As fontes orgânicas que são usadas para produzir energias usando este processo são chamadas de biomassa. Incluí-se também nesta classificação os efluentes agropecuários, agroindustriais e urbanos. Os recursos renováveis representam atualmente cerca de 20% do fornecimento total de energia no mundo, com cerca de 14% proveniente de biomassa. Podemos considerar várias fontes energéticas de origem natural: - biomassa sólida; - biocombustíveis gasosos; - biocombustíveis líquidos. Biomassa sólida Tem como fonte os produtos e resíduos da agricultura (incluindo substâncias vegetais e animais), os resíduos da floresta e das indústrias conexas e a fração biodegradável dos resíduos industriais e urbanos.

6 Aquecimento: aquecimento de piscinas; aquecimento ambiente; arrefecimento ambiente. produção de água a elevadas temperaturas destinada a uso industrial produção de Água Quente Sanitária (AQS), para uso doméstico, hospitais, hotéis, etc. Eletricidade: Células fotovoltaicos: eletrificação remota: possibilidade de fornecer energia elétrica a lugares remotos. - sistemas autônomos: bombagem de água para irrigação, sinalização. - aplicação de micro-potência: relógios, maquinas de calcular, etc.; - integração em edifícios: na envolvente dos edifícios (paredes e telhados) - veículos: outra aplicação, ainda em fase de investigação, é a de automóveis de recreio providos de células fotovoltaicas.

7 Os biocombustíveis são combustíveis com fontes renováveis, obtidos a partir do beneficiamento de determinados vegetais, entre os quais podemos citar: cana-de-açúcar, plantas oleaginosas, resíduos agropecuários, eucalipto, além de muitos outros. Essa fonte de energia, de acordo com especialistas, é uma alternativa relativamente eficiente para amenizar diversos problemas relacionados à emissão de gases e, automaticamente, combater o efeito estufa. Para isso é preciso promover gradativamente a substituição do uso dos combustíveis fósseis pelos biocombustíveis, até porque o petróleo é um recurso finito e que, segundo pesquisadores, deve acabar por volta do ano de 2070.

8 A energia nuclear é uma alternativa de energia gerada a partir de usinas nucleares, onde a fissão do átomo é realizada. Desse modo, a quebra do átomo produz energia elétrica. Para a produção é necessário urânio ou tório, que são minérios extremamente radioativos. Os principais produtores de energia nuclear são os países europeus. Atualmente, de acordo com a Agência Internacional de Energia Atômica, cerca de 7% de toda energia produzida no mundo são oriundas das usinas nucleares. Dentre os maiores produtores de energia nuclear no mundo estão: França (70% da energia elétrica produzida), Bélgica (55%), Suécia (50%), Ucrânia (46%) e Suíça (40%). Apesar de esses países serem os grandes produtores, as nações que detém um elevado desenvolvimento tecnológico nesse seguimento, além de terem o maior número de usinas, são: Estados Unidos, França, Japão, Rússia, Alemanha, Reino Unido e Coréia do Sul.

9 O gás natural é composto por uma mistura de hidrocarbonetos leves (metano, etano, propano, butano e outros gases em menores proporções) que submetido à temperatura ambiente e pressão atmosférica permanece no estado gasoso. É uma fonte energética encontrada na natureza em duas formas distintas. Ele pode ser obtido em jazidas e através da queima de biomassa (bagaço de cana-de-açúcar). O gás natural encontrado em jazidas normalmente está associado ao petróleo. Constitui reservas finitas, e, conforme pesquisas realizadas pela IEA (Agência Internacional de Energia), caso se mantenha o ritmo de consumo médio da última década, as jazidas de gás natural irão se esgotar em 100 anos. Essa fonte energética agride menos o meio ambiente que o petróleo e o carvão mineral. No entanto, por ser de origem fóssil, sua combustão contribui para o efeito de estufa.

10 O petróleo se formou a milhões de anos, a partir de matéria orgânica (restos de animais, vegetais e microrganismos) que se armazenou no fundo dos oceanos. Em razão da temperatura e da pressão sofrida, a matéria orgânica se transformou em um líquido viscoso, de coloração escura. O carvão se formou a milhões de anos através da decomposição de matéria orgânica (vegetais e animais) que se transformou, em face da abundância em carbono, num elemento rochoso, o próprio carvão mineral. Uma das principais utilizações desse minério é de servir de energia em fornos siderúrgicos, nos quais é produzido o aço. O carvão também é agregado na fabricação de corantes, inseticidas, plásticos, medicamentos, entre outros.


Carregar ppt "Energias renováveis Energia eólica: A energia eólica tem sido aproveitada desde a antiguidade para mover os barcos impulsionados por velas ou para fazer."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google