A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão Sustentável dos Recursos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão Sustentável dos Recursos"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão Sustentável dos Recursos
ENERGÉTICOS

2 O QUE SÃO RECURSOS ENERGÉTICOS?
são recursos de onde se pode obter Energia. A Energia pode ser definida como a capacidade para produzir trabalho. NÃO RENOVÁVEIS Combustíveis fósseis Energia nuclear RENOVÁVEIS Energia hidroeléctrica Energia eólica Energia solar Energia geotérmica Energia da biomassa Energia das ondas e marés Energia do hidrogénio

3 UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS ENERGÉTICOS AO LONGO DO TEMPO
Nos tempos mais remotos… animais domésticos madeira vento e água Com a Revolução Industrial… Carvão Mais tarde e até hoje… Petróleo Gás natural Energia nuclear

4 RECURSOS ENERGÉTICOS NÃO RENOVÁVEIS. Combustíveis fósseis
RECURSOS ENERGÉTICOS NÃO RENOVÁVEIS * Combustíveis fósseis * Energia nuclear

5 COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS Os combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás natural) são recursos formados há milhões de anos, a partir de alterações bioquímicas da matéria orgânica proveniente de organismos em decomposição. A matéria orgânica resultante da fotossíntese é sintetizada a partir de CO2 e H2O. Após a morte dos seres vivos, se os restos de matéria orgânica são enterrados em determinadas condições, transformam-se podendo originar carvão, petróleo e gás natural. A combustão destes recursos liberta a energia que foi usada na síntese da matéria orgânica, que originou os combustíveis fósseis.

6 COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS CARVÃO:
Rocha que resulta da acumulação de restos de plantas, que caíram em zonas pantanosas e que foram soterrados em ambientes sem oxigénio, pelo que não foram totalmente decompostos, transformando-se em carvão pela acção da P e T.

7 COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS PETRÓLEO E GÁS NATURAL:
Hidrocarbonetos (compostos de H e C) formados em ambientes onde há grande acumulação de matéria orgânica e pouco oxigénio (orlas marinhas, baías, lagunas).

8 COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS PETRÓLEO E GÁS NATURAL:
Ao petróleo extraído dos poços chama-se PETRÓLEO BRUTO ou CRUDE. Durante a refinação, o crude é aquecido e os seus diversos componentes separam-se, permitindo a obtenção de muitos subprodutos.

9

10

11

12

13 COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS – consequências da sua utilização
RÁPIDO ESGOTAMENTO DAS RESERVAS DERRAME DE PETRÓLEO NOS MARES (Marés negras) ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS (queima dos combustíveis fósseis  libertação de GEE  aumento do efeito de estufa  aquecimento global)

14 ENERGIA NUCLEAR É uma alternativa aos combustíveis fósseis; A partir de minerais radioactivos (urânio e tório) extraídos da crosta terrestre, produz-se uma grande quantidade de calor destinado, essencialmente, à produção de energia eléctrica; É um recurso energético não renovável tal como os combustíveis fósseis.

15 ENERGIA NUCLEAR VANTAGENS: Ausência de emissões poluentes;
Produz elevada quantidade de energia; As reservas de combustíveis fósseis são mantidas. DESVANTAGENS: Gera resíduos radioactivos perigosos; Em caso de acidente, pode originar catástrofe ambiental, com repercussões na saúde pública (radioactividade gera alterações genéticas irreversíveis); - O urânio é um recurso não renovável.

16 RECURSOS ENERGÉTICOS RENOVÁVEIS * Energia hidroeléctrica * Energia eólica * Energia solar * Energia geotérmica * Energia da biomassa * Energia das ondas e marés * Energia do hidrogénio

17 ENERGIA HIDROELÉCTRICA
Definição Vantagens Desvantagens A energia hidroeléctrica é a energia que se obtém do movimento da água. Este movimento pode ser aproveitado como energia mecânica (moinhos de água) e para produzir electricidade (nas barragens). • A produção de energia não emite poluentes para a atmosfera. • A construção de uma barragem pode ter outros benefícios associados, como o abastecimento público de água, rega, criação de zonas de lazer ou o controlo de cheias. • As barragens impedem o fluxo natural de sedimentos, o que agrava a erosão das zonas costeiras. • As barragens afectam negativamente a fauna, sobretudo as espécies de peixes que migram ao longo dos rios. • As albufeiras ocupam vastas áreas de terreno.

18 ENERGIA EÓLICA Definição Vantagens Desvantagens
A energia eólica é produzida a partir do vento. Pode ser aproveitada para produzir electricidade ou energia mecânica, como acontecia nos antigos moinhos utilizados para moer cereais. • Não há libertação de poluentes atmosféricos na produção de electricidade. • Um parque eólico ocupa uma vasta área e apenas pode ser instalado em regiões com vento. • O movimento das pás dos aerogeradores emite ruído.

19 ENERGIA SOLAR Definição Vantagens Desvantagens
A energia solar é proveniente dos raios solares e pode ser convertida pela via fotovoltaica para produzir electricidade ou pela via térmica para produzir calor e/ou electricidade. • Evita a instalação de redes de transporte de electricidade permitindo o fornecimento de energia em certas zonas isoladas a um custo inferior ao dos sistemas clássicos. • Os sistemas de aproveitamento de energia solar não emitem poluentes atmosféricos nem ruído. • O fornecimento irregular de energia exige sistemas de acumulação de energia (baterias) ou uma complementariedade com sistemas convencionais de energia. • A área necessária para a instalação do equipamento de energia solar pode ser relativamente grande, limitando a sua utilização.

20 ENERGIA GEOTÉRMICA Definição Vantagens Desvantagens
Baseia-se na utilização da água e do vapor de água aquecidos pelo calor do interior da Terra. É aproveitada para aquecimento de habitações, estufas ou para a produção de electricidade. • A energia eléctrica é produzida com libertação mínima de poluentes atmosféricos. • Em alguns casos existem emissões de dióxido de carbono em quantidades apreciáveis.

21 ENERGIA DA BIOMASSA Definição Vantagens Desvantagens
A biomassa corresponde à matéria orgânica de origem animal ou vegetal que é transformada gerando calor ou biogás que podem ser utilizados como fonte de energia. • O aproveitamento do biogás para produzir electricidade reduz a libertação de gases para a atmosfera. • O aproveitamento dos resíduos florestais permite a limpeza das matas. • O transporte da biomassa e a sua transformação pode produzir CO2 ou odores desagradáveis.

22 ENERGIA DAS ONDAS E MARÉS
Definição Vantagens Desvantagens Esta energia obtém-se a partir da força das marés e pode ser aproveitada como energia mecânica (moinhos de maré) ou para produzir electricidade. • Permite a produção de energia eléctrica sem libertar poluentes atmosféricos. • Interfere com o fluxo migratório de certas espécies; Ocupa áreas na faixa costeira, inutilizando-as para a pesca, navegação e fins recreativos.

23 ENERGIAS RENOVÁVEIS VANTAGENS: São inesgotáveis;
Reduzem a dependência dos combustíveis fósseis; São menos poluentes. DESVANTAGENS: Têm custos elevados; Algumas apresentam impactos negativos no ambiente.


Carregar ppt "Gestão Sustentável dos Recursos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google