A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão Sustentável dos Recursos RECURSOSENERGÉTICOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão Sustentável dos Recursos RECURSOSENERGÉTICOS."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão Sustentável dos Recursos RECURSOSENERGÉTICOS

2 O QUE SÃO RECURSOS ENERGÉTICOS? RECURSOS ENERGÉTICOS são recursos de onde se pode obter Energia. Energia A Energia pode ser definida como a capacidade para produzir trabalho. NÃO RENOVÁVEIS - Combustíveis fósseis - Energia nuclearRENOVÁVEIS -Energia hidroeléctrica - Energia eólica - Energia solar - Energia geotérmica - Energia da biomassa - Energia das ondas e marés - Energia do hidrogénio

3 UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS ENERGÉTICOS AO LONGO DO TEMPO Nos tempos mais remotos…animais domésticos madeira vento e água Com a Revolução Industrial…Carvão Mais tarde e até hoje…Petróleo Gás natural Energia nuclear

4 RECURSOS ENERGÉTICOS NÃO RENOVÁVEIS * Combustíveis fósseis * Energia nuclear

5 COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS carvão, petróleo e gás natural Os combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás natural) são recursos formados há milhões de anos, a partir de alterações bioquímicas da matéria orgânica proveniente de organismos em decomposição. A matéria orgânica resultante da fotossíntese é sintetizada a partir de CO2 e H2O. Após a morte dos seres vivos, se os restos de matéria orgânica são enterrados em determinadas condições, transformam-se podendo originar carvão, petróleo e gás natural. A combustão destes recursos liberta a energia que foi usada na síntese da matéria orgânica, que originou os combustíveis fósseis.

6 COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS CARVÃO: Rocha que resulta da acumulação de restos de plantas, que caíram em zonas pantanosas e que foram soterrados em ambientes sem oxigénio, pelo que não foram totalmente decompostos, transformando-se em carvão pela acção da P e T.

7 COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS PETRÓLEO E GÁS NATURAL: Hidrocarbonetos (compostos de H e C) formados em ambientes onde há grande acumulação de matéria orgânica e pouco oxigénio (orlas marinhas, baías, lagunas).

8 COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS PETRÓLEO E GÁS NATURAL: Ao petróleo extraído dos poços chama-se PETRÓLEO BRUTO ou CRUDE. Durante a refinação, o crude é aquecido e os seus diversos componentes separam-se, permitindo a obtenção de muitos subprodutos.

9

10

11

12

13 COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS – consequências da sua utilização RÁPIDO ESGOTAMENTO DAS RESERVAS RÁPIDO ESGOTAMENTO DAS RESERVAS DERRAME DE PETRÓLEO NOS MARES (Marés negras) DERRAME DE PETRÓLEO NOS MARES (Marés negras) ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS (queima dos combustíveis fósseis libertação de GEE aumento do efeito de estufa aquecimento global)

14 ENERGIA NUCLEAR alternativa É uma alternativa aos combustíveis fósseis; urânio e tório A partir de minerais radioactivos (urânio e tório) extraídos da crosta terrestre, produz-se uma grande quantidade de calor destinado, essencialmente, à produção de energia eléctrica; não renovável É um recurso energético não renovável tal como os combustíveis fósseis.

15 ENERGIA NUCLEAR VANTAGENS: - Ausência de emissões poluentes; - Produz elevada quantidade de energia; - As reservas de combustíveis fósseis são mantidas.DESVANTAGENS: - Gera resíduos radioactivos perigosos; - Em caso de acidente, pode originar catástrofe ambiental, com repercussões na saúde pública (radioactividade gera alterações genéticas irreversíveis); - O urânio é um recurso não renovável.

16 RECURSOS ENERGÉTICOS RENOVÁVEIS * Energia hidroeléctrica * Energia eólica * Energia solar * Energia geotérmica * Energia da biomassa * Energia das ondas e marés * Energia do hidrogénio

17 ENERGIA HIDROELÉCTRICA DefiniçãoVantagensDesvantagens A energia hidroeléctrica é a energia que se obtém do movimento da água. Este movimento pode ser aproveitado como energia mecânica (moinhos de água) e para produzir electricidade (nas barragens). A produção de energia não emite poluentes para a atmosfera. A construção de uma barragem pode ter outros benefícios associados, como o abastecimento público de água, rega, criação de zonas de lazer ou o controlo de cheias. As barragens impedem o fluxo natural de sedimentos, o que agrava a erosão das zonas costeiras. As barragens afectam negativamente a fauna, sobretudo as espécies de peixes que migram ao longo dos rios. As albufeiras ocupam vastas áreas de terreno.

18 ENERGIA EÓLICA DefiniçãoVantagensDesvantagens A energia eólica é produzida a partir do vento. Pode ser aproveitada para produzir electricidade ou energia mecânica, como acontecia nos antigos moinhos utilizados para moer cereais. Não há libertação de poluentes atmosféricos na produção de electricidade. Um parque eólico ocupa uma vasta área e apenas pode ser instalado em regiões com vento. O movimento das pás dos aerogeradores emite ruído.

19 ENERGIA SOLAR DefiniçãoVantagensDesvantagens A energia solar é proveniente dos raios solares e pode ser convertida pela via fotovoltaica para produzir electricidade ou pela via térmica para produzir calor e/ou electricidade. Evita a instalação de redes de transporte de electricidade permitindo o fornecimento de energia em certas zonas isoladas a um custo inferior ao dos sistemas clássicos. Os sistemas de aproveitamento de energia solar não emitem poluentes atmosféricos nem ruído. O fornecimento irregular de energia exige sistemas de acumulação de energia (baterias) ou uma complementariedade com sistemas convencionais de energia. A área necessária para a instalação do equipamento de energia solar pode ser relativamente grande, limitando a sua utilização.

20 ENERGIA GEOTÉRMICA DefiniçãoVantagensDesvantagens Baseia-se na utilização da água e do vapor de água aquecidos pelo calor do interior da Terra. É aproveitada para aquecimento de habitações, estufas ou para a produção de electricidade. A energia eléctrica é produzida com libertação mínima de poluentes atmosféricos. Em alguns casos existem emissões de dióxido de carbono em quantidades apreciáveis.

21 ENERGIA DA BIOMASSA DefiniçãoVantagensDesvantagens A biomassa corresponde à matéria orgânica de origem animal ou vegetal que é transformada gerando calor ou biogás que podem ser utilizados como fonte de energia. O aproveitamento do biogás para produzir electricidade reduz a libertação de gases para a atmosfera. O aproveitamento dos resíduos florestais permite a limpeza das matas. O transporte da biomassa e a sua transformação pode produzir CO2 ou odores desagradáveis.

22 ENERGIA DAS ONDAS E MARÉS DefiniçãoVantagensDesvantagens Esta energia obtém-se a partir da força das marés e pode ser aproveitada como energia mecânica (moinhos de maré) ou para produzir electricidade. Permite a produção de energia eléctrica sem libertar poluentes atmosféricos. Interfere com o fluxo migratório de certas espécies; Ocupa áreas na faixa costeira, inutilizando-as para a pesca, navegação e fins recreativos.

23 ENERGIAS RENOVÁVEIS VANTAGENS: - São inesgotáveis; - Reduzem a dependência dos combustíveis fósseis; - São menos poluentes.DESVANTAGENS: - Têm custos elevados; - Algumas apresentam impactos negativos no ambiente.


Carregar ppt "Gestão Sustentável dos Recursos RECURSOSENERGÉTICOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google