A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso de Técnico de Informática e Sistemas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso de Técnico de Informática e Sistemas"— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Técnico de Informática e Sistemas
Energias Renováveis

2 Energias Renováveis Combustíveis Energia hidráulica Biomassa
Energia do biogás Energia solar Energia eólica Energia azul Energia maremotriz Energia geotérmica

3 Energias renováveis As energias renováveis são consideradas como energias alternativas ao modelo energético tradicional, tanto pela sua disponibilidade presente e futura ,diferente dos combustíveis fósseis que precisam de milhares de anos para a sua formação, como pelo seu menor impacto ambiental.

4 O que são energias renováveis?
A energia renovável : é aquela que é obtida de fontes naturais capazes de se regenerar, portanto virtualmente inesgotáveis, ao contrário dos recursos não renováveis. São conhecidas pela imensa quantidade de energia que contêm, porque são capazes de se regenerar por meios naturais.

5 Combustíveis

6 O que é um combustível ? Um combustível é qualquer substância que reage com o oxigênio libertando energia, habitualmente na forma de calor, chamas e gases. A libertação da energia nele contida em forma de energia potencial a uma forma utilizável. Entre os combustíveis gasosos estão o gás natural ou o GPL (Gás Petróleo Liquefeito), representados pelo Propano e o Butano. As gasolinas e até os gases são utilizados para os motores de combustão interna.

7 Combustível Renovável
Os combustíveis renováveis usam como matéria-prima elementos renováveis para a natureza, como a cana-de-açúcar, utilizada para a fabricação do álcool e também outros vegetais.

8 Energia Hidráulica

9 Como Funciona? A energia hidroeléctrica é a energia que se produz em barragens construídas em cursos de água (exemplo, a barragem do Alqueva). É encontrada sob a forma de energia cinética, sob diferenças de temperatura ou gradientes de salinidade e que pode ser aproveitada e utilizada.

10 Vantagens A energia é produzida a partir de uma fonte contínua, neste caso, o movimento da água; Não polui o meio ambiente; Baixíssimo custo de produção.

11 Desvantagens Há evidentemente desvantagens do uso de energia hidráulica. A principal desvantagem é em relação ao meio onde ela é inserida. Se for uma represa que provoque uma inundação numa grande área, irá causar o desaparecimento de espécies da fauna e da flora, sem falar nas cidades que já foram inundadas e desapareceram do mapa.

12 Biomassa

13 Biomassa Na definição de biomassa para a criação de energia excluem-se os tradicionais combustíveis fósseis, embora estes também sejam derivados da vida vegetal (carvão mineral) ou animal (petróleo e gás natural). A biomassa pode considerar-se um recurso natural renovável, enquanto que os combustíveis fósseis não se renovam a curto prazo.

14 Biomassa A biomassa é utilizada na produção de energia a partir de processos como a combustão de material orgânico, produzida e acumulada num ecossistema, porém nem toda a produção primária passa a incrementar a biomassa vegetal do ecossistema.

15 Vantagens Baixo custo de obtenção; Não emite dióxido de enxofre;
As cinzas são menos agressivas ao meio ambiente que as provenientes de combustíveis fósseis; Menor corrosão dos equipamentos (caldeiras, fornos); Menor risco ambiental; Recurso renovável; Emissões não contribuem para o efeito estufa.

16 Desvantagens Mais poluição para a atmosfera;
Elevados custos de investimento; Dificuldades no armazenamento.

17 Energia do Biogás O biogás é um gás combustível constituído por cerca de 60% de metano e 40% de dióxido de carbono. Este é produzido através de resíduos orgânicos, ou seja, pela decomposição de resíduos que é feita por bactérias que são capazes de o fazer na ausência de oxigénio. As áreas de agro-pecuária, a indústria agro-alimentar, as ETAR e nos aterros sanitários  são alguns dos locais onde o biogás pode ser facilmente aproveitado para produção de electricidade, através da sua queima.

18 Vantagens O aproveitamento do biogás permite a produção de energia eléctrica ou mesmo energia calorífica; Os sistemas de produção de energia podem ser facilmente deslocados para novos aterros em função da quantidade de biogás produzido.

19 Desvantagens A quantidade de energia criada pelo biogás não é constante, variando ao longo do período de produção; Longo período de recuperação do investimento.

20 Energia Solar

21 Como é utilizada? A energia solar é aproveitada através de painéis e colectores solares. Os painéis solares são dispositivos que convertem a energia da luz do sol em energia eléctrica. Estes são compostos por células solares, estas células criam uma diferença de potencial eléctrico por acção da luz, absorvem a energia do sol fazendo a corrente eléctrica fluir entre duas camadas com cargas opostas.

22 Como é utilizada? Os colectores solares captam a radiação solar aquecendo uma placa colectora. A acumulação da radiação irá transferir energia sob a forma de calor para a serpentina de tubos com um fluído, aquecendo-o.

23 Vantagens A energia solar não polui durante o seu uso;
As centrais necessitam de manutenção mínima; Os painéis solares são cada vez mais potentes ao mesmo tempo que o seu custo tem vindo a descer; A energia solar é excelente em lugares remotos ou de difícil acesso.

24 Desvantagens Um painel solar consome uma quantidade enorme de energia para ser fabricado. A energia para a fabricação de um painel solar pode ser maior do que a energia criada por ele; Os preços são muito elevados em relação aos outros meios de energia; As formas de armazenamento da energia solar são pouco eficientes quando comparadas por exemplo a outros combustíveis.

25 Energia Eólica

26 Energia eólica A energia dos ventos é uma abundante fonte de energia renovável, limpa e disponível em todos os lugares, grandes turbinas em formato de cata-vento, são colocadas em locais abertos e com boa quantidade de vento. Através de um gerador, o movimento destas turbinas gera energia eléctrica. 

27

28 Vantagens É inesgotável; Não emite gases poluentes nem cria resíduos;
Diminui a emissão de gases de efeito de estufa (GEE); Os parque eólicos são compatíveis com outros usos e utilizações do terreno como a agricultura e a criação de gado; Criação de emprego; Criação de investimento em zonas desfavorecidas.

29 Desvantagens Nem sempre o vento sopra quando a electricidade é necessária, tornando difícil a integração da sua produção no programa de exploração; Impacto ambiental (migração de aves); Emissão de ruídos devida ao funcionamento da mecânica; Pode ser ultrapassado com as pilhas de combustível (H2) ou com a técnica da bombagem hidroeléctrica.

30 Energia Azul

31 Energia Azul Energia azul é a energia obtida da diferença entre a concentração de sal entre a água do mar e a do rio com o uso de electrodiálise reversa (EDR) ou osmose, com membranas específicas para cada tipo de íons. O resíduo deste processo, é água salobra.

32 Energia Azul Quando um rio despeja as águas no oceano, há uma reacção gigantesca de energia, coloca-se uma membrana entre dois reservatórios, um com água doce e outro água do mar; Ela é capaz de reter íons de sal, mas não a água, criando um fluxo de água em direcção à água salgada; Aplica-se uma pressão maior na água salgada, invertendo este processo.

33 Vantagens Potencial para ser aproveitada para criação de electricidade; Uma das novas energias que no futuro, quando se esgotarem as energias não renováveis, nos dará energia. Desvantagens  A tecnologia de EDR foi confirmada em condições laboratoriais. Como em tantas outras tecnologias, o custo da membrana foi um obstáculo.

34 Energia Maremotriz

35 Energia Maremotriz Energia maremotriz é o modo de criação de electricidade através da utilização da energia, contida no movimento de massas de água devido às marés. Dois tipos de energia maremotriz podem ser obtidas: energia cinética das correntes devido às marés e energia potencial pela diferença de altura entre as marés alta e baixa.

36 Energia Maremotriz Portugal situa-se numa região do globo com boas condições para o aproveitamento da energia das ondas, no entanto, a tecnologia para o aproveitamento desta energia ainda se encontra numa fase de desenvolvimento e de demonstração da sua viabilidade técnica e económica. Também a energia das ondas e das marés é utilizada em algumas centrais para a produção de energia eléctrica.

37 Vantagens Desvantagens É uma energia renovável;
Não produz qualquer tipo de poluição; Não requer material muito sofisticado. Desvantagens  São necessárias amplitudes de marés superiores a 5 metros para que este tipo de energia seja rentável; Instalações de potência reduzida; O fornecimento de energia não é contínuo; Baixo rendimento.

38 Energia Geotérmica Energia Geotérmica

39 Energia Geotérmica Energia geotérmica é a energia obtida a partir do calor proveniente da Terra, mais precisamente do seu interior. Devido a necessidade de se obter energia eléctrica de uma maneira mais limpa e em quantidades cada vez maiores, foi desenvolvido um modo de aproveitar esse calor para a geração de electricidade.

40 Vantagens Permitem poupar energia uma vez que substituem ar condicionado e aquecedores eléctricos; Libertam relativamente menos gases poluentes para a atmosfera que outras fontes de energia não renováveis.

41 Desvantagens  O motivo de não existirem muitos locais onde seja viável a instalação de uma central geotérmica; É necessário um determinado tipo de solo, bem como a disponibilidade de temperatura elevada; Ao perfurar as camadas mais profundas, é possível que sejam libertados gases e minerais perigosos; Pode pôr em causa a segurança das pessoas que vivem e trabalham perto desse local.

42 Trabalho Elaborado Por:
Fim da Apresentação Trabalho Elaborado Por: Angelina Amaro Alexandra Lopes João Alexandre Sandra Correia Sandra Jacinto


Carregar ppt "Curso de Técnico de Informática e Sistemas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google