A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola Padre Vítor Melícias

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola Padre Vítor Melícias"— Transcrição da apresentação:

1 Escola Padre Vítor Melícias
Energia Carmo Perez

2 Nesta unidade vamos dar resposta às seguintes questões:
O que é energia? Como se manifesta a energia? Como utilizamos a energia no nosso dia-a-dia? Que fontes de energia utilizamos? Que fontes de energia utilizaremos no futuro?

3 Conceito de energia Energia, geralmente, é definido como a capacidade de um sistema em realizar trabalho. Normalmente, este termo é melhor entendido do que definido. Ou seja, quando uma vela está acesa e colocamos a mão sobre a chama, o que sentimos? Calor!

4 A energia manifesta-se quando…
A energia manifesta-se de diferentes modos, sendo detectada pelos efeitos que provoca

5 A Energia na nossa vida: passado e presente
No passado: No presente:

6 Fontes de Energia O mundo está em permanente transformação
A existência do nosso nível de vida deve-se, a utilização de imensas reservas de fontes de energia Durante milénios, as fontes de energia que o ser humano foi utilizando eram praticamente inesgotáveis ou renováveis, como os animais, o vento, o Sol, a água corrente, os vegetais (madeira), atendendo ao ritmo de utilização.

7 Fontes de Energia A partir do séc. XIX, primeiro com a máquina a vapor e depois com a electricidade, o ser humano arrancou bruscamente para a procura de novas fontes de energia: o carvão, o petróleo, as quedas de água, o gás natural e, finalmente a energia nuclear.

8 Fontes de energia renováveis
Energia Geotérmica Uma das fontes de energia à nossa disposição é a própria Terra. No interior da terra encontra-se magma a elevada temperatura e que se manifesta através de fenómenos como erupções vulcânicas, geiseres, etc.

9 Fontes de energia renováveis
Energia Hidroeléctrica Numa central hidroeléctrica, a energia do movimento da água em queda é transferida para as pás de uma turbina que fazem girar o gerador a que estão associadas, produzindo assim energia eléctrica

10 Fontes de energia renováveis
Energia Maremotriz As ondas do mar como fonte de energia para a produção de energia eléctrica exigem equipamentos muito dispendiosos. No entanto, são uma fonte de energia que pode funcionar durante todo o ano.

11 Fontes de energia renováveis
Energia Solar A energia solar que atinge o nosso planeta é enorme. A energia solar pode ser captada para produzir directamente energia eléctrica, através de células fotovoltaicas que se dispõem em painéis ou energia eléctrica a partir de células fotoeléctricas.

12 Fontes de energia renováveis
Energia Eólica O moinho de vento foi usado pela primeira vez na Pérsia, no séc. VII. Com a prespectiva do esgotamento do petróleo e do gás natural, uma fonte de energia utilizada pela primeira vez há 1300 anos volta a ganhar importância para accionar aerogeradores.

13 Fontes de energia renováveis
Bioenergia Muitas actividades agrícolas ou florestais levam à produção de resíduos vegetais que podem ser queimados e aproveitados como fonte de energia, a biomassa. Um outro aproveitamento ligado à actividade agricola, consiste na produção de gás – o biogás – a partir da decomposição de lixos na ausência de ar.

14 Fontes de energia não renováveis
O nosso planeta formou-se há cerca de 4700 milhões de anos. Ao longo da evolução do nosso planeta. O material orgânico de microorganismos foi-se depositando no fundo do mar. Por acção de bactérias, de pressões e de temperaturas elevadas, esta matéria orgânica transformou-se em petróleo bruto, em gás ntural e em carvão.

15 Fontes de energia não renováveis
O petróleo, o gás natural e o carvão são designados de combustíveis fósseis, uma vez que tiveram origem em organismos milenares e são utilizados hoje na produção de energia.

16 Fontes de energia não renováveis
Energia Nuclear Numa central nuclear a energia é produzida pela cisão de uma substância radioactiva, por exemplo o urânio 1kg de urânio produz uma quantidade de energia que é cerca de 1 milhão de vezes superior à que se obtém a partir de 1kg de carvão

17 Conclusão A energia pode manifestar-se de diversas formas
Existem fontes de energia esgotáveis e inesgotáveis A continua necessidade do Homem de utilizar a energia leva-o a procurar fontes alternativas de energia menos poluentes e mais eficazes

18 FIM


Carregar ppt "Escola Padre Vítor Melícias"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google