A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco"— Transcrição da apresentação:

1 Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
Combustíveis Renováveis Trabalho Elaborado por: Marlene nº4 Diana nº8 Mariana nº18 Marília nº19 Tatiana nº26

2 Desenvolvimento Sustentável

3 O que é o Desenvolvimento Sustentável?
É uma expressão recente que qualifica a resultante a médio e longo prazo da actividade humana. É aquele que atende às necessidades presentes sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades. O Desenvolvimento Sustentável busca o equilíbrio entre protecção ambiental e desenvolvimento económico.

4 Desenvolvimento sustentável é satisfazer as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades. O Desenvolvimento Sustentável é construído sobre “três pilares interdependentes e mutuamente sustentadores” — desenvolvimento económico, desenvolvimento social e protecção ambiental. E pode ser dividido em quatro elementos: Sociedade, Ambiente, Economia e Cultura:

5 Combustíveis Renováveis

6 Combustíveis Renováveis?
O que são os Combustíveis Renováveis? São combustíveis que usam como matéria-prima elementos renováveis para a natureza, como a cana-de-açúcar, utilizada para a fabricação do álcool e também de vários outros vegetais que são utilizados para a fabricação do biodiesel ou outros óleos vegetais que podem ser usados directamente em motores diesel com algumas adaptações.

7 Exemplos de Combustíveis Renováveis:
O sol O Sol é uma fonte quase inesgotável de energia á escala da vida humana. Essa energia pode ser utilizada para produzir: - Electricidade através de painéis fotovoltaicos. Calor através de colectores solares. Vantagens: não provoca poluição ambiental. Desvantagens: não é possível explorar este recurso em regiões cuja incidência solar seja reduzida.

8 Os Ventos A energia eólica pode ser utilizada para produzir electricidade através de aerogeradores. Em Portugal, nas regiões montanhosas, com ventos mais ou menos constantes, existe vários parques eólicos. Vantagens: existe tecnologia económica, que pode ser explorada em regiões isoladas, não provocando poluição ambiental. Desvantagens: degrada a paisagem e provoca poluição sonora. É colocada em zonas com constantes ventos fortes. No mínimo têm de soprar com a rapidez de 6 m/s.

9 As ondas A energia das ondas pode ser aproveitada para produzir energia. Para isso, usam-se sistemas que aproveitam o movimento da água, quer em zonas com águas profundas e longe da costa, quer em águas pouco profundas e próximo da costa. Vantagens: não provoca poluição ambiental. É útil para ilhas isoladas e regiões costeiras. Desvantagens: só é possível explorar esta fonte de energia num reduzido número de locais do Mundo.

10 As Marés É possível aproveitar a energia das marés através de centrais eléctricas que funcionam por acção da água dos mares. É preciso uma diferença de 5m entre a maré-alta e a maré baixa. Existem centrais destas na Europa, uma em Saint-Malo e outra na Rússia. Vantagens: não provoca poluição atmosférica. Desvantagens: custos elevados na sua exploração. Só é possível explorar este recurso energético em algumas zonas do nosso planeta.

11 Géiseres e Fumarolas O calor proveniente do interior da Terra, como acontece nas Furnas, na ilha de S. Miguel, pode ser aproveitado. A água de uma jazida geotérmica pode ser usada na obtenção de calor e aproveitada para produzir electricidade. Vantagens: é uma fonte de energia inesgotável. Desvantagens: só é possível explorar em zonas do nosso planeta em que a água subterrânea se encontre a temperaturas elevadíssimas, como nas regiões vulcânicas.

12 A Biomassa A biomassa consiste no aproveitamento de energia acumulada nos combustíveis tradicionais e indústrias, assim como algumas plantas com o elevado teor energético (milho, girassol, cana-de-açúcar e mandioca) . Estes materiais vegetais podem ser utilizadas como combustíveis. Quando ocorre a fermentação, produz-se metano, álcool etílico e outros carburantes, que se utilizam como fonte de energia. Vantagens: é uma fonte de energia inesgotável. Desvantagens: provoca poluição ambiental, alem de constituir perigo para a camada de ozono. São necessárias grandes áreas de terreno para produzir a biomassa em quantidade suficiente. Afecta os ecossistemas.

13 O Biogás O biogás é um gás combustível que resulta da decomposição de detritos animais e vegetais. Vantagens: É uma fonte de energia praticamente inesgotável. Desvantagens: Provoca poluição ambiental. Degrada a paisagem.

14 A água A energia da água pode ser aproveitada recorrendo aos modernos recursos da ciência da tecnologia. Para isso, constroem-se barragens hidroeléctricas para produzir electricidade. Vantagens: é uma fonte de energia praticamente inesgotável. Não provoca poluição ambiental. Desvantagens: apenas se pode explorar em regiões onde haja cursos de água. Exige cursos elevados na sua exploração. Provoca alterações no meio ambiente, tendo consequências nefastas para as populações dessas regiões e, também, para a vida selvagem.

15 O que são Biocombustíveis?
Os biocombustíveis são energias renováveis, provenientes de biomassas. Liberam na atmosfera uma quantia significativamente menor de poluentes em relação aos combustíveis derivados do petróleo.

16 Tipos de Biocombustíveis
Biodiesel O biodiesel, por sua vez, consiste em uma fonte renovável de energia que apresenta conveniências frente ao hidrogénio e ao álcool: é mais barato que o hidrogénio e sua produção é menos limitada à região sudeste, como no caso do etanol proveniente da cana-de-açúcar. Ele pode ser produzido em qualquer região do país, inclusive no semi-árido.

17 Bioetanol Bioetanol é o género que compreende todos os processos de obtenção de etanol cuja matéria-prima empregada seja a biomassa, como por exemplo a cana-de-açúcar, o milho e a celulose. É um tipo de biocombustível

18 Biometanol Metanol produzido a partir de biomassa para utilização como biocombustível.

19 Fim


Carregar ppt "Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google