A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Energias renováveis.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Energias renováveis."— Transcrição da apresentação:

1 Energias renováveis

2 Introdução O tema do nosso trabalho são as energias renováveis.
Com ele pretendemos dar a conhecer ás pessoas o que são as energias renováveis, quantas são e as vantagens que elas podem trazer ao ambiente.

3 Energias renováveis Energia eólica Energia hídrica Energia das marés
Energia do hidrogénio Energias renováveis Energia da biomassa Energia solar Energia do mar Energia geotérmica

4 O que são? As energias renováveis são uma solução para poupar, não só economicamente mas também, para poupar o ambiente em que vivemos. São também, aquelas que estão em constante renovação, não se esgotando, e que podem ser continuamente utilizadas.

5 ENERGIAS RENOVÁVEIS A energia renovável é uma fonte de energia alternativa que pode ser indefinidamente utilizada e cuja produção e utilização não são poluentes.

6 Energia hídrica É obtida a partir de centrais hidroeléctricas construídas em barragens, é a energia renovável mais utilizada em Portugal para produzir electricidade.

7 Energia Eólica É uma forma de energia mecânica, resultante das deslocações de massas de ar, fácil de converter em energia eléctrica. Esta conversão é feita através de aerogeradores que são instalados, geralmente, em grupo constituindo parques eólicos.

8 Esta energia depende de:
Vantagens: Não é poluente; Pode ser produzida em centrais pequenas tecnologicamente simples de construção rápida e de fácil manutenção; É de elevado rendimento. Esta energia depende de: Regime de velocidade do vento; Do relevo(altitude, orientação, declive e rugosidade do terreno); De obstáculos existentes

9 Portugal - capacidade acumulada Jun /04
Parques eólicos em Portugal Ligados à rede Em construção Total MW Turbinas Continente 348.6 334 528.0 260 876.5 594 Madeira 9.6 43 0.0 Açores 5.3 22 1.8 6 7.1 28 363.4 399 529.8 266 893.2 665

10 Mapa de parques eólicos em Portugal

11 Energia Solar Pode ser convertida em:
A energia solar é a energia proveniente da radiação solar. A energia é captada pelos módulos dos painéis solares e é convertida em electricidade ou calor. Pode ser convertida em: Energia Térmica: a energia solar é captada por uma superfície que absorve o calor e transfere-o para um fluído, geralmente, água; Energia Eléctrica: a radiação solar é captada por células fotovoltaicas (superfícies de silício semicondutoras) que a transformam em electrões.

12 Vantagens/Desvantagens
Ausência de poluição; Poupança energética e económica; Não produz cheiros ou ruídos; Desvantagens: Baixo rendimento dos dispositivos fotovoltaicas, isto é, baixa conversão de energia solar em energia eléctrica; Custos de produção dos painéis solares elevados devido à pouca disponibilidade de materiais semicondutores.

13 Aplicações da energia solar
A energia solar convertida em energia térmica aplica-se no aquecimento de edifícios, de águas para uso doméstico e para piscinas; A energia solar convertida em energias eléctrica é utilizada na electrificação de lugares, habitações ou explorações agrícolas isoladas da rede eléctrica, na sinalização marítima, aérea, ferroviária ou rodoviária e na alimentação de postos de telecomunicações.

14 Energia geotérmica Resulta do aproveitamento do calor do interior da Terra e permite produzir electricidade e também calor em regiões vulcânicas, como nos Açores.

15 Energia dos oceanos É uma energia renovável, não poluente e que não se consome no processo de produção. É obtida, a partir do aproveitamento da força das marés, das correntes marítimas e da energia das ondas. A energia das ondas tem origem no efeito dos ventos, os quais são gerados pela radiação incidente.

16 A energia dos mares é a energia que se obtém a partir do movimento das ondas, das marés ou da diferença de temperatura entre os níveis da água do mar. Energia dos mares

17 Parque de ondas na Póvoa de Varzim
O Parque de Ondas da Aguçadoura, na Póvoa de Varzim, é o primeiro parque mundial de aproveitamento da energia das ondas. O projecto inclui três máquinas, que captam a energia das ondas e têm a capacidade de alimentar cerca de 15 mil famílias.

18 Energia da biomassa A energia da biomassa é a energia que se obtém durante a transformação de produtos de origem animal e vegetal para a produção de energia calorífica e eléctrica. Na transformação de resíduos orgânicos e também é possível obter biocombustível , como o biogás.

19 Conclusão Com este trabalho as pessoas ficaram a saber que as energias renováveis podem fazer a diferença no nosso mundo actual. As energias renováveis são uma solução para poupar o ambiente em que vivemos.

20 Trabalho realizado por:
Ana Fragoso Nº2 Marta Oliveira Nº10 Renata Santos Nº15 Telma Fragoso Nº19 9ºC Disciplina de: Área de projecto


Carregar ppt "Energias renováveis."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google