A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução O tema do nosso trabalho são as energias renováveis. Com ele pretendemos dar a conhecer ás pessoas o que são as energias renováveis, quantas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução O tema do nosso trabalho são as energias renováveis. Com ele pretendemos dar a conhecer ás pessoas o que são as energias renováveis, quantas."— Transcrição da apresentação:

1

2 Introdução O tema do nosso trabalho são as energias renováveis. Com ele pretendemos dar a conhecer ás pessoas o que são as energias renováveis, quantas são e as vantagens que elas podem trazer ao ambiente.

3 Energias renováveis Energia solar Energia do marEnergia geotérmica Energia das marésEnergia eólicaEnergia hídrica Energia da biomassa Energia do hidrogénio

4 O que são? As energias renováveis são uma solução para poupar, não só economicamente mas também, para poupar o ambiente em que vivemos. São também, aquelas que estão em constante renovação, não se esgotando, e que podem ser continuamente utilizadas.

5 ENERGIAS RENOVÁVEIS A energia renovável é uma fonte de energia alternativa que pode ser indefinidamente utilizada e cuja produção e utilização não são poluentes.

6 É obtida a partir de centrais hidroeléctricas construídas em barragens, é a energia renovável mais utilizada em Portugal para produzir electricidade.

7 É uma forma de energia mecânica, resultante das deslocações de massas de ar, fácil de converter em energia eléctrica. Esta conversão é feita através de aerogeradores que são instalados, geralmente, em grupo constituindo parques eólicos.

8 Vantagens: Não é poluente; Pode ser produzida em centrais pequenas tecnologicamente simples de construção rápida e de fácil manutenção; É de elevado rendimento. Regime de velocidade do vento; Do relevo(altitude, orientação, declive e rugosidade do terreno); De obstáculos existentes Esta energia depende de:

9 Portugal - capacidade acumulada Jun /04 Parques eólicos em Portugal Ligados à redeEm construçãoTotal MWTurbinasMWTurbinasMWTurbinas Continente Madeira Açores Total

10 Mapa de parques eólicos em Portugal

11 Energia Térmica: a energia solar é captada por uma superfície que absorve o calor e transfere-o para um fluído, geralmente, água; Energia Eléctrica: a radiação solar é captada por células fotovoltaicas (superfícies de silício semicondutoras) que a transformam em electrões. A energia solar é a energia proveniente da radiação solar. A energia é captada pelos módulos dos painéis solares e é convertida em electricidade ou calor. Pode ser convertida em:

12 Desvantagens: Baixo rendimento dos dispositivos fotovoltaicas, isto é, baixa conversão de energia solar em energia eléctrica; Custos de produção dos painéis solares elevados devido à pouca disponibilidade de materiais semicondutores. Vantagens/Desvantagen s Vantagens: Ausência de poluição; Poupança energética e económica; Não produz cheiros ou ruídos;

13 A energia solar convertida em energia térmica aplica-se no aquecimento de edifícios, de águas para uso doméstico e para piscinas; A energia solar convertida em energias eléctrica é utilizada na electrificação de lugares, habitações ou explorações agrícolas isoladas da rede eléctrica, na sinalização marítima, aérea, ferroviária ou rodoviária e na alimentação de postos de telecomunicações. Aplicações da energia solar

14 Resulta do aproveitamento do calor do interior da Terra e permite produzir electricidade e também calor em regiões vulcânicas, como nos Açores.

15 É uma energia renovável, não poluente e que não se consome no processo de produção. É obtida, a partir do aproveitamento da força das marés, das correntes marítimas e da energia das ondas. A energia das ondas tem origem no efeito dos ventos, os quais são gerados pela radiação incidente.

16 A energia dos mares é a energia que se obtém a partir do movimento das ondas, das marés ou da diferença de temperatura entre os níveis da água do mar.

17 O Parque de Ondas da Aguçadoura, na Póvoa de Varzim, é o primeiro parque mundial de aproveitamento da energia das ondas. O projecto inclui três máquinas, que captam a energia das ondas e têm a capacidade de alimentar cerca de 15 mil famílias. Parque de ondas na Póvoa de Varzim

18 A energia da biomassa é a energia que se obtém durante a transformação de produtos de origem animal e vegetal para a produção de energia calorífica e eléctrica. Na transformação de resíduos orgânicos e também é possível obter biocombustível, como o biogás.

19 Conclusão Com este trabalho as pessoas ficaram a saber que as energias renováveis podem fazer a diferença no nosso mundo actual. As energias renováveis são uma solução para poupar o ambiente em que vivemos.

20 Trabalho realizado por: Ana Fragoso Nº2 Marta Oliveira Nº10 Renata Santos Nº15 Telma Fragoso Nº19 9ºC Disciplina de: Área de projecto


Carregar ppt "Introdução O tema do nosso trabalho são as energias renováveis. Com ele pretendemos dar a conhecer ás pessoas o que são as energias renováveis, quantas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google