A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Energia Solar Energias Renováveis Área de Projecto Janeiro 2009 Escola EBI Padre Joaquim Flores.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Energia Solar Energias Renováveis Área de Projecto Janeiro 2009 Escola EBI Padre Joaquim Flores."— Transcrição da apresentação:

1 Energia Solar Energias Renováveis Área de Projecto Janeiro 2009 Escola EBI Padre Joaquim Flores

2 Introdução Desde tempos remotos que se utilizam a energia solar. Os romanos utilizavam uma pequena lente de vidro concentrando a luz num só ponto podendo incendiar tecidos e papel.

3 Também utilizamos a energia solar para secar a roupa entre outras coisas. Actualmente utilizamos painéis solares para captar energia solar e a transformar em energia eléctrica.

4 O que são Energias Renováveis? A energia renovável é aquela que é obtida de fontes naturais capazes de se regenerar, e portanto inesgotáveis, ao contrário dos recursos não renováveis. São conhecidas pela imensa quantidade de energia que contêm, e porque são capazes de se regenerar por meios naturais.

5 O que é a Energia Solar? A energia solar é a energia obtida pela luz do Sol, pode ser utilizada de diferentes maneiras. É uma fonte de vida e de origem da maioria das outras formas de energia na Terra. A cada ano a radiação solar trazida para a terra leva energia equivalente a vários milhares de vezes a quantidade de energia consumida pela humanidade.

6 Tipos de Energia Solar Directo significa que há apenas uma transformação para fazer da energia solar um tipo de energia utilizável pelo homem. Exemplo : Secar a roupa ao sol. Indirecto significa que precisará haver mais de uma transformação para que surja energia utilizável. Exemplo: Sistemas que controlam automaticamente cortinas, de acordo com a disponibilidade de luz do Sol.

7 Painéis Solares Painéis solares são dispositivos utilizados para converter a energia da luz do Sol em energia eléctrica ou em energia térmica. Os painéis solares (foto voltaicos) são compostos por células solares que captam a luz do Sol.

8 Esquema de aproveitamento da energia solar para transformar em energia eléctrica

9 Vantagens da Energia Solar A energia solar não polui durante o seu uso. As centrais necessitam de manutenção mínima. Os painéis solares são a cada dia mais potentes e mais baratos, por isso torna-se uma solução muita boa economicamente como ambientalmente. A energia solar é excelente em lugares remotos ou de difícil acesso, pois a sua instalação em pequena escala não obriga a enormes investimentos em linhas de transmissão.

10 Desvantagens da Energia Solar Os preços são muito elevados em relação aos outros meios de energia. Existe variação nas quantidades produzidas de acordo com a situação climatérica. As formas de armazenamento da energia solar são pouco eficientes quando comparadas às de outros tipos de energia.

11 Conclusão Contudo podemos concluir que os modos de aproveitar a energia solar não consomem qualquer tipo de combustível, não geram nenhum tipo de emissão e não produzem qualquer ruído. Na sua composição não existem substâncias tóxicas ou nocivas ao meio ambiente.

12 Trabalho realizado por: Duarte Silva Nº3 8ºA Carlos Afonso Nº4 8ºA Rui Costa Nº18 8ºA

13 Bibliografia


Carregar ppt "Energia Solar Energias Renováveis Área de Projecto Janeiro 2009 Escola EBI Padre Joaquim Flores."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google