A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Energia Hidrelétrica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Energia Hidrelétrica."— Transcrição da apresentação:

1 Energia Hidrelétrica

2 A energia hidrelétrica é a energia que vem do movimento das águas, usando o potencial hidráulico de um rio de níveis naturais, queda d’ água ou artificiais.Essa energia é a segunda maior fonte de eletricidade do mundo.

3 Frequentemente constroem-se represas que reprimem o curso da água, fazendo com que elas se acumule em um reservatório denominado barragem.

4 Toda energia elétrica gerada dessa maneira é levada por cabos, dos terminais do gerador até o transformado elevado

5 Energia hidrelétrica no Brasil:devido á sua enorme quantidade de rios, a maior parte de energia elétrica disponível é proveniente de grandes usinas hidrelétricas.A energia primária de uma hidrelétrica é a energia potencial gravitacional da água contida numa represa elevada.

6 Um rio não é percorrido pela mesma quantidade de água durante o ano inteiro. Em uma estação chuvosa, é claro, a quantidade de água aumenta. Para aproveitar ao máximo as possibilidades de fornecimento de energia de um rio, deve-se regularizar-se a sua vazão, a fim de que a usina possa funcionar continuamente com toda a potência instalada.

7 Para diminuir o efeito das dilatações e contrações devidas às mudanças de temperatura, a construção é feita em diversos blocos, separados por juntas de dilatação. Quando a represa está concluída, em sua massa são colocados termômetros capazes de transmitir a medida da temperatura a distância; eles registram as diferenças de temperatura que se possam verificar entre um ponto e outro do paredão e indicam se há perigo de ocorrerem tensões que provoquem fendas

8 A energia que pode ser fornecida por unidade de tempo chama-se potência, e é medida em watt (W). Como as potências fornecidas pelas usinas hidrelétricas são muito grandes, sempre expressas em milhares de watts, utiliza-se para sua medida um múltiplo dessa unidade, o quilowatt (kW), que equivale a W.

9 O gerador é um dispositivo que funciona com base nas leis da indução eletromagnética. Em sua forma mais simples, consiste numa espira em forma de retângulo. Ela fica imersa num campo magnético e gira em torno de um eixo perpendicular às linhas desse campo. Quando fazemos a espira girar com movimento regular, o fluxo magnético que atravessa sua superfície varia continuamente. Surge assim, na espira, uma corrente induzida periódica. A cada meia volta da espira o sentido da corrente se inverte, por isso ela recebe o nome de corrente alternada.

10 Dentre as formas de obtenção de energia, a hidrelétrica está entre as que menos poluem, principalmente se comparada com os combustíveis fósseis, tendo em vista que não gera resíduos que poluem o ambiente.

11 O Brasil dispõe do 3° potencial hidráulico do mundo, superado apenas pela Rússia e Canadá.Com seus KW, aproximadamente, distribuídos distintamente pelo território,O Brasil se destaca no campo da hidroeletricidade.

12 Conclusão Creio que a ampliação dos parques eólicos e o maior uso e pesquisa para maior eficientização nos sistemas de energia solar seriam viáveis para um aumento na oferta de energia sem causar um choque ambiental muito grande.

13 Eles também tem muita energia...

14 Para Professora:Leila & 2°B


Carregar ppt "Energia Hidrelétrica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google