A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A ÁGUA E A ENERGIA ELÉTRICA. O Brasil é o único país do mundo que domina a tecnologia de produção de energia hidrelétrica e reúne condições geo-climáticas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A ÁGUA E A ENERGIA ELÉTRICA. O Brasil é o único país do mundo que domina a tecnologia de produção de energia hidrelétrica e reúne condições geo-climáticas."— Transcrição da apresentação:

1 A ÁGUA E A ENERGIA ELÉTRICA

2 O Brasil é o único país do mundo que domina a tecnologia de produção de energia hidrelétrica e reúne condições geo-climáticas para a instalação de Usinas Hidráulicas. De toda energia elétrica produzida na Brasil, quase 97% é produzida desta forma.

3 De todas as formas de produção de energia EM GRANDE ESCALA, a hidrelétrica é a única totalmente renovável e que não produz nenhuma poluição atmosférica. O custo de produção do kilowatt é o menor do que todas as outras formas de produção de energia elétrica. A razão é muito simples: a matéria prima é a água que cai de graça do céu.

4 As usinas são chamadas Hidrelétricas porque são constituídas de 2 partes, uma hidráulica onde se armazena água para os períodos de estiagem (períodos sem chuva) e outra elétrica onde se produz a eletricidade.

5 Uma barragem transforma a energia potencial da água em energia elétrica. A água de um rio é acumulada num reservatório. Quando se quer produzir eletricidade, abrem-se comportas por onde a água cai por ação da força da gravidade. A energia potencial armazenada na água (parada) no reservatório transforma-se em energia cinética, devido à velocidade que a água adquire na queda.

6 O canal por onde se escoa a água vai desembocar em turbinas. Turbinas são máquinas rotativas que se põem em movimento quando impulsionadas pelo jato de água batendo nas suas pás. Uma turbina está ligada a uma máquina elétrica chamada gerador na casa de força.. Esta máquina produz energia elétrica quando roda.

7 Uma máquina parecida a esta, embora de muito pequenas dimensões, existe nas bicicletas a pedal para acender a lâmpada do farol. Quando a roda da bicicleta gira faz com que o cilindro do dínamo também gire e a corrente elétrica é gerada.

8 Um gerador pode produzir, por exemplo, uma tensão elétrica de Volts. É bastante mais que os 220 Volts utilizados nas habitações. Por isso se chama alta tensão. À saída do alternador a tensão é ainda aumentada para valores muito maiores (por exemplo, Volts para ser transportada até aos centros de consumo.

9 Depois do uso para a geração de energia, a água continua o seu percurso rio abaixo. Uma parte da água do rio fica armazenada em um Reservatório para ser usada nos períodos de estiagem. Quando o reservatório já está cheio, o excesso de água é jogada fora através do vertedouro.

10

11 Se pudéssemos observar o que se passa dentro de um fio ligado a um aparelho elétrico em funcionamento, veríamos milhares de minúsculas partículas em movimento. Essas partículas são conhecidas como elétrons. O movimento desses elétrons chama-se energia elétrica.


Carregar ppt "A ÁGUA E A ENERGIA ELÉTRICA. O Brasil é o único país do mundo que domina a tecnologia de produção de energia hidrelétrica e reúne condições geo-climáticas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google