A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Maremotriz Energia Renovável Gabriela, Karina,Mayara,Roberta,Thais 1º ano EM.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Maremotriz Energia Renovável Gabriela, Karina,Mayara,Roberta,Thais 1º ano EM."— Transcrição da apresentação:

1 Maremotriz Energia Renovável Gabriela, Karina,Mayara,Roberta,Thais 1º ano EM

2 Perguntas : Quais são as vantagens e desvantagens ? Atualmente quais são os paises que utilizam desta forma de energia ? O que é energia maremotriz ?

3 Por volta de 1915, os tanques para o cultivo de ostras estavam ligados ao mar por um canal, onde turbinas moviam um minigerador elétrico durante a passagem da água das marés; a eletricidade assim produzida era suficiente para iluminar o povoado Em 1967, os franceses construíram a primeira central mareomotriz (ou maré motriz, ou maré - elétrica; ainda não existe um termo oficial em português), ligada à rede nacional de transmissão. Uma barragem de 750 metros de comprimento, equipada com 24 turbinas, fecha a foz do rio Rance, na Bretanha, noroeste da França. Com a potência de 240 megawatts (MW), ou 240 mil quilowatts (kW), suficiente para a demanda de uma cidade com 200 mil habitantes.

4 Energia maremotriz é o modo de geração de electricidade através da utilização da energia contida no movimento de massas de água devido às marés. Dois tipos de energia maremotriz podem ser obtidos: energia cinética das correntes devido às marés e energia potencial pela diferença de altura entre as marés alta e baixa. Em qualquer local a superfície do oceano oscila entre pontos altos e baixo, chamados marés, a cada 12h e 25min. Em certas baías e estuários essas marés são bastante amplificadas, podendo atingir alturas da ordem de 15 metros. As gigantescas massas de água que cobrem dois terços do planeta constituem o maior colector de energia solar imaginável. As marés, originadas pela atraccão lunar, também representam uma tentadora fonte energética. Em conjunto, a temperatura dos oceanos, as ondas e as marés poderiam proporcionar muito mais energia do que a humanidade seria capaz de gastar.

5 Atualmente existem no mundo algumas usinas geradoras de energia por maré, entre os países que a estão a França, o Canadá, a China, o Japão, a Inglaterra entre outros. No Brasil, temos cidades com grandes amplitudes de marés, como São Luís - Baía de São Marcos, no Maranhão - com 6,8 metros e em Tutóia com 5,6 metros. Mas nestas regiões, infelizmente, a topografia do litoral não favorece a construção econômica de reservatórios, o que impede seu aproveitamento.

6 Vantagens: É uma energia renovável; Não produz qualquer tipo de poluição; Não requer material muito sofisticado. Desvantagens: O fornecimento de energia não é contínuo; Baixo rendimento; São necessárias amplitudes de marés superiores a 5 metros para que este tipo de energia seja rentável; As instalações devem ser fortes o suficiente para resistir a tempestades mas sensíveis o suficiente para obterem energia das marés.

7 Bibliografia Upnc&feature=related Upnc&feature=related gia.htm gia.htm a-maremotriz a-maremotriz /


Carregar ppt "Maremotriz Energia Renovável Gabriela, Karina,Mayara,Roberta,Thais 1º ano EM."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google