A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

>>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >> EFEITO ESTUFA É necessário que comecemos a pensar globalmente e agir localmente! Data: 20/03/2010.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: ">>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >> EFEITO ESTUFA É necessário que comecemos a pensar globalmente e agir localmente! Data: 20/03/2010."— Transcrição da apresentação:

1 >>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >> EFEITO ESTUFA É necessário que comecemos a pensar globalmente e agir localmente! Data: 20/03/2010

2 >>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >> 3

3 2

4 1

5

6

7 EFEITO ESTUFA O que era natural se tornando um perigo!

8 >>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >> ÍNDICE Objetivo No princípio... Estufa, o que é? O efeito estufa na terra! O balanço de energia Interferências antrópicas no sistema Terra-Atmosfera O desequilíbrio do sistema Terra- Atmosfera. O que podemos fazer? Organizações e países contra o aumento do efeito estufa Conclusão Referências e Bibliografia

9 >>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >> OBJETIVO Embora o tema "efeito estufa" seja bem difundido nos mais variados meios de comunicação de massa do mundo, além de revistas científicas e livros, nota-se que as pessoas não dão a devida importância ao tema e não agem de forma consciente e responsável em relação ao equilíbrio do planeta. É necessário, por isso, rever os conceitos e consequencias do efeito estufa, de forma a poder tomar um posicionamento consciente e responsável diante dos fatos.

10 >>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >> NO PRINCÍPIO... 1.No princípio criou Deus os céus e a terra. 31.E viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. E foi a tarde e a manhã, o dia sexto. (Gênesis I – 1,31) No princípio era muito bom.

11 >>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >> ESTUFA, O QUE É? É uma estrutura com o objetivo de acumular e conter o calor no seu interior, mantendo assim uma temperatura maior no seu interior que ao seu redor. Normalmente composta de uma caixa e uma fonte de calor.

12 >>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >> O EFEITO ESTUFA NA TERRA O efeito estufa é uma proteção natural do planeta e sem ele a temperatura média da Terra seria 33°C mais baixa que a média atual, ficando em torno de 18 graus negativos, o que tornaria a vida quase impossível. Com o efeito estufa, o equilíbrio > temperatura = 15º. Sem o efeito estufa, o desequilíbrio > temperatura = -18º.

13 >>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >> O EFEITO ESTUFA NA TERRA

14 >>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >> O BALANÇO DE ENERGIA Sistema Terra-Atmosfera: Equilíbrio > energia que entra = energia que sai. De toda radiação solar que atinge a terra, 30% é refletida antes de atingir o solo, 70% é absorvida e convertida em calor.

15 >>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >> INTERFERÊNCIAS ANTRÓPICAS NO SISTEMA TERRA-ATMOSFERA A poluição dos últimos duzentos anos tornou mais espessa a camada de gases existentes na atmosfera: A Revolução Industrial, iniciada na Europa no século XVIII, provocou a exumação do carvão enterrado há milhões de anos, em proporções gigantescas, com o objetivo de girar as máquinas a vapor recém inventadas. Com o advento da produção em escala industrial dos automóveis, no início do século XX, iniciou-se a produção e o consumo em massa do petróleo e, de utilização mais recente, o gás natural na produção da energia elétrica, aquecimento doméstico e industrial e no uso de automóveis. Entre outros fatores, como o desmatamento e as queimadas.

16 >>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >> O DESEQUILÍBRIO DO SISTEMA TERRA-ATMOSFERA Com a camada de gases (estufa) existentes na atmosfera ficando mais espessa, gera o desequilíbrio do sistema Terra-Atmosfera, ocasionando um aumento do efeito estufa que, por sua vez, impede que a radiação infra-vermelha saia para o espaço. Isso faz com que a vida na Terra se torne cada vez mais difícil. GASES ESTUFA: Gás Origem Dióxido de Carbono (CO 2 ); Queima de combustíveis fósseis, desmatamento, indústria.Dióxido de Carbono (CO 2 ); Queima de combustíveis fósseis, desmatamento, indústria. Metano (CH 4 ); Decomposição do lixo, fermentação, flatulência bovina e suína.Metano (CH 4 ); Decomposição do lixo, fermentação, flatulência bovina e suína. Óxido Nitroso (N 2 O); Queima de biomassa, fertilizantes.Óxido Nitroso (N 2 O); Queima de biomassa, fertilizantes. Cloro Flúor carbono (CFC). Refrigeração, produção de espumas, aerossóis.Cloro Flúor carbono (CFC). Refrigeração, produção de espumas, aerossóis.

17 >>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >> O QUE PODEMOS FAZER? Podemos realizar pequenos atos que contribuem para diminuir o impacto da emissão de gases estufa para a atmosfera: –Utilizando transportes públicos e bicicletas; –Utilizando combustíveis mais ecológicos: álcool e biodiesel; –Melhorar os isolamentos térmicos nas casas para evitar perdas de energia; –Consumir energia eléctrica de forma racional; –Quando possível, utilizando os dois lados da folha de sulfite para impressões; –Praticando a coleta seletiva de lixo; –Evitando o desperdício de água.

18 >>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >> ORGANIZAÇÕES E PAÍSES CONTRA O AUMENTO DO EFEITO ESTUFA Organismos internacionais, ONGs Protocolo de Kyoto, assinado em 1997, prevê a redução de gases poluentes para os próximos anos. Porém, países como os Estados Unidos tem dificultado o avanço destes acordos. Os EUA alegam que a redução da emissão de gases poluentes poderia dificultar o avanço das indústrias no país. EUA Em dezembro de 2007, outro evento importante aconteceu na cidade de Bali. Representantes de centenas de países começaram a definir medidas para a redução da emissão de gases poluentes. São medidas que deverão ser tomadas pelos países após 2012.

19 >>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >> CONCLUSÃO Cada pessoa pode e deve se comprometer com a melhoria da qualidade de vida no planeta, agindo de forma a minimizar as causas do aumento do efeito estufa, causador do aquecimento global e responsável por problemas ambientais, como a morte de milhares de pessoas e animais.

20 >>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >> REFERÊNCIAS E BIBLIOGRAFIA http://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_estufa http://www.suapesquisa.com/efeitoestufa/ http://www.brasilescola.com/geografia/efeito-estufa.htm


Carregar ppt ">>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >> EFEITO ESTUFA É necessário que comecemos a pensar globalmente e agir localmente! Data: 20/03/2010."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google