A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“Pela primeira vez na história da humanidade estamos a alterar o clima terrestre através da emissão dos chamados gases de efeito de estufa. A principal.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“Pela primeira vez na história da humanidade estamos a alterar o clima terrestre através da emissão dos chamados gases de efeito de estufa. A principal."— Transcrição da apresentação:

1 “Pela primeira vez na história da humanidade estamos a alterar o clima terrestre através da emissão dos chamados gases de efeito de estufa. A principal causa destas emissões prende-se com a rápida intensificação da utilização dos combustíveis fósseis (carvão, petróleo e seus derivados, gás natural) desde o início da Revolução Industrial.” Camilla Schreiner (CICERO)

2 O que provoca tais alterações?

3 O que provoca tais alterações?
Causas naturais versus causas antropogénicas Alterações naturais são sobretudo as alterações que provocam o desequilíbrio energético da atmosfera (variação da lumi nosidade do sol, e dos parâmetros que definem a órbita da Terra). Alterações antropogénicas, resultam principalmente de alterações na composição da atmosfera, especialmente no que diz respeito aos gases de efeito de estufa (GEE), casos do vapor de água (H2O), do dióxido de carbono (CO2), do metano (CH4), do óxido nitroso (N2O), e dos clorofluorcarbonetos (CFC´s).

4 O que provoca tais alterações?
Alterações naturais: - Aumento de actividade solar durante o último século, e variação da luminosidade do sol, e dos parâmetros que definem a órbita da Terra .

5 O que provoca tais alterações?
Alterações antropogénicas - O aumento nas emissões de gases do efeito estufa, como o CO2 (ex: gases emitidos pelas fábricas e pelos carros).

6 O que provoca tais alterações?
Alterações antropogénicas - O vapor de água é estimulado pelo calor e aumenta ainda mais o mesmo, contribui com o efeito estufa.

7 O que provoca tais alterações?
Alterações antropogénicas - Grande parte do calor reflectido pelos calotes glaciares (reflexo no gelo) pode acabar, pois com o calor, e a sua consequente evaporação, o espaço por ele ocupado deixaria de refletir 80% do calor e apenas 10%, o mesmo do que a água reflete.

8 O que provoca tais alterações?
Alterações antropogénicas -A absorção de dióxido de carborno diminuiu nos últimos séculos, já que os principais responsáveis pelo processo, os oceanos, não atingem o seu limite de absorção tão facilmente, quando o calor é maior.

9 O que provoca tais alterações?
Alterações antropogénicas/Naturais - Os incêndios florestais, que para além de destruirem grandes zonas verdes (diminuição das emissões de O2), emitem enormes quantidades de CO2 para a atmosfera, e diminuem também a disponibilidade para a absorção de dióxido de carborno, como já deves saber.

10 O que provoca tais alterações?
Alterações antropogénicas - Existem muitos gases contidos em glaciares, que ao derreterem, ficam sujeitos a bactérias e acabam por transformar-se em gás metano, um forte contribuinte para o efeito de estufa. - Além disso, o calor estimula a emissão de dióxido de carborno para a atmosfera.

11 O que provoca tais alterações?
Alterações antropogénicas - Controlando as emissões de aerossóis podemos diminuir o aquecimento global, já que os mesmos, geralmente, criam nuvens refletoras da luz solar (que contribuem para o aumento do “efeito de estufa”).

12 O que provoca tais alterações?
Conclusões: Como se pode verificar, a maior parte das alterações têm a intervenção directa ou indirecta da actividade Humana (antropogénicas), que têm contribuído para o desequilíbrio dos constituintes da atmosfera, com consequências muito mais devastadoras do que as naturais, que sempre existiram, e que possibilitaram, o desenvolvimento das condições ideais, para a formação de vida no nosso planeta.


Carregar ppt "“Pela primeira vez na história da humanidade estamos a alterar o clima terrestre através da emissão dos chamados gases de efeito de estufa. A principal."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google