A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Palestrante: José Eustáquio Viola

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Palestrante: José Eustáquio Viola"— Transcrição da apresentação:

1 Palestrante: José Eustáquio Viola
TEMA AQUECIMENTO GLOBAL Palestrante: José Eustáquio Viola Professor de Química

2 O QUE É O AQUECIMENTO GLOBAL: é um fenômeno climático!
Aumento da temperatura média em toda superfície global. Segundo estudiosos (cientistas) o aquecimento vem ocorrendo há 150 anos. Cientistas vêm se dedicando aos estudos do SIGNIFICADO do aumento dessa temperatura.

3 EFEITO ESTUFA É um fenômeno NATURAL e que possibilita a vida no planeta! O SOL envia (emite) seus raios luminosos em direção ao planeta. A energia emitida pelo SOL tem uma parte absorvida pela Terra (superfície terrestre e pelos oceanos) e uma outra parte (da energia) é refletida de volta ao espaço. E como qualquer outro corpo aquecido a TERRA emite energia! ### A parcela de CALOR que é devolvida ao espaço é bloqueada pela presença dos gases do efeito estufa, que absorvem a energia que é liberada pela Terra ! Após essa absorção, as moléculas dos gases fazem o trabalho de reemitir essa energia em todas as direções e de forma aleatória.

4 Qual o motivo ? A energia (ROC) que chega e a que é devolvida não apresentam o mesmo comprimento de onda. ( Os comprimentos de onda são diferentes porque a temperatura do SOL e da superfície da TERRA são bem diferentes.) A energia que chega tem comprimento de onda menor do que aquela que é refletida !

5 É NECESSÁRIA A PRESENÇA DESSES GASES PARA QUE HAJA VIDA NO PLANETA!
Na ausência dos mesmos a Terra seria muito fria. QUAIS SÃO ESSES GASES? CO gás carbônico. O principal gás em abundância e referência para classificar a capacidade do aquecimento global. CH4 - gás metano. Um gás que apresenta uma capacidade de aquecimento muito maior do que a do CO2. N2O - óxido nitroso. Um gás que apresenta uma capacidade de aquecimento muito maior do que a do CH4. SF6 - hexafluoreto de enxofre. Muito mais ativo no efeito estufa do que o CO2. Capacidade de aquecimento também grande. *** Outros gases, derivados de hidrocarbonetos, presentes em aerossóis e refrigeradores também são responsáveis pelo aquecimento.

6 CAUSAS DO AQUECIMENTO GLOBAL !
Naturais e antropogênicas ! ANTROPOGÊNICAS - causadas pela ação do homem!

7 Segundo estudos, a partir da Revolução Industrial, ações tomadas pelo homem influíram e influem no AQUECIMENTO GLOBAL Século XVIII - evolução tecnológica e aumento da população contribuem para o aumento da taxa de poluição e também para a degradação da natureza! A INDÚSTRIA nasce, evolui, utilizando o CARVÃO e o PETRÓLEO como fontes de energia encontradas na natureza. O CALOR (ENERGIA) retirado dessas fontes movimenta indústrias, usinas e economias enormes.

8 Volumes enormes de CO2 são lançados na natureza, ultrapassando em muito a concentração permitida para sua presença. *** A utilização intensa de combustíveis fósseis produz um enorme volume de CO2 e outros poluentes. A exploração descontrolada das FLORESTAS também contribui para a maior concentração de CO2. *** É NECESSÁRIA A PRESENÇA DE CO2 para o efeito estufa (controle da temperatura do planeta) mas a ação (desregrada) do HOMEM faz o descontrole surgir.

9 (Não trataremos de supostas catástrofes.)
CONSEQUÊNCIAS DO AQUECIMENTO GLOBAL. (Não trataremos de supostas catástrofes.) Alteração do clima! Se antes (no passado ) as mudanças climáticas eram NATURAIS, ocorrendo em escalas de tempo, hoje a ação do homem, influi e muito na alteração climática!

10 O desequilíbrio do sistema climático traz as suas consequências: derretimento do gelo dos polos e consequente aumento do nível médio dos oceanos. As tempestades aparecem com maior intensidade, frequência e perigo! Ondas de calor mais fortes! Locais são ameaçados pela alteração no sistema chuvoso! Com o aumento da temperatura haverá uma quantidade maior de vapor de água formado, causando uma precipitação e erosão maiores.

11 Vista panorâmica de região montanhosa do Alaska, em 1941.
Em 2004, o mesmo ponto do Alaska apresenta uma paisagem muito diferente: o piso de gelo transformou-se em lago. Fonte: Revista Veja: Edição 1961, 2006

12 A parte peruana da Cordilheira dos Andes 20 anos atrás.
O mesmo ponto dos Andes peruano atualmente, com menor cobertura de gelo. Fonte: Revista Veja: Edição 1961, 2006

13 Rio tem sensação térmica de 50 graus
Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê mais sol e tempo quente até a próxima sexta-feira “ Praia de Ipanema, fim da tarde de domingo, 17 de fevereiro de 2013” Veja 18/02/2013

14 SOLUÇÕES PARA A SITUAÇÃO!
Qual é o preço do desenvolvimento? É possível reparar o que está feito?

15 Não há como voltar e o que se espera são novas e eficazes atitudes!
***INVESTIR em fontes renováveis de energia! ***REPENSAR a utilização dos combustíveis fósseis! ***CONSERVAÇÃO e implementação das florestas! ***REPENSAR práticas agropecuárias!

16 ### Para reflexão : biomassa, vento, sol e água são também fontes de energia!
(Biomassa – recurso renovável que provém de matéria orgânica animal ou vegetal, apresentando como objetivo principal a produção de energia.) Poderá o homem exercer uma mudança em suas atitudes, que provoquem uma alteração na situação atual do AQUECIMENTO GLOBAL?


Carregar ppt "Palestrante: José Eustáquio Viola"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google