A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mudança do clima, Qual a importância? Martin Hedberg meteorologista do Centro Meteorológico Sueco.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mudança do clima, Qual a importância? Martin Hedberg meteorologista do Centro Meteorológico Sueco."— Transcrição da apresentação:

1 Mudança do clima, Qual a importância? Martin Hedberg meteorologista do Centro Meteorológico Sueco

2 Tempo (Precipitação, nuvens, ventos, humidade, temperatura…) A forma que a Natureza tem de equilibrar as forças na atmosfera.

3 Clima Clima: Estatísticas relativas ao estado do tempo. O clima é o padrão médio do estado do tempo ao longo de um longo período de tempo. 100 anos

4 Mudança do clima (padrões de tempo, glaciares, subida do nível da água do mar…) A mudança do clima é uma mudança significativa nos padrões do estado do tempo. Quando posto em perspectiva ao longo de um extenso período de tempo, torna-se óbvio que já aconteceu outras vezes anos

5 Efeito de Estufa Em qualquer planeta com uma atmosfera.

6 Energia irradia da superfície terrestre Radiacoes do sol aquecem a superfície terrestre. Without greenhouse gases: -18 degrees! Com gases de efeito de estufa: +15 graus! Os gases de efeito de estufa são aquecidos pela radiação emitida pela terra. Energia irradia da atmosfera

7 Causas Externas Actividade solar Órbita terrestre Meteoritos Causas Internas Antropogénicas Emissões de gases de efeito de estufa Partículas/nuvens Mudanças na terra Causas Internas Naturais Retribuição Erupções vulcânicas Acaso - Mudança do clima -

8 Gases de efeito de estufa Partículas Permanecem na atmosfera por 1 semana Permanecem na atmosfera por 100 anos (sobretudo um efeito de arrefecimento) (têm um efeito de aquecimento)

9

10 Roger Revelle and Hans E. Suess. Carbon Dioxide Exchange Between Atmosphere and Ocean and the Question of an increase of Atmospheric CO 2 during the Past Decades. Tellus E portanto, os seres humanos estão neste momento a levar a cabo uma experiência científica que nao poderia ter sido feita no passado nem poderá ser reproduzida no futuro. No período de alguns séculos, estamos a devolver à atmosfera e aos oceanos o carvão orgânico concentrado e armazenado nas rochas sedimentares da terra ao longo de centenas de milhões de anos.

11 CO 2 É Fácil fazer análises estatísticas É fácil fazer comparações históricas. Existem outros gases de efeito de estufa, tanto naturais com antropogénicos. Há outras coisas além dos gases de efeito de estufa que também afectam o clima. O dióxido de carbono é utilizado para descrever como nós estamos a afectar o clima.

12 Idade do gêlo Ano 1900 Ano 2100? Ano 2000 A mudança do clima daqui a 100 anos: Cerca de meia idade do gêlo, mas do lado quente do termómetro.

13 É Fácil fazer análises estatísticas É fácil fazer comparações históricas. As pessoas podem confundir clima-temperatura com temperatura do dia-a-dia. A mudanca do clima inclui também a precipitacao, humidade, ventos, ect. A temperatura como uma ferramenta para medir a mudança do clima.

14 O termómetro é o nosso instrumeto para medir a mudança de clima. Mas a questão não é a temperatura em si.. O importante são as consequências.

15

16

17 Ideström & Skinnarmo

18

19

20

21 Está a ficar mais quente. Há mais evaporação. E mais chuva. O nível da água do mar está a subir, os glaciares estão a derreter, as condições do tempo são mais extremas... Animais ou plantas ou se adaptam ou desaparecem. As pessoas e as sociedades adaptam-se.

22 É só a mudança natural do clima Quando o conhecimento científico evoluir o suficiente, podemos parar a mudança do clima Os outros é que têm de baixar as suas emissões O maior engano da Humanidade

23 Muitos pequenos passos. Juntos fazem a diferença.

24 Utilização mais eficaz da energia Energias renováveis Captura de dióxido de carbono de bio-combustíveis e de combustíveis fósseis

25 Os padrões de tempo mudam Quando, onde, com que frequência e intensidade… A temperatura média aumenta Mais precipitação e mais intensa Cheias, deslocações de terra… Mais evaporacao. Seca, erosão, fogos florestais…

26 Longa distância de travagem O clima tem…

27 Efeito dominó… O clima tem…

28 Vários processos irreversíveis. O clima tem…

29 SIM A mudança do clima é importante. Como é sempre.


Carregar ppt "Mudança do clima, Qual a importância? Martin Hedberg meteorologista do Centro Meteorológico Sueco."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google