A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Hidrologia. Conceito É a ciência que trata da água da Terra, sua ocorrência, circulação e distribuição, suas propriedades físicas e químicas, e suas reações.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Hidrologia. Conceito É a ciência que trata da água da Terra, sua ocorrência, circulação e distribuição, suas propriedades físicas e químicas, e suas reações."— Transcrição da apresentação:

1 Hidrologia

2 Conceito É a ciência que trata da água da Terra, sua ocorrência, circulação e distribuição, suas propriedades físicas e químicas, e suas reações com o meio ambiente, incluindo suas relações com a vida (United States Federal Council of Science and Tecnology, Committee for Scientific Hydrology, 1962). Importância e aplicação: construção de obras hidráulicas, como as de irrigação, regularização de cursos d água e controle de inundações, controle de erosão, navegação, energia e como fonte principal de vida.

3 Divisões da hidrologia: Distribuição das águas na Terra: A maior parte da água está nos oceanos; A Terra (ainda) é o único planeta do sistema solar que possui água superficial em quantidade suficiente para formar oceanos e mares; O outro único grande reservatório está nas calotas e geleiras polares; Os outros constituem uma porção muito pequena da reserva total de água.

4 Distribuição relativa de água na superfície da Terra excluindo-se os oceanos. -Os reservatórios são sistemas não isolados (abertos ou fechados). -A água está sempre em fluxo, por meio da: Evaporação; Precipitação; fluxo superficial ( rios). -Este movimento contínuo é chamado de ciclo hidrológico que é acionado pelo calor da energia do Sol. - O ciclo hidrológico ou ciclo da água implica constante movimento e uma incessante atividade, sendo mesmo considerado um ciclo fechado.

5

6

7 -O mecanismo de renovação das águas atinge: a)Na atmosfera até cerca de 15 km; b)Águas superficiais ( rio, lagos, mares, oceanos, calotas polares, geleiras, etc.) c)As águas subterrâneas até cerca de alguns quilômetros

8 O ciclo curto: é comumente designado de ciclo anual da água Caracteriza-se pela precipitação, escoamento, evaporação.

9

10

11

12

13

14 O ciclo longo é a água que cai e fica retida algum tempo, sem voltar de imediato à atmosfera. Exemplo: a ) Água dos glaciais; b) Água de rochas sedimentares; c) Água juvenil.


Carregar ppt "Hidrologia. Conceito É a ciência que trata da água da Terra, sua ocorrência, circulação e distribuição, suas propriedades físicas e químicas, e suas reações."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google