Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Hidrologia
2
Conceito “É a ciência que trata da água da Terra, sua ocorrência, circulação e distribuição, suas propriedades físicas e químicas, e suas reações com o meio ambiente, incluindo suas relações com a vida” (United States Federal Council of Science and Tecnology, Committee for Scientific Hydrology, 1962). Importância e aplicação: construção de obras hidráulicas, como as de irrigação, regularização de cursos d’ água e controle de inundações, controle de erosão, navegação, energia e como fonte principal de vida.
3
Divisões da hidrologia: Distribuição das águas na Terra:
A maior parte da água está nos oceanos; A Terra (ainda) é o único planeta do sistema solar que possui água superficial em quantidade suficiente para formar oceanos e mares; O outro único grande reservatório está nas calotas e geleiras polares; Os outros constituem uma porção muito pequena da reserva total de água.
4
Distribuição relativa de água na superfície da Terra excluindo-se os oceanos.
Os reservatórios são sistemas não isolados (abertos ou fechados). A água está sempre em fluxo, por meio da: Evaporação; Precipitação; fluxo superficial ( rios). Este movimento contínuo é chamado de ciclo hidrológico que é acionado pelo calor da energia do Sol. - O ciclo hidrológico ou ciclo da água implica constante movimento e uma incessante atividade, sendo mesmo considerado um ciclo fechado.
7
O mecanismo de renovação das águas atinge:
Na atmosfera até cerca de 15 km; Águas superficiais ( rio, lagos, mares, oceanos, calotas polares, geleiras, etc.) As águas subterrâneas até cerca de alguns quilômetros
8
O ciclo curto: é comumente designado de ciclo anual da água
Caracteriza-se pela precipitação, escoamento, evaporação.
14
O ciclo longo é a água que cai e fica retida algum tempo, sem voltar de imediato à atmosfera.
Exemplo: a ) Água dos glaciais; b) Água de rochas sedimentares; c) Água juvenil.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.