A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O CICLO DA ÁGUA HISTORIA DE UMA GOTINHA. CICLO DA ÁGUA A água é um líquido abundante na natureza. Não apresenta sempre o mesmo aspecto. Conhecem a "História.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O CICLO DA ÁGUA HISTORIA DE UMA GOTINHA. CICLO DA ÁGUA A água é um líquido abundante na natureza. Não apresenta sempre o mesmo aspecto. Conhecem a "História."— Transcrição da apresentação:

1 O CICLO DA ÁGUA HISTORIA DE UMA GOTINHA

2 CICLO DA ÁGUA A água é um líquido abundante na natureza. Não apresenta sempre o mesmo aspecto. Conhecem a "História de uma gotinha de água"?...

3 Era uma vez uma gotinha de água pequenina e transparente. Juntamente com outras Salpico formava a água de um lago.

4 Um dia, o Sol brilhante aqueceu a água do lago. As Salpico separaram-se, subiram e formaram o vapor de água. Já não se viam as Salpico.

5 No céu, a gotinha juntou-se a muitas outras e formaram as nuvens. O vento empurrou as nuvens e a Gotinha viajou por muitas terras.

6 Quando a nuvem ficou mais pesada e encontrou ar mais frio, algumas Salpico caíram em forma de chuva.

7 Ao passar pela montanha, o ar era muito, muito frio e a gotinha juntou-se a outras e formaram água sólida. Caíram na terra em forma de neve.

8 O calor do sol derreteu a neve e as Salpico voltaram a ser água líquida.

9

10 Agora a gotinha faz parte do mar. Vive numa onda à espera que o Sol a aqueça para de novo poder subir e começar uma nova viagem.

11 Parte da água introduziu-se na terra e alimentou as plantas. Outra parte infiltrou- se no solo. Quando encontrou rochas impermeáveis formou um lençol de água.

12 A gotinha, com outras companheiras, correu debaixo da terra e formou uma nascente.

13 A gotinha de água foi ter ao rio onde conheceu os peixes. O curso da água levou a gotinha até ao mar. Fonte : Seara.com e mundo da água

14 Vamos ver se aprendeu! 1- A água dos lagos, rios e mares está no estado liquido. 2 - O sol aquece a água, ela sobe para a atmosfera, transforma-se em gotas de água que se juntam e formam as nuvens. 3 - Quando as nuvens ficam muito pesadas, caem sobre a Terra em forma de chuva. A água da chuva vai ser aquecida pelo sol e assim o ciclo da água continua.

15

16 CURIOSIDADE O homem conta com 2/3 do seu peso em água. Tal como o sol, a água é imprescindível para a vida do planeta. Basta dizer como a água é fundamental no processo da fotossíntese, para se compreender como não poderíamos de maneira nenhuma viver sem ela.

17 COMBATE AO DESPERDÍCIO Verifique se há torneiras, chuveiros e mangueiras vazando em sua casa; Feche a torneira enquanto estiver escovando os dentes; Sempre que possível, reutilize a água em sua casa; Não deixe o chuveiro aberto se não estiver tomando banho; Ao ensaboar as louças, mantenha a torneira fechada; Verifique se o relógio que mede o consumo de água de sua casa está em perfeito estado.

18 A água é uma das mais extraordinárias dádivas da natureza, fator decisivo para que a vida surgisse e se desenvolvesse na Terra. A água pura (H2O) é um líquido formado por átomos de hidrogênio e oxigênio e os cientistas acreditam que apareceu no planeta a cerca de 4,5 bilhões de anos atrás, mediante a gradativa cristalização da lava de vulcões. Nos seus estados sólidos, líquido e gasoso, encontra-se presente em todo o planeta. Não somente nos rios, mares e lagos, mas também no solo, no ar e em todos os seres vivos onde representa, como no homem, cerca de 70% do volume corporal

19 Na Terra o volume total da água permanece constante, sendo estimado em torno de 1,5 bilhão de quilômetros cúbicos. Os oceanos constituem cerca de 97% de toda a água do planeta. Dos 3,6 % restantes, aproximadamente 2,25% estão localizados nas calotas polares e nas geleiras, enquanto apenas 0,75 % é encontrado na forma de água subterrânea, em lagos, rios e também na atmosfera, como vapor d'água.

20 A água na natureza está continuamente se movendo como mostra a figura

21 O vapor d'água entra na atmosfera principalmente pela evaporação dos oceanos, grande lagos, rios e pela transpiração da cobertura vegetal. Sob a forma de chuva ela retoma a superfície da Terra. A precipitação pode ocorrer na mesma região onde se deu a evaporação ou a milhares de quilômetros de distância, em decorrência da movimentação das correntes atmosféricas. O tempo de permanência da água como vapor, a partir do momento em que é evaporada, pode variar de algumas horas até algumas semanas, mas a média geral é de 9 a 10 dias. Ao chegar à superfície, a água infiltra-se no solo ou escorre para os lagos e rios e daí chega ao oceano ou é estocada em camadas subterrâneas.

22 CICLO DA ÁGUA NO OCEANO

23 EVAPORAÇÃO A água que evapora dos oceanos é salgada. A evaporação destila ( esse vapor é água pura) a água do mar. A evaporação é ininterrupta. Ocorre mesmo à noite, no mar ou na terra. A superfície do oceano cobre 2/3 do planeta, portanto é aí que ocorre que ocorre a maior parte da evaporação e precipitação. Todas as águas de rios são doces porque, na maior parte, se originam das chuvas.

24 CONDENSAÇÃO O vapor d'água se condensa e forma nuvens. Ela retorna ao estado liquido e se precipita em forma de chuva. As nuvens são deslocadas pelos ventos. Nessas condições, algumas regiões recebem maior ou menor quantidade de chuva. A observação dos movimentos das massas de ar quente e ar frio, responsáveis pela seca e pelas chuvas, é que permite fazer a previsão do tempo. A água salgada é imprópria para consumo e irrigação. A dessalinização é um processo muito caro e adotado por países do oriente médio por falta de rios ou outras fontes de água doce.

25 PRECIPITAÇÃO As chuvas se distribuem conforme a superfície da terra: 2/3 no oceano e 1/3 nos continentes. 120 trilhões de m³ de chuva por ano constituem a principal fonte de água doce do planeta. A descoberta só foi feita no século XVI. Água subterrânea retorna a superfície através de nascentes, minas e bicas. Infiltrada na terra, a água doce percorre os lençóis subterrâneos. Lá fica de horas até mil anos para retornar à superfície.

26

27 5º Série A

28 5º Série B

29 5º Série C

30 5º Série D

31 Prof – Alexandre Prisco COLÉGIO CENECISTA PEDRO ANTÔNIO FAYAL Agora vazem Daqui !!!


Carregar ppt "O CICLO DA ÁGUA HISTORIA DE UMA GOTINHA. CICLO DA ÁGUA A água é um líquido abundante na natureza. Não apresenta sempre o mesmo aspecto. Conhecem a "História."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google