A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTEMPERISMO:Conjunto de fenômenos químicos, físicos e biológicos que provocam a alteração das rochas e seus minerais. Não confundir intemperismo com erosão,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTEMPERISMO:Conjunto de fenômenos químicos, físicos e biológicos que provocam a alteração das rochas e seus minerais. Não confundir intemperismo com erosão,"— Transcrição da apresentação:

1 INTEMPERISMO:Conjunto de fenômenos químicos, físicos e biológicos que provocam a alteração das rochas e seus minerais. Não confundir intemperismo com erosão, pois este implica em transporte de material. No entanto, no decorrer da erosão, isto é, do transporte da matéria mineral pela superfície terrestre, o intemperismo continua atuando, principalmente através da contínua fragmentação das partículas devido aos choques mecânicos. Biológico – Físico - Químico

2 Erosão Eólica (VENTO) A erosão eólica para proceder necessita de correntes constantes de ar e de partículas soltas que possam ser transportadas e servirem como projéteis na desagregação da rocha. Esta combinação de fatores é comum em ambientes áridos e secos, onde a cobertura vegetal do solo é pequena ou nenhuma.

3 Erosão Fluvial (Rios) É provocada pela retirada de material da parte superficial do solo pelas águas de chuva. Esta ação é acelerada quando a água encontra o solo desprotegido de vegetação. O impacto das gotas d'água sobre o solo é capaz de provocar a desagregação de seus torrões, permitindo que a água ao correr pela superfície leve os sedimentos mais finos e sais dissolvidos.

4 Erosão Pluvial (Chuva) Erosão pluvial é a erosão provocada pela água da chuva que vai retirando a camada fértil do solo, tornando-o cada vez mais improdutivo. Além disso, as águas das chuvas arrancam plantas e fazem desmoronar barrancos. É a erosão provocada pela água da chuva causando buracos na terra e abrindo crateras que vão retirando a fertilidade do solo que fica cada vez mais improdutivo. Além disso as águas arrancam plantas e fazendo buracos no solo.

5 Erosão por Abrasão Marinha A ação mecânica das ondas, das correntes e das marés são importantes fatores modeladores das zonas costeiras, cujos resultados são formas de erosão ou formas de deposição. As formas de erosão resultam do desgaste provocado pelo impacto do movimento das ondas sobre a costa - abrasão marinha -.

6 Erosão Glacial (Gelo) Erosão provocada pelos blocos de gelo que, desprendidos das geleiras, deslizam pelas encostas atritando-se contra elas e desgastando- as. As geleiras (glaciares) deslocam-se lentamente, no sentido descendente, provocando erosão e sedimentação glacial. Ao longo dos anos, o gelo pode desaparecer das geleiras, deixando um vale em forma de U ou um fiorde, se junto ao mar.

7 Erosão Nival (Neve) Massa acumulada de neve repentinamente se movimenta de forma rápida e violenta e se precipita em direção ao vale. Durante a descida, a massa carrega cada vez mais neve e pode arrastar árvores, rochas e construções humanas, atingindo até 160 quilômetros horários.

8 Dilatação / Contração Térmica


Carregar ppt "INTEMPERISMO:Conjunto de fenômenos químicos, físicos e biológicos que provocam a alteração das rochas e seus minerais. Não confundir intemperismo com erosão,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google