A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Recuperação Anual Geografia. O espaço em transformação – a Geografia para entender o mundo Geografia para quê? A Geografia vai ajudar a entender este.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Recuperação Anual Geografia. O espaço em transformação – a Geografia para entender o mundo Geografia para quê? A Geografia vai ajudar a entender este."— Transcrição da apresentação:

1 Recuperação Anual Geografia

2 O espaço em transformação – a Geografia para entender o mundo Geografia para quê? A Geografia vai ajudar a entender este mundo veloz, repleto de informações, contrastes e desigualdades, para que possamos compreender as diversas transformações que estão ocorrendo e em que aspectos essas transformações têm nos afetado.

3 O espaço geográfico É todo o espaço ou ambiente continuamente transformado pela ação humana.

4 O trabalho humano no espaço geográfico

5

6

7

8 Biosfera Biosfera é o conjunto de todos os ecossistemas da Terra.

9 Localização no espaço geográfico

10 Rosa dos Ventos

11 Meios de orientação

12

13 Coordenadas Geográficas São um conjunto de linhas imaginárias que servem para localizar um ponto ou acidente geográfico na superfície terrestre. Essas linhas são os paralelos e os meridianos.

14

15 Ciclo hidrológico Chamamos de ciclo hidrológico, ou ciclo da água, à constante mudança de estado da água na natureza. O grande motor deste ciclo é o calor irradiado pelo sol.

16

17

18 Águas Continentais Os rios podem ser classificados quanto ao regime, ao escoamento e à forma de relevo por onde passam.

19 Quanto ao regime de um rio

20 Pluvial Quando as águas de um rio são oriundas das chuvas.

21 Nival Quando as águas de um rio provém do derretimento das geleiras e da cobertura de neve das montanhas.

22 Misto São rios alimentados por ambas as fontes, tanto nival quanto pluvial. Ex. Amazonas

23 Quanto ao escoamento os rios pode ser classificados em: Efêmeros Intermitentes Perenes

24 Rios Efêmeros são rios que existem durante curtos períodos de fortes chuvas.

25 Rios Intermitentes São rios cujos leitos secam durante certo período do ano.

26 Rios perenes São rios que correm durante todo o ano.

27 Quanto ao relevo Rios de planície Rios de planalto

28 Rios de Planície Rios que correm por áreas planas onde praticamente não há cachoeiras, saltos e corredeiras. São rios adequados para navegação.

29 Rios de Planalto São rios que correm por terrenos com desníveis, onde se forma grande número de cachoeiras. São rios pouco navegáveis e são ideais para a construção de hidrelétricas.

30 Massas de ar no Brasil

31

32 Teoria da Deriva Continental Até o início do século XX, a maioria dos cientistas acreditava que, desde que a crosta terrestre havia endurecido, os continentes estavam fixos em suas posições atuais.

33 Teoria da Deriva Continental Alfred L. Wegener Para Wegener os continentes que hoje conhecemos formavam um único continente, chamado Pangea

34

35 A teoria de Wegener conseguiu provar que durante centenas de milhões de anos, tem ocorrido um lento e contínuo deslocamento das placas que formam a crosta do planeta terra. A Deriva Continental propôs esse deslocamento e listou as evidências de que os continentes formavam um bloco único chamado Pangea, mas, não conseguiu explicar como os continentes podem se mover ao longo de tantos quilômetros

36 Nesse contexto surge... A Teoria das Placas Tectônicas

37

38 O encontro entre duas placas tectônicas é chamado limite Nos limites entre as Placas Tectônicas, são comuns os terremotos e a atividade vulcânica.

39 Limite Divergente

40 Limite Convergente

41 Limite transformante – Falha de Santo André

42 Resumo Limite Divergente – quando ocorre a separação de placas; Limite Convergente – quando se dá o encontro de placas; Limite Transformante – quando há o movimento paralelo entre as placas.

43 O que é um bioma? Bioma é um conjunto de diferentes ecossistemas. O bioma são as comunidades biológicas, ou seja, as populações de organismos da fauna e da flora interagindo entre si e interagindo também com o ambiente físico chamado biótopo.

44 Biomas Brasileiros


Carregar ppt "Recuperação Anual Geografia. O espaço em transformação – a Geografia para entender o mundo Geografia para quê? A Geografia vai ajudar a entender este."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google