A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Recuperação Trimestral de Geografia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Recuperação Trimestral de Geografia"— Transcrição da apresentação:

1 Recuperação Trimestral de Geografia
5a série – Aula 1

2 A Terra é um planeta dinâmico
A Terra é um planeta dinâmico. O chão que pisamos aparenta ser estático, ou seja, sem nenhum movimento. Entretanto, a crosta terrestre está em contínuo movimento.

3 Tectonismo – é todo movimento da crosta terrestre
Movimento Interno

4

5 Teoria da Deriva Continental
Até o início do século XX, a maioria dos cientistas acreditava que, desde que a crosta terrestre havia endurecido, os continentes estavam fixos em suas posições atuais.

6 Teoria da Deriva Continental
Alfred L. Wegener Para Wegener os continentes que hoje conhecemos formavam um único continente, chamado Pangea

7

8 Palavras-chave Pangea ou Pangeia – continente único.
Permiano – período geológico em que existia ainda o Pangea. Triássico – período geológico em que teve provavelmente o início da separação do Pangea. Laurássia – continente formado após a separação do Pangea, que deu origem aos atuais continentes europeu e asiático, por exemplo. Gondwana – continente formado após a separação do Pangea, dando origem a América do Sul e África, por exemplo

9 A teoria de Wegener conseguiu provar que durante centenas de milhões de anos, tem ocorrido um lento e contínuo deslocamento das placas que formam a crosta do planeta terra. A Deriva Continental propôs esse deslocamento e listou as evidências de que os continentes formavam um bloco único chamado Pangea, mas, não conseguiu explicar como os continentes podem se mover ao longo de tantos quilômetros

10 A Teoria das Placas Tectônicas
Nesse contexto surge ... A Teoria das Placas Tectônicas

11

12 O tectonismo ou movimentação das Placas Tectônicas, nos oferece explicações sobre a origem das montanhas, dos terremotos e sobre o vulcanismo; O conceito básico do tectonismo é o seguinte: o calor interno da Terra sobre, assim como o ar quente do balão o faz subir. O mesmo princípio aplica-se às rochas quentes que estão abaixo da superfície terrestre.

13 Movimentos Convectivos

14 O encontro entre duas placas tectônicas é chamado limite
Nos limites entre as Placas Tectônicas, são comuns os terremotos e a atividade vulcânica.

15 Limites entre as placas tectônicas

16 Limite Divergente

17 Limite Convergente

18 Limite transformante – Falha de Santo André

19 Resumo Limite Divergente – quando ocorre a separação de placas;
Limite Convergente – quando se dá o encontro de placas; Limite Transformante – quando há o movimento paralelo entre as placas.

20 Terremotos Os terremotos não oferecem benefícios aos seres humanos, apenas riscos e prejuízos. Os terremotos mais fortes ocorre, quando duas Placas Tectônicas se movimentam bruscamente uma contra a outra, gerando uma grande liberação de energia acumulada.

21 A intensidade dos terremotos é medida através da Escala Richter
A Escala Richter foi criada em 1935 pelo físico Charles Richter e mede a magnitude, ou seja, a força de um terremoto. Sismógrafo

22 Terremotos no Brasil Mesmo estando situado na parte central de uma placa tectônica, o território brasileiro também está sujeito a abalos sísmicos. A maioria dos terremotos no Brasil, atingem principalmente áreas pouco povoadas. Os terremotos no Brasil podem ser gerados pelo reflexo de terremotos fortes na Cordilheira dos Andes, pela acomodação de camadas de subsuperfície ou pela movimentação de pequenas falhas na crosta terrestre.

23 Intemperismo Termo utilizado para nominar a ação dos agentes externos modeladores ou modificadores do relevo

24 Intemperismo Físico É o conjunto de processos que leva à desagregação das rochas. Ocorre, principalmente, devido à variação de temperatura que acontece ao longo do dia ou em períodos mais longos.

25 Intemperismo Químico Processo que gera a decomposição química das rochas, por meio da reação entre minerais e a água.


Carregar ppt "Recuperação Trimestral de Geografia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google