A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Efeito de estufa. O que é o efeito de estufa? A designação "efeito de estufa" foi originalmente utilizada pelo cientista sueco Svante Arrhenius, mas o.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Efeito de estufa. O que é o efeito de estufa? A designação "efeito de estufa" foi originalmente utilizada pelo cientista sueco Svante Arrhenius, mas o."— Transcrição da apresentação:

1 Efeito de estufa

2 O que é o efeito de estufa? A designação "efeito de estufa" foi originalmente utilizada pelo cientista sueco Svante Arrhenius, mas o fenómeno foi previsto pela primeira vez em 1827, pelo matemático francês Joseph Fourier. É um mecanismo que mantém a temperatura da Terra constante. Sem ele, a temperatura seria em média 34º C mais fria do que é hoje. O efeito de estufa gerado pela natureza é necessário à vida no planeta. O problema está no aumento deste efeito para além do normal, provocando um desequilíbrio no sistema e um aquecimento global da Terra.

3 O Efeito de Estufa é um fenómeno natural que mantem a temperatura suficiente para que haja vida na Terra. A energia do Sol aquece a Terra

4 A Terra absorve o calor vindo do Sol e erradia uma parte de volta para o espaço (raios infravermelhos). 35% da radiação que recebemos vai ser reflectida de novo para o espaço, ficando os outros 65% retidos na Terra. Cerca de 1% da atmosfera terrestre é composta pelos chamados gases com efeito de estufa, sobretudo vapor de água, dióxido de carbono, metano e ozono. Em conjunto esses gases reflectem calor para a Terra.

5 Se não existisse o Efeito de Estufa, a Terra seria um local gelado e sem vida (à semelhança do que acontece em Marte por exemplo)

6 Como funciona? Durante o dia, a superfície da Terra absorve parte da energia solar e reflecte outra parte. Dessa porção que é reflectida, uma percentagem regressa ao espaço, outra parcela é absorvida pela camada de gases de estufa que envolve o planeta. Estes gases naturais que existem na atmosfera, funcionam como um escudo que impede a saída total do calor para o espaço, fazendo com que o planeta permaneça quente. Daí o nome efeito de estufa: deixa a luz do Sol entrar e evita que parte do calor saia.

7 Como se explica este fenómeno? O clima tem evoluído aos longo dos tempos, sendo a sua evolução natural, no entanto nos últimos tempos o Homem é o grande responsável uma vez que a população mundial tem vindo a aumentar e consequentemente, registou-se um aumento de 25 % de dióxido de carbono (CO 2 ) na atmosfera. Este aumento deve-se especialmente à combustão de combustíveis fósseis, há desflorestação, ao número crescente de indústrias e ao consumismo desmesurado. O efeito estufa provoca um desequilíbrio no sistema natural da Terra pelo que é urgente se reduzirem as emissões dos gases prejudiciais e propor alternativas.

8 Quais as causas do aumento do efeito de estufa? Utilização intensa de combustíveis fósseis (petróleo, gás natural e carvão), nomeadamente através da circulação quotidiana de milhões de veículos automóveis; Crescente número de indústrias poluentes; Avanço da desflorestação. Tudo isto resulta num aumento da concentração de gases de efeito de estufa (especialmente do dióxido de carbono) na atmosfera.

9 Principais gases de Efeito de Estufa (GEE) * O dióxido de Carbono (CO 2 ) tem um tempo de duração de 50 a 200 anos e, entre os restantes gases, é o que mais contribui para efeito estufa, com uma participação de 64 por cento; * O metano (CH 4 ) tem um tempo de duração de nove a 15 anos e participa em 19 por cento para o efeito estufa; * O óxido Nitroso (N 2 0) tem um tempo de duração de 120 anos e participa em 5,7 por cento para o efeito estufa; * O hexafluoreto de enxofre (SF 6 ) dura cerca de 3200 anos e contribui em 0.08 por cento para o efeito estufa; * O hidrofluorcarboneto (HFC) dura 1,5 a 264 anos e tem um contributo "negligenciável" para o efeito estufa; * O polifluorcarboneto (CFCs) tem um tempo de duração de 50 a 1700 anos e participa em dez por cento para o efeito estufa;

10 Principais fontes de emissão de GEE Os veículos automóveis são responsáveis pela libertação de monóxido de carbono (CO) e dióxido de carbono (CO 2 ), óxidos de azoto (NO x ), dióxido de enxofre (SO 2 ), derivados de chumbo e hidrocarbonetos As indústrias também são responsáveis por este fenómeno uma vez que emitem enxofre, chumbo e outros materiais pesados, bem como resíduos sólidos que ficam suspensos no ar, por sua vez a concentração de oxigénio vai sendo cada vez menor o que vai provocar doenças graves no sistema nervoso, cancro, problemas respiratórios. Quanto à agricultura, as substâncias são originadas a partir do cultivo de arroz, agricultura, queima de resíduos agrícolas e de florestas, entre outras fontes.

11 A incineração de resíduos e a deposição de resíduos sólidos nas terras constituem outras fontes de gases com efeito de estufa. A acção do ser humano na natureza tem feito aumentar a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera, através de uma queima intensa e descontrolada de combustíveis fósseis e do desflorestamento. A derrubada de árvores provoca o aumento da quantidade de dióxido de carbono na atmosfera pela queima e também por decomposição natural. Além disso, as árvores aspiram dióxido de carbono e produzem oxigénio. Uma menor quantidade de árvores significa também menos dióxido de carbono sendo absorvido.

12

13

14 Quais as consequências? Alterações da precipitação; Subida do nível dos oceanos (degelo) e a ocorrência de cheias; Ondas de calor; Avanço da desertificação.

15 Medidas de minimização Substituir os combustíveis fósseis por energias alternativas não poluentes; Plantar ou replantar áreas florestais; Poupar energia; Substituir o carro pelos transportes públicos, andar mais a pé e de bicicleta; Utilizar energia solar nas nossas casas; Evitar o uso de sprays com clorofluorcarbono (CFC); Cuidar das florestas e manter áreas de jardim ou quintal.

16 Fontes (22 de Novembro de 2006) (22 de Novembro de 2006) (22 de Novembro de 2006) (23 de Novembro de 2006) eracoesemissoesgee.htm (23 de Novembro de 2006) (23 de Novembro de 2006) (23 de Novembro de 2006)


Carregar ppt "Efeito de estufa. O que é o efeito de estufa? A designação "efeito de estufa" foi originalmente utilizada pelo cientista sueco Svante Arrhenius, mas o."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google