A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Efeito de estufa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Efeito de estufa."— Transcrição da apresentação:

1 O Efeito de estufa

2 O que é o efeito de estufa?
É um fenómeno natural que regula a temperatura da Terra;

3 O efeito de estufa é necessário à vida na Terra, porque sem ele a temperatura média da atmosfera seria de -18ºC. A água estaria congelada e a vida na Terra não era possível. No entanto, o Homem tem vindo a fazer com que o efeito de estufa seja cada vez maior e as consequências podem ser desastrosas. O efeito de estufa é necessário, mas na medida certa.

4 Causas do efeito de estufa
O aumento da população mundial obriga a um maior consumo e a mais poluição; O aumento do número de indústrias poluentes; O aumento da emissão de gases que prejudicam o efeito de estufa, tais como: O dióxido de carbono (fumos que vão para a atmosfera); Os clorofluorcarbonetos CFC’s (presentes, por exemplo, em alguns sprays, frigoríficos, ar condicionado); O metano (é produzido pela decomposição da matéria orgânica, em algumas culturas, lixeiras ou excrementos de gado).

5 Consequências mais significativas do efeito de estufa
Aumento da temperatura em todas as regiões da Terra; Redução dos calotes polares e subida do nível das águas dos oceanos; Alterações no comportamento da chuva, com secas em algumas regiões e chuvas torrenciais noutras; Desertificação em algumas regiões da Terra e perda de solo agrícola;

6 CURIOSIDADES… A longo prazo, em caso de degelo do Glaciar Antárctico, o nível do mar poderá subir 70 metros, e algumas povoações do litoral podem desaparecer, nomeadamente as ilhas Seicheles e Maldivas. 30% do território dos Países Baixos situa-se abaixo do nível actual do mar e se as piores previsões se verificarem podem desaparecer parcialmente. Se a Terra aquecer 1ºC até 2020, os riscos de malária na Europa duplicarão. Esta doença já mata cerca de 3000 pessoas/dia.

7 Cuidemos do nosso planeta antes que seja tarde…
FIM Cuidemos do nosso planeta antes que seja tarde…


Carregar ppt "O Efeito de estufa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google