Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
ar invisível não tem gosto; nem cheiro!!
2
NUNCA PARAMOS DE RESPIRAR!
Agüentamos até: 5 semanas ou mais sem comida; 5 dias sem água; 5 MINUTOS SEM AR. Respirando ... Ingerimos 1,5 Kg de alimentos sólidos; 2,5 l de água; 15 KG DE AR POR DIA. NUNCA PARAMOS DE RESPIRAR!
3
MONITORAMENTO DE POLUENTES
Ar: mistura de gases relativamente fina ao redor da Terra. MONITORAMENTO DE POLUENTES Estações meteorológicas Balões com sondas Aviões Satélites Câmaras ambientais
4
Gases Estufa (GEE) funcionam como se fossem um cobertor que deixa passar luz solar dióxido de carbono (CO2) metano - (CH4) vapor d’água (H2O) , que têm a qualidade de “segurar” parte do calor do Sol refletido perto da superfície terrestre.
5
Poluição do ar Resulta da emissão de gases poluentes ou de partículas sólidas na atmosfera
6
Inversão térmica Para entender o fenômeno é preciso ter em mente o seguinte: o ar quente, menos denso e mais leve, tende a subir e o ar frio, mais denso e pesado, tende a descer.
7
INVERSÃO TÉRMICA A inversão térmica é um fenômeno meteorológico facilmente visto a olho nu nas grandes cidades como São Paulo ou Nova York, principalmente no inverno. É aquele facho de luz cinza alaranjado que divide o céu um pouco antes de anoitecer.
8
Visualização de um pulmão com várias partículas que ficam retidas nos pulmões causando graves problemas respiratórios ou agravando os que já existem.
9
CHUVA ÁCIDA Alteram a composição química do solo
Atingem cadeias alimentares Destroem florestas e lavouras Atacam estruturas metálicas e monumentos
10
CHUVA ÁCIDA Igreja/MG Na Suécia há cerca de 4000 lagos sem vida e estão contaminados pelas chuvas ácidas;
11
Camada de Ozônio (O3)
12
Aquecimento global Resultou do agravamento do efeito estufa, ou seja, do aumento da concentração de CO2 na atmosfera.
13
Revolução Industrial ECO – 92 Pontos polêmicos:
Diminuição da emissão de CO2 Conservação das florestas tropicais Agenda 21 Protocolo de Kyoto.
14
Protocolo de Kyoto
15
O PROTOCOLO DE KYOTO (1997) Acordo internacional, assinado por 84 países, em 1997, em Kyoto no Japão, que estabelece, entre 2008 e 2012, a redução de 5,2% dos gases-estufa, em relação aos níveis em 1990. METAS DE REDUÇÃO Países da União Européia – 8% Estados Unidos – 7% Japão – 6% Para a China e os países em desenvolvimento, como Brasil, Índia e México, ainda não foram estabelecidos níveis de redução
16
Impactos dos 5 erres REFLETIR sobre os processos socioambientais de produção e consumo; • RECUSAR signifi ca evitar o consumo exagerado e desnecessário e recusar produtos que causem danos ao meio ambiente ou a nossa saúde ; • REDUZIR a geração de lixo. Signifi ca desperdiçar menos, consumir só o necessário; • REUTILIZAR é dar uma nova utilidade a materiais que, na maioria das vezes, consideramos inúteis e jogamos fora; • RECICLAR é transformar algo usado em algo novo por meio de processos industriais.
17
CONSEQÜENCIAS DO NO BRASIL
A partir do ano , a Amazônia entra em uma fase de colapso. E passaria a ser outro tipo de vegetação, uma vegetação tipo savana ou cerrado. A temperatura média na Amazônia pode subir 8° até o ano de No Pantanal, a elevação seria de 6,5°. E no Nordeste, 4,5°. O semi-árido nordestino seria a região mais castigada. Pode gerar um problema gravíssimo, que é o de refugiados ambientais.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.