A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Troposfera e estratosfera ATMOSFERAmesosfera termosfera exosfera.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Troposfera e estratosfera ATMOSFERAmesosfera termosfera exosfera."— Transcrição da apresentação:

1 troposfera e estratosfera ATMOSFERAmesosfera termosfera exosfera

2 A troposfera é a única camada em que os seres vivos podem respirar normalmente (O2). Essa camada se estende até 20 km do solo, no equador, e a aproximadamente 10 km nos pólos. A estratosfera contém ozônio, um gás que absorve os raios ultravioleta do Sol. Hoje, a poluição está ocasionando "buracos" na camada de ozônio.

3 Moléculas de gases no ar Ar mais rarefeito O ar se torna mais rarefeito quanto mais distante da superfície terrestre.

4 O Ar atmosférico não é apenas uma mistura de gases, apresenta também partículas sólidas de sujeira e vapores de água. CO2(dióxido de carbono) 0,03%

5 É que sua proporção varia conforme a região ou a estação do ano. Sobre os oceanos, por exemplo, a evaporação constante aumenta a umidade relativa do ar. O vapor dágua também compõe o ar, mas de um jeito diferente.

6 Em áreas de florestas tropicais ocorre a evapotranspiração, processo natural das plantas. Em outros ecossistemas, ou nas épocas secas, a umidade cai. Abaixo de 20%, equivale ao clima de um deserto.

7

8

9

10

11

12 AR dióxido de carbono (CO2) metano (CH4) vapor dágua (H2O) gases estufa Seguram parte do calor do Sol refletido perto da superfície terrestre. Graças a isso, a temperatura no planeta permaneceu em 15ºC, em média, ao longo dos últimos milênios.

13

14 Contribuição relativa de gases para o efeito estufa Dióxido de Carbono CO 2Dióxido de Carbono CO 2 Metano CH 4Metano CH 4 Clorofluorcarbonos (CFCs - artificial)Clorofluorcarbonos (CFCs - artificial) Óxido Nitroso NOÓxido Nitroso NO Ozônio (O 3 )Ozônio (O 3 ) Gases Efeito Estufa

15

16 a)Dióxido de carbono(CO 2 ) Altamente tóxico Produzido pela queima de combustíveis fósseis: petróleo, gás natural, carvão; Queimadas (liberam CO 2 ). O CO 2 é responsável por cerca de 60% do efeito estufa.

17 Diariamente são enviados cerca de 6 milhões de toneladas de CO 2 para a atmosfera da Terra. CO 2 : tempo de duração na natureza de 50 a 200 anos.

18 b)Metano (CH 4 ) Produzido por campos de arroz, pelo gado, esgoto e pelo lixo orgânico em decomposição.

19 CH4 É responsável por cerca de 15% do efeito estufa. Tempo de duração na natureza de 15 anos.

20 c) Clorofluorcarbono (CFC): Usado em sprays, motores de aviões, ar condicionados, geladeiras, certos plásticos e solventes.

21 10% Responsável por cerca de 10% do do efeito estufa. Seu tempo de duração é de 50 a 1700 anos na natureza. CFC

22 CONSEQUÊNCIAS DO EFEITO ESTUFA: - Aumento do nível do mar (de 15 a 20cm até 2030 com posterior aceleração deste processo); - Derretimento de geleiras; - Enchentes; - Tempestades; - Furacões;

23 - Estiagens; - Interferência na agricultura (devido à imprevisibilidade das estações do ano); - Deslocamento de populações; - Provável extinção de espécies animais, como o urso polar e espécies marinhas.

24

25 Conseqüências trágicas: mais furacões, como o Rita em 2005

26 Furacão Katrina - New Orleans EUA

27 Imprevisibilidade climática

28 Enchentes e inundações com proliferação de doenças.

29

30

31

32

33 Tornado em Muitos Capões/RS

34 Tornado em Antonio Prado/RS

35 Tornado em São Francisco de Paula/RS

36 DERRETIMENTO DAS GELEIRAS: - Maior no Ártico (oceano congelado); - Na periferia da Antártica (é uma das principais controladoras do sistema climático terrestre e do nível dos mares, além de acumular registros de outras eras sob o gelo).

37 Inversão térmica Resultado da combinação da estiagem com o frio. Ocorre quando a superfície terrestre sofre um resfriamento rápido, como numa noite de inverno. O ar frio fica preso perto do solo, e o mais quente (mais leve) fica acima, formando uma capa. O problema aumenta nas cidades com muitos veículos e indústrias poluentes, pois a poluição não se dispersará.

38 Poluentes sobem com o ar quente

39 Poluição do ar Poluição é toda modificação química, física ou biológica que pode causar danos ao ambiente, inclusive a nós, seres humanos. Altera o equilíbrio original da atmosfera a ponto de prejudicar a vida no Planeta.

40 Para controlar a poluição de um local, técnicos medem a presença de poluentes, chamados de indicadores da poluição. No Brasil, o Conselho Nacional do Meio Ambiente – Conama estabeleceu os padrões para a qualidade do ar, inspirado em normas da Organização Mundial de Saúde – OMS.

41 A qualidade do ar não depende só da quantia de poluentes emitidos, mas também das condições para dispersá-los. É mais fácil a dispersão no alto de uma montanha, onde venta mais, do que num fundo de vale.

42 A descoberta do aquecimento global As primeiras constatações científicas sobre os gases estufa datam de Mas os alertas acontecem desde1950. Em 1988, a Organização Meteorológica Mundial – OMM e o Programa para o Meio Ambiente da ONU – PNUMA criaram o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas/IPCC para reunir esse conhecimento, ainda em construção.

43 Em 1990, o primeiro relatório do IPCC, que indicou as evidências da relação da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera com as mudanças climáticas, foi de grande importância para a assinatura da Convenção – Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que entrou em vigor em O relatório seguinte inspirou a assinatura do Protocolo de Quioto.

44 Cerca de cientistas de 193 países (inclusive do Brasil) produziram o quarto relatório do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas), lançado em Ele demonstrou que a ação humana causa o aquecimento global. E previu um aumento da temperatura da Terra entre 1,8ºC e 4ºC, em média, até o fim do século XXI.

45 Mas indicou ações que podem ser adotadas para evitar os piores problemas. Nem tudo, nas mudanças climáticas, se deve à ação humana. O relatório do IPCC também menciona influências naturais. Por exemplo, as grandes explosões dos vulcões lançam partículas na atmosfera.

46 Protocolo de Quioto Tratado internacional Quioto (Japão) 1997 entrou em vigor em 2005 Estabeleceu um período de compromissos, entre 2008 e 2012 países desenvolvidos devem reduzir suas emissões totais dos gases de efeito estufa em média 5% abaixo dos níveis de os EUA não integram o Protocolo

47 Ações transformador as locais ao alcance das mãos Mudança de atitude

48 Refletir sobre os processos sócio-ambientais de produção e consumo; Recusar significa evitar o consumo exagerado e desnecessário e recusar produtos que causem danos ao meio ambiente ou a saúde; Reduzir a geração de lixo significa consumir somente o necessário; Reutilizar é dar utilidade a materiais que, na maioria das vezes, consideramos inúteis e jogamos fora; Reciclar é transformar algo usado em algo novo por meio de processos industriais.

49 Em uma comunidade sustentável, as pessoas cuidam das relações que estabelecem umas com as outras, com a natureza e com os lugares onde vivem. Essa comunidade aprende, pensa e age para construir o seu presente com criatividade,liberdade e respeito à diversidade, garantindo as mesmas ou melhores oportunidades para as gerações futuras.

50 Ao alcance da escola e da vizinhança Que tal um passeio pelo quarteirão, pelo bairro? Observe o que pode ser melhorado, para levar como sugestão aos vizinhos. Melhor ainda se formar um grupo para a tarefa. Há veículos poluentes? Lixo nas ruas? Desperdício de sacos plásticos (feitos de petróleo)nas lojas? Após responder às perguntas, é preciso sistematizar as informações para criar um plano de ação. As tarefas terão de ser distribuídas e, periodicamente, o plano poderá ser revisado.

51 Por meio de uma postura solidária, os cuidados com o ambiente se tornarão práticas do dia-a-dia de cada pessoa. Cada um ganhará a consciência de que suas ações pessoais afetam os integrantes da comunidade, os demais seres vivos. Ao adotar o zelo para com os bens naturais na escola, em casa, no lazer e no trabalho,garantiremos o uso sustentável para a atual e as futuras gerações.

52

53 A maior floresta do mundo. Com km², 15 trilhões de m3 de chuva e 96 toneladas de oxigênio por ano. Mais espécies de árvores, que fotossintetizam de dia, para respirar à noite...


Carregar ppt "Troposfera e estratosfera ATMOSFERAmesosfera termosfera exosfera."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google