A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Importante instrumento na luta contra as alterações climáticas. Os países industrializados têm de reduzir em 5%, em média, as suas emissões de determinados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Importante instrumento na luta contra as alterações climáticas. Os países industrializados têm de reduzir em 5%, em média, as suas emissões de determinados."— Transcrição da apresentação:

1

2 Importante instrumento na luta contra as alterações climáticas. Os países industrializados têm de reduzir em 5%, em média, as suas emissões de determinados gases (provocam efeito de estufa) Estas emissões e o seu aumento constante são responsáveis pelo aumento das temperaturas Deverá atingir níveis de cerca de +1,4°C a +5,8°C em todo o planeta até 2100, relativamente às temperaturas de 1990

3 Teor do Protocolo O Protocolo de Kyoto incide nas emissões de seis gases com efeito de estufa: Dióxido de carbono (CO2). Metano (CH4). Óxido nitroso (N2O); Hidrocarbonetos fluorados (HFC); Hidrocarbonetos perfluorados (PFC). Hexafluoreto de enxofre (SF6). Oficialmente entrou em vigor em 16 de Fevereiro de 2005 Se o Protocolo de Kyoto for implementado com sucesso, estima-se que a temperatura global irá reduzir entre 0,02ºC e 0,28ºC até 2050.

4 O que podem fazer os países para reduzir a emissão dos gases: Promover o uso de fontes energéticas renováveis; Limitar as emissões de metano no tratamento de resíduos e dos sistemas energéticos; Proteger florestas e outros mecanismos de consumo de carbono.

5 Benefícios e custos da estratégia Os benefícios: Prevenção de danos decorrentes das alterações climáticas (danos para a saúde, aumento do nível do mar, alteração dos ecossistemas, incêndios, tempestades, vagas de calor). Os custos: Reestruturação dos sistemas de transporte assim como de produção e de utilização da energia.

6 Protocolo de Kyoto e Portugal A emissão de gases não podia aumentar mais de 27% dos valores das emissões da altura (1998). A U.E. adoptou esta medida para não penalizar os países da U.E. que menos poluíam (Portugal, Espanha, Irlanda e Grécia). No entanto, Portugal e a Espanha disputam neste momento o 1ºlugar na corrida da poluição.

7 Como reduzir as emissões? Vigilância sistemática das empresas poluentes; Financiamento da instalação de tecnologias amigas do ambiente; Prevenção dos incêndios; Mudança de atitude do cidadão comum em relação à utilização do transporte público não poluente.


Carregar ppt "Importante instrumento na luta contra as alterações climáticas. Os países industrializados têm de reduzir em 5%, em média, as suas emissões de determinados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google