A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O PROTOCOLO DE KIOTO O QUE É O PROTOCOLO DE KYOTO?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O PROTOCOLO DE KIOTO O QUE É O PROTOCOLO DE KYOTO?"— Transcrição da apresentação:

1 O PROTOCOLO DE KIOTO O QUE É O PROTOCOLO DE KYOTO?
É um pacto que foi acertado por diversos governos em 1997, durante uma conferência realizada em Kyoto (Japão), e que tem por objetivo reduzir a emissão de gases que causam o efeito estufa em 5,2 por cento dos níveis de A redução deve acontecer entre 2008 e Um total de 141 países, incluindo o Brasil, ratificaram o acordo. ESSE É O PRIMEIRO ACORDO DESSE TIPO? Inicialmente, governos de várias partes do mundo concordaram em combater o aquecimento do planeta na "Cúpula da Terra" (também conhecida como Eco-92), realizada no Rio de Janeiro, em O Protocolo de Kyoto é resultado dos esforços iniciados então.

2 O PROTOCOLO DE KIOTO O PACTO TEM PODER DE LEI?
O pacto passará a ser legalmente compulsório para seus participantes a partir de quarta-feira depois de ter cumprido duas condições: ratificação por ao menos 55 países e apoio de países desenvolvidos responsáveis por ao menos 55 por cento das emissões de gases do efeito estufa. COMO O TRATADO SERÁ IMPOSTO? Segundo um acordo de 2001, os países que não cumprirem as metas de emissão até 2012 terão de realizar os cortes previstos mais um adicional de 30 por cento, em um segundo período a se iniciar em Não foi acatada a idéia de impor multas.

3 O PROTOCOLO DE KIOTO TODOS OS PAÍSES TÊM DE RESTRINGIR AS EMISSÕES?
Não, apenas 39 países, os mais desenvolvidos, têm de atingir essas metas no período de 2008 a 2012. COMO VÃO OS ESFORÇOS DE CORTE ATÉ AGORA? Muitos países não estão conseguindo implementar medidas para atingir as metas. Segundo o UNFCCC, órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) responsável por supervisionar o processo, as emissões na Espanha e em Portugal, por exemplo, ficaram, em 2002, 40,5 por cento acima dos níveis registrados em 1990.

4 O PROTOCOLO DE KIOTO O QUE SÃO OS GASES DO EFEITO ESTUFA?
São gases responsáveis por prender calor na atmosfera terrestre. O principal é o dióxido de carbono (gás carbônico), resultante em sua maior parte da queima de combustíveis fósseis. O protocolo também cobre o metano, o óxido nítrico, os hidrofluorcarbonetos, os perfluorcarbonetos e os hexafluoretos de enxofre. COMO OS PAÍSES VÃO OBEDECER ÀS METAS? A União Européia (UE) criou em janeiro de 2005 um novo mercado por meio do qual cerca de 12 mil fábricas e usinas de energia recebem cotas de emissão de dióxido de carbono. Se ultrapassarem suas cotas, elas podem adquirir cotas no mercado ou pagar uma multa; se ficarem abaixo delas, podem vender suas cotas. No mercado da UE, o preço das cotas gira em torno de 7,2 euros (9,25 dólares) por tonelada.


Carregar ppt "O PROTOCOLO DE KIOTO O QUE É O PROTOCOLO DE KYOTO?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google