A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Valores que sustentam o paradigma de desenvolvimento, ainda vigente na sociedade atual, dão exagerado ênfase ao crescimento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Valores que sustentam o paradigma de desenvolvimento, ainda vigente na sociedade atual, dão exagerado ênfase ao crescimento."— Transcrição da apresentação:

1 1 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Valores que sustentam o paradigma de desenvolvimento, ainda vigente na sociedade atual, dão exagerado ênfase ao crescimento econômico. Implicando frequentemente:: exploração descontrolada dos recursos naturais uso de tecnologias de larga escala consumo desenfreado

2 2 politicamente injusto socialmente perverso aspectos ecologicamente predatórios Resultando em:

3 Consequências 3

4 4

5 5

6 6

7 7

8 8

9 9

10 10 NECESSIDADE DE PROFUNDAS MUDANÇAS - ATUAIS SISTEMAS DE PRODUÇÃO; - ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE HUMANA; - UTILIZAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS NECESSÁRIOS À VIDA HUMANA E A OUTROS SERES VIVOS. PRIMEIRO GRANDE PASSO GLOBAL CONFERÊNCIA DE ESTOCOLMO (SUÉCIA, 1972) enfatizou: - IMPORTÂNCIA DA QUESTÃO AMBIENTAL; - NECESSIDADE DE SE REAPRENDER A CONVIVER COM O PLANETA; - PRESERVANDO-O PARA GARANTIR A CONTINUIDADE DA VIDA E DA HISTÓRIA.

11 11 COMISSÃO MUNDIAL PARA O MEIO AMBIENTE E O DESENVOLVIMENTO (1987) relatório NOSSO FUTURO COMUM - evidenciou-se a recusa dos paises em desenvolvimento de tratar questões ambientais em seu estrito senso; - ficou claro que a noção de desenvolvimento sustentável está alem da simples consideração da questão ambiental; - é necessário rever os sistemas de produção qto a escolha, gerenciamento e utilização dos recursos naturais, bem como ao processo de inovação tecnológica.

12 12 UNCED ( UNITED NATIONS CONFERENCE ON ENVIRONMENT AND DEVELOPMENT) (Rio de Janeiro 1992 – 170 PAISES – 25 MIL PESSOAS) (CÚPULA DA TERRA – Eco 92 ) - resolução 44/228 ressalta – durante a preparação da unced * proteção ambiental deve ser enfocada com íntima relação entre a pobreza e degradação * reconhece que os países desenvolvidos causam a maioria dos problemas de poluição e que terão a maior responsabilidade em combatê-los * sugere que recursos e tecnologias devem ser colocadas à disposição dos paises em desenvolvimento para reverter o processo de degradação ambiental * encontrar solução urgente e eficaz para o problema das dívidas externas, requisito fundamental para a estratégia de desenvolvimento sustentável

13 13 UNCED RESULTOU EM 5 DOCUMENTOS: - A AGENDA 21 ( PENSE GLOBALMENTE AJA LOCALMENTE ) * implementação de um novo modelo de desenvolvimento que propicie o manejo sustentável dos recursos naturais e a preservação da biodiversidade; * relações econômicas justas e igualitárias entre os países e seu diversos segmentos; * que se criem fontes de recursos destinados ao financiamento de pequenos projetos locais como: PCHs, projetos de energia renovável, que utilize fonte de matéria prima como o sol, biomassa e vento; * que se gerem recursos semelhantes aos grandes projetos sobretudo se apresentarem economia de energia e menor nível de agressão ambiental.

14 14 - A CONVENÇÃO DO CLIMA; - A CONVENÇÃO DA BIODIVERSIDADE; - DECLARAÇÃO DO RIO; - PRINCÍPIOS SOBRE FLORESTAS. PROTOCOLO DE KYOTO (1997) Redução das emissões de 6 gases considerados causadores do Efeito Estufa (dióxido de carbono, CO2; metano, CH4; óxido nitroso, N20; Hidrofluorcarbonetos, HFC; Perfluorocarbonetos, PFC; hexafluoreto de enxofre, SF6). Emissões de CO2, CH4 e N2O, o ano base e 1990, países que assinaram o protocolo devem reduzir em média 5% as emissões durante o período compreendido entre RIO +10 (JOANESBURGO 08/2002) - AVALIAÇÃO GERAL DAS CONDIÇÕES ATUAIS PRIORIDADES PARA AS ACÕES FUTURAS; - CONFERÊNCIA BALANÇO; - O QUE OS PAISES FIZERAM PARA IMPLEMENTAR A AGENDA 21; - OS PAÍSES ADOTARAM AS ESTRATÉGIAS NACIONAIS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL?

15 15 A Declaração de Política de 2002 da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, realizada em Joannesburgo, afirma que: o Desenvolvimento Sustentável é construído sobre três pilares interdependentes e mutuamente sustentadores desenvolvimento econômico, desenvolvimento social e proteção ambiental. Esse paradigma reconhece a complexidade e o interrelacionamento de questões críticas como pobreza, desperdício, degradação ambiental, decadência urbana, crescimento populacional, igualdade de gêneros, saúde, conflito e violência aos direitos humanos.

16 16 O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL está relacionado ao desenvolvimento atrelado ao gerenciamento dos recursos naturais e à proteção do meio ambiente global, visando ao mesmo tempo resolver o problema da pobreza, aperfeiçoar a condição humana e preservar os sistemas biológicos, dos quais toda vida depende. além disso, é necessário que haja disponibilidade de recursos naturais em níveis semelhantes aos atuais para as gerações futuras, e também o acesso igualitário entre os homens hoje, aos recursos ou aos bens ECONÔMICOS E SOCIAIS. CONCEITO 2 – Desenvolver de forma sustentável é aumentar a qualidade de vida humana enquanto se vive dentro da capacidade que mantém os ecossistemas. Este é um processo que requer progresso global simultâneo em uma variedade de dimensões: econômica, humana, ambiental, tecnológica e política. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL CONCEITO1 -

17 17 1. SUGESTÕES ENERGÉTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL diminuir o uso dos atuais combustíveis e substituí-los por outros com reservas renováveis de longo prazo; alimentar a Eficiência Energética no setor de produção e consumo, visando a crescente demanda em países desenvolvidos; mudanças em todo o sistema de produção como forma de aumentar a eficiência no uso de materiais, transportes e combustíveis; desenvolvimento de alternativas energéticas que não prejudiquem o meio ambiente e que forneçam novas tecnologias na produção e exploração de combustíveis; rever as políticas do setor energético de forma a favorecer as tecnologias que beneficiem o meio ambiente, com diminuição das alternativas não sustentáveis; incentivar o uso de combustíveis menos poluentes.

18 18 no protocolo de kyoto em 1997, foi estabelecido metas para controlar a emissão dos gases- estufa até o ano 2020, com maior responsabilidade dos países desenvolvidos; os países em desenvolvimento devem direcionar o seu crescimento de modo a: minimizar as emissões de gases que afetam a camada de ozônio e controlar o avanço do uso dos combustíveis fósseis; no setor de transporte há um movimento para trocar os atuais combustíveis fósseis, poluidores em potencial, para combustíveis ou tecnologias de veículos que reduzam significativamente a poluição do ar; no setor elétrico, deve ser reduzido o impacto ambiental negativo produzido pela captação de energia em fontes como o carvão mineral ou derivados de petróleo; desenvolver tecnologias mais eficientes das fontes primárias como: hidrelétricas, solares, eólicas, etc.; no setor industrial deve ser racionalizado o uso de energia, desde a produção até o gerenciamento do processo; incentivos financeiros para a eficiência energética de aparelhos domésticos e política de informação em massa para a economia de energia elétrica.

19 19 Sugestões Gerais para o Desenvolvimento Sustentável: OBS: faltam sugestões para a área social. Reciclagem de papel, alumínio, plástico, vidro e outros materiais; · Coleta seletiva de lixo; · Tratamento de esgotos industriais e domésticos para que não sejam jogados em rios, lagos, córregos e mares; · Descarte de baterias de celulares e outros equipamentos eletrônicos em locais especializados. Estas baterias nunca devem ser jogadas em lixo comum; · Geração de energia através de fontes não poluentes como, por exemplo, eólica, solar e geotérmica; · Substituição, em supermercados e lojas, das sacolas plásticas pelas feitas de papel; · Uso racional (sem desperdício) de recursos da natureza como, por exemplo, a água; · Diminuição na utilização de combustíveis fósseis (gasolina, diesel), substituindo-os por biocombustíveis; · Utilização de técnicas agrícolas que não prejudiquem o solo;

20 20 Substituição gradual dos meios de transportes individuais (carros particulares) por coletivos (metrô); · Criação de sistemas urbanos (ciclovias) capazes de permitir a utilização de bicicletas como meio de transporte eficiente e seguro; · Incentivo ao transporte solidário (um veículo circulando com várias pessoas); · Combate ao desmatamento ilegal de matas e florestas; · Combate à ocupação irregular em regiões de mananciais; · Criação de áreas verdes nos grandes centros urbanos; · Manutenção e preservação dos ecossistemas.

21 21 3. ENERGIA ELÉTRICA ORIENTADA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Cerca de 30 a 40% da energia usada no mundo é na forma de eletricidade. Isto se deve a características como: flexibilidade e confiabilidade; alternativas variadas para a produção ambientalmente limpa; limpeza nos usos finais; tecnologia bem dominada e em franco desenvolvimento; fácil integração às novas tendências de tecnologias de globalização, descentralização, informação e com maior eficiência; aptidão para fornecer os principais serviços de energia desejados pela sociedade atual.

22 22 5 Dimensões a serem levadas em conta para o DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL:

23 23 Políticas Públicas para um Desenvolvimento Sustentável

24 24


Carregar ppt "1 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Valores que sustentam o paradigma de desenvolvimento, ainda vigente na sociedade atual, dão exagerado ênfase ao crescimento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google