A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo."— Transcrição da apresentação:

1 DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo

2 DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo DESENVOLVIMENTO EQÜITATIVO Um componente essencial do desenvolvimento humano: As pessoas devem ter acesso a iguais oportunidades, de modo que possam participar e se beneficiar dos frutos e das oportunidades criadas pelo processo de crescimento econômico.

3 DESENVOLVIMENTO: Sustentado É necessário assegurar às gerações futuras a oportunidade de usufruir, pelo menos, o mesmo nível de bem-estar hoje disponível. A estratégia de DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL visa a promover a harmonia entre os seres humanos e entre a humanidade e a natureza;

4 DESENVOLVIMENTO: Sustentado A AMEAÇA À SOBREVIVÊNCIA HUMANA EM FACE DA DEGRADAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS A extinção das espécies da fauna e flora; A QUESTÃO AMBIENTAL OCUPAR UM LUGAR DE DESTAQUE NOS DEBATES INTERNACIONAIS. O aquecimento da temperatura devido à emissão de gases poluentes;

5 DESENVOLVIMENTO: Sustentado A preocupação da comunidade internacional com os limites do desenvolvimento do planeta datam da década de 60; Quando começaram as discussões sobre os riscos da degradação do meio ambiente.

6 DESENVOLVIMENTO: Sustentado Tais discussões ganharam tanta intensidade que levaram a ONU a promover uma Conferência sobre o Meio Ambiente em Estocolmo (1972).

7 DESENVOLVIMENTO: Sustentado No mesmo ano, (1972) pesquisadores do Clube de Roma publicaram o estudo Limites do Crescimento; O estudo concluía que, mantidos os níveis de industrialização, poluição, produção de alimentos e exploração dos recursos naturais, o limite de desenvolvimento do planeta seria atingido, no máximo, em 100 anos.

8 DESENVOLVIMENTO: Sustentado PROVOCANDO UMA REPENTINA DIMINUIÇÃO DA POPULAÇÃO MUNDIAL E DA CAPACIDADE INDUSTRIAL.

9 DESENVOLVIMENTO: Sustentado DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – A EXPRESSÃO ENTRA EM CENA Em 1983, a ONU cria a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento como um organismo independente.

10 DESENVOLVIMENTO: Sustentado EM BUSCA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL o relatório Nosso Futuro Comum (1987) define o desenvolvimento sustentável com sendo: aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem a suas próprias necessidades

11 DESENVOLVIMENTO: Sustentado As cinco dimensões da sustentabilidade ecológica espacial social cultural econômico sustentabilidade

12 DESENVOLVIMENTO: Sustentado A SUSTENTABILIDADE SOCIAL – que se entende como a criação de um processo de desenvolvimento sustentado por uma civilização com maior equidade na distribuição de renda e de bens, de modo a reduzir o abismo entre os padrões de vida dos ricos e dos pobres.

13 DISTRIBUIÇÃO DE RENDA - BRASIL

14 Uma família é considerada pobre quando a soma de seus rendimentos é insuficiente para suas necessidades básicas –alimentação, saúde, educação, moradia e transporte, entre outras necessidades fundamentais (Rezende e Tafner, 2005). No Brasil 64,2% da população vivem com até três salários mínimos de renda mensal familiar, (IBGE 2010).

15 DESENVOLVIMENTO: Sustentado A SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA Que deve ser alcançada através do gerenciamento e alocação mais eficientes dos recursos e de um fluxo constante de investimentos públicos e privados.

16 DESENVOLVIMENTO: Sustentado A SUSTENTABILIDADE ECOLÓGICA – que pode ser alcançada através do aumento da capacidade de utilização dos recursos, limitação do consumo de combustíveis fósseis e de outros recursos e produtos que são facilmente esgotáveis, redução da geração de resíduos e de poluição, através da conservação de energia, de recursos e da reciclagem

17 DESENVOLVIMENTO: Sustentado A SUSTENTABILIDADE ESPACIAL – que deve ser dirigida para a obtenção de uma configuração rural-urbana mais equilibrada e uma melhor distribuição territorial dos assentamentos humanos e das atividades econômicas.

18 Evolução da população urbana e rural, com previsão até 2050

19

20 DESENVOLVIMENTO: Sustentado A SUSTENTABILIDADE CULTURAL Incluindo a procura por raízes endógenas de processos de modernização e de sistemas agrícolas integrados, que facilitem a geração de soluções específicas para o local, o ecossistema, a cultura e a área.

21 DESENVOLVIMENTO: Sustentado O BRASIL - como um país detentor da megadiversidade e ao mesmo com elevada taxa de desmatamento, possui um papel relevante na elaboração de políticas públicas ligadas a biodiversidade.

22 DESENVOLVIMENTO: Sustentado Em 1991 iniciaram-se as negociações formais entre os países, que culminaram com a realização, em 1992, da "Conferência da Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento", também conhecida como "Cúpula da Terra" ou RIO 92.

23 DESENVOLVIMENTO: Sustentado Convenção sobre Biodiversidade (CDB); Convenção sobre Mudanças do Clima; Agenda 21; Princípios para Administração Sustentável das Florestas; Declaração do Rio de Janeiro sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. CONFERÊNCIA RIO 1992 FORAM ASSINADOS CINCO DOCUMENTOS

24 DESENVOLVIMENTO: Participativo DESENVOLVIMENTO PARTICIPATIVO Significa não apenas o desenvolvimento para as pessoas e desenvolvimento das pessoas, mas também pelas pessoas.

25 DESENVOLVIMENTO: Participativo É importante a vitalidade de uma sociedade civil atuante na vida pública para a boa governança e para o desenvolvimento participativo; A participação da sociedade civil é importante para assegurar a transparência das ações e para permitir o combate eficiente à corrupção no setor público.


Carregar ppt "DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google