A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Definir objetivos de trabalho Ordenar recursos (financeiros, materiais, humanos, temporais, espaciais) Determinar métodos e técnicas aplicáveis Estabelecer.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Definir objetivos de trabalho Ordenar recursos (financeiros, materiais, humanos, temporais, espaciais) Determinar métodos e técnicas aplicáveis Estabelecer."— Transcrição da apresentação:

1

2 Definir objetivos de trabalho Ordenar recursos (financeiros, materiais, humanos, temporais, espaciais) Determinar métodos e técnicas aplicáveis Estabelecer formas de organização Definir regras de conduta das partes envolvidas

3 PRESSUPOSTOS: Ordenação espacial e temporal Uso sustentável dos recursos Minimizar impactos negativos Benefícios para a comunidade receptora Manutenção e uso do patrimônio Coordenar com outras atividades econômicas

4 Uma das abordagens mais consagradas de planejamento turístico é a aplicação de uma visão sistêmica sobre o fenômeno. Segundo a teoria geral dos sistemas – surgida na década de 1960 nas ciências biológicas e aprimorada pelas ciências da gestão – sistema é um conjunto de elementos interconectados de modo a formar um todo organizado. Todo sistema possui como objetivo a busca do equilíbrio ou, em outras palavras, de se manter, de ser sustentável.

5 No Turismo há várias definições sistêmicas – que serão discutidas em FT2X2. De antemão, apresenta-se o modelo do Sistema de Turismo – SISTUR - do Prof. Mário Beni (1998), ainda hoje o mais aceito e difundido no país. Por fim, vale destacar que nem toda a análise teórica e epistemológica do turismo precisa ser ou é sistêmica. Há uma tendência, inclusive, de linhas teóricas mais flexíveis e menos mecânicas e utilitaristas.

6

7 Relatório Brundtland – ONU (1987): Desenvolvimento sustentável é a atividade que harmoniza o imperativo do crescimento econômico com a promoção de equidade social e a preservação do patrimônio natural, garantindo assim que as necessidades das atuais gerações sejam atendidas sem comprometer o atendimento das necessidades das gerações futuras.

8 Para a Organização Mundial do Turismo (OMT, 2004), o desenvolvimento sustentável do turismo é um processo contínuo que requer monitoramento constante dos impactos que a atividade pode causar, de modo que, com ações de manejo, seja possível minimizar os impactos negativos e maximizar os benefícios potenciais, introduzindo medidas preventivas ou de correção de rumos.

9 A sustentabilidade plena não existe, uma vez que remeteria ao equilíbrio perfeito de aspectos culturais, sociais, econômicos, ambientais, mercadológicos, políticos e legais. Contudo, a busca pela sustentabilidade é uma necessidade de qualquer gestor público ou privado, inclusive no âmbito do turismo. Para chegar mais próximo da sustentabilidade plena, deve-se planejar e gerir determinada atividade considerando todas as suas dimensões (citadas no primeiro tópico).

10 A imagem abaixo simboliza a dificuldade do gestor em equilibrar cada setor, representado pelos pratos.

11 Segundo o Ministério do Turismo (2011), o desenvolvimento sustentável do turismo abrangeria 04 grandes esferas: sustentabilidade ambiental; sustentabilidade econômica; sustentabilidade sociocultural; sustentabilidade político-institucional.

12 Sustentabilidade ambiental Assegura a compatibilidade do desenvolvimento com a manutenção dos processos ecológicos essenciais à diversidade dos recursos.

13 Sustentabilidade sociocultural Assegura que o desenvolvimento aumente o controle das pessoas sobre suas vidas, preserve a cultura e os valores morais da população e fortaleça a identidade da comunidade. Tem por objetivo construir uma civilização mais igualitária, ou seja, com mais equidade na distribuição de renda e de bens, de modo a reduzir o abismo entre os padrões de vida dos ricos e dos pobres.

14 Sustentabilidade econômica Assegura que o desenvolvimento seja economicamente eficaz, garanta a equidade na distribuição dos benefícios advindos desse desenvolvimento e gere os recursos de modo que possam suportar as necessidades das gerações futuras.

15 Sustentabilidade político-institucional Assegura a solidez e continuidade das parcerias e compromissos estabelecidos entre os diversos agentes e agências governamentais dos três níveis de governo e nas três esferas de poder, além daqueles atores situados no âmbito da sociedade civil. COMO ATINGÍ-LA?: Utilizando ferramentas adequadas de gestão (ex. Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico – Poder Público; Plano de Negócio – Iniciativa Privada).

16 1. Inventário 2. Diagnóstico 3. Prognóstico 4. Planejamento Estratégico 4.1. Diretrizes 4.2. Programas 4.3. Projetos 5. Implementação 6. Controle

17


Carregar ppt "Definir objetivos de trabalho Ordenar recursos (financeiros, materiais, humanos, temporais, espaciais) Determinar métodos e técnicas aplicáveis Estabelecer."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google