A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Resíduos Sólidos Tratamento e Disposição Final

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Resíduos Sólidos Tratamento e Disposição Final"— Transcrição da apresentação:

1 Resíduos Sólidos Tratamento e Disposição Final
Gersina N. da R. Carmo Junior

2

3 Resíduos Sólidos Tratamento e Disposição Final
INCINERAÇÃO

4 Tratamento Incineração Objetivo:
É um processo de queima do lixo em unidades especialmente projetadas, denominadas incineradores. Objetivo: Efetuar a queima total, controlada, do lixo em temperatura de 800 a °C, transformando-o em material inerte, diminuindo, assim, seu peso e volume.

5 Tratamento Incineração
Uso muito restrito, para lixo especiais como o lixo hospitalar. Não é mais aconselhável para lixo urbano.

6 Tratamento Lixo urbano (resina, plásticos, pilhas, etc)
Queimados ou atacados por ácidos Liberam subprodutos tóxicos de alta periculosidade para a saúde dos seres vivos.

7 Cinza demasiadamente tóxica
Tratamento Incineradores modernos: Equipamentos moderno de controle da poluição do ar e dos líquidos Não garantem segurança absoluta Custo elevado de implantação e manutenção Inviabiliza o seu uso em muitos países. Especialmente aqueles em desenvolvimento Cinza demasiadamente tóxica

8 Tratamento Podem lançar no ar partículas tóxicas como os furanos e dioxinas Doenças: Alteração do sistema imunológico(facilidade de adquirir doenças); Dores de cabeça, tumores, irritabilidade, alteração de memória; Alterações nos fetos e abortos; Diabetes, aumento do colesterol, esterilização, atrofia testicular;e Câncer no fígado, no timo, na medula óssea, na tireóide, na mama e linfático.

9 Desvantagens da Incineração de Resíduos
Custo elevado de instalação e operação; Exigências de mão-de-obra qualificada; Presença de materiais nos resíduos que geram compostos tóxicos e corrosivos.

10 Vantagens da Incineração de Resíduos
Redução drástica de massa e volume a ser descartado; Recuperação de energia; Redução do impacto ambiental; Esterilização dos resíduos.

11 Caracterização completa de um resíduo visando sua incineração engloba a determinação de:
Poder calorífico inferior (PCI): Indica a quantidade de energia útil que pode ser liberada durante a queima do resíduo. Quanto maior o PCI, maior serão as potências liberadas no interior do incinerador e maiores as temperaturas atingidas.

12 Caracterização completa de um resíduo visando sua incineração engloba a determinação de:
Análise imediata: Determina teores de água, cinza e material volátil do resíduo O teor de cinza determina o montante de material a ser descartado em aterros, após a incineração do resíduo.

13 Caracterização completa de um resíduo visando sua incineração engloba a determinação de:
Análise elementar: Determina teores de carbono, hidrogênio e nitrogênio. Possibilita avaliar a quantidade de ar necessária para realizar a combustão completa do resíduo.

14 Caracterização completa de um resíduo visando sua incineração engloba a determinação de:
Teores de elementos tóxicos: Determina teores de mercúrio, chumbo, cromo, níquel, cloro, enxofre, etc. Não somente nas cinzas dos resíduos, pode-se estimar o potencial de geração e formação de compostos tóxicos e dimensionar adequadamente o sistema de limpeza de gases da unidade.

15 Processo de incineração ideal
Processo de incineração e geração de poluentes. Processo de incineração ideal Deve gerar apenas 3 produtos: dióxido de carbono(CO2), água e cinzas. dióxido de carbono(CO2) e água Combustão completa do material orgânico cinza Presença de materiais não combustíveis

16 Processo de incineração e geração de poluentes.
Em geral apresenta cinco pontos de geração de poluentes: Cinzas de fundo; Cinzas volantes; Água de limpeza dos gases; Lama do tratamento das águas; Gases.

17 Na incineração ao prevenir a poluição de um meio físico (ar, água e solo), sempre se estará transferindo esta poluição para outro, ou seja, ao limpar os gases para prevenir a poluição atmosférica, estar-se-á gerando efluentes líquidos e sólidos que, se não controlados, provocam a poluição das águas e solo.

18 Resíduos Sólidos Tratamento e Disposição Final
Pirolise

19 Tratamento Pirólise Processo de decomposição física e química da matéria orgânica em alta temperatura (100 a 1.600°C), em ausência de oxigênio, ou seja, é a queima da resíduo. Objetivo: Redução de volume do lixo orgânico e colocá-lo em forma utilizável de energia. De acordo com as Características operacionais, podem gerar: Óleos e gases combustíveis, carvão, alcatrão carbono quase puro.

20 Tratamento Classificação da pirólise segundo as características do processo: Sistemas da alta temperatura produção de combustíveis gasosos produção de combustíveis líquidos Sistemas convencionais

21 Esquema da Pirólise do lixo urbano
Tratamento Processo de reação endotérmica Reduzindo a perda de calor, é possível obter o fracionamento das substâncias sólidas presentes no lixo Alimentação secagem volatilização Oxidação Fusão Zona pirolítica Esquema da Pirólise do lixo urbano

22 Tratamento Pirólise Reator Pirolítico

23 Tratamento Pirólise Do ponto de vista energético e ecológico os sistemas de pirólise apresentam acentuada vantagem sobre os demais sistemas de tratamento. É uma tecnologia altamente sofisticada, com custo de implantação e manutenção bastante elevada, o que inviabiliza o seu uso em países em desenvolvimento. Os pontos críticos de limitação: teor de sólidos voláteis presentes no lixo, poder calorífico superior e umidade.


Carregar ppt "Resíduos Sólidos Tratamento e Disposição Final"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google