A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Treinamento COLETA SELETIVA Resíduos Sólidos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Treinamento COLETA SELETIVA Resíduos Sólidos"— Transcrição da apresentação:

1 Treinamento COLETA SELETIVA Resíduos Sólidos
Segurança do Trabalho

2 LIXO - Entendendo o problema
Toda atividade resulta lixo. São montanhas de resíduos domiciliares, industriais, comerciais e hospitalares de todas as cidades e de todo o mundo, que se acumulam nos lixões a céu aberto. A mistura de materiais e a maneira como o lixo é despejado nestes locais é extremamente perigosa, atrai insetos e animais e pode ser causador de sérias epidemias. Com a ação da chuva sobre o lixo em decomposição, o subsolo e os lençóis subterrâneos de água são contaminados. O ar também se contamina por causa dos dos gases gerados a partir dos resíduos. Nas cidades, o lixo entope boeiros, esgoto e galerias, causando enchentes.

3 PARA PENSAR Se todo o lixo produzido pelo Brasil em apenas uma semana fosse colocado em uma única lata, ela teria o tamanho do estádio do Maracanã.

4 Melhorar o planeta, começa com a gente!
“Ninguém comete erro maior do que não fazer nada porque só pode fazer um pouco”

5 O Lixo nosso de cada dia, será realmente Lixo?
Mudança de Conceito O Lixo nosso de cada dia, será realmente Lixo?

6 * O que é Reciclagem? São` processos de determinados materiais, fazendo com que os mesmos retornem ao seu ciclo de produção, após ter sido utilizado e descartado.

7 Por que RECICLAR? * Diminuição da quantidade de lixo a ser aterrado;
* Preservação dos Recursos Naturais; * Economia de energia; * Diminuição da Poluição; * Geração de Empregos;

8 Soluções para nosso Lixo:
REDUZIR - a quantidade de lixo produzida REUTILIZAR - ou seja, dar uma nova utilidade para os materiais, antes de descarta-los. RECICLAR - separar o lixo para Coleta Seletiva, que será encaminhado para se transformar em matéria-Prima de outros produtos.

9 Identificando o nosso Lixo:
MARROM ORGÂNICOS AZUL PAPÉIS VERMELHO PLÁSTICOS AMARELO METAIS VERDE VIDROS

10 Resíduos Orgânicos A cozinha e refeitórios são grandes geradores de lixo orgânico. São sobras dos alimentos que são deposi - tados em lixões a céu aberto. O resultado é uma grande quantidade de resíduos altamente tóxicos.

11 Sua decomposição sem os devidos cuidados provoca líquido e gases, que poluem o ar, alteram a composição do solo e contamina às águas. Formam muitas bactérias, e atraem muitos insetos. Esses animais espalham doenças e causam inúmeros problemas. O Lixo Orgânico poderia ser reduzido se tomássemos algumas medidas simples, como: aproveitar os alimentos ao máximo, evitando desperdício.

12 Papéis Em condições normais o papel leva de 3 a 6 meses para se decompor, porém os hábitos e as exigências do mercado fazem com que poucos papéis sejam consumidos na sua forma natural, tintas e vernizes que lhe dão uma aparência moderna, alteram suas caracte - rística e o transforma no grande vilão da natureza.

13 Cada tonelada de papel reciclado economiza:
26 mil litros de água 5 mil watts de energia elétrica 100 litros de combustível 20 árvores Uma tonelada de papel que vai para a reciclagem, deixa de ocupar 3 metros cúbicos de espaço nos lixões e aterros. Diariamente, o Brasil consome 5 mil toneladas de papel. Isso equivale a um prédio de 10 andares, dos quais apenas 3 são reciclados. O papel pode ser reaproveitado até 08 vezes, sem perder sua utilidade.

14 O que pode e o que não pode ser reciclado. Papel

15 Plástico Por ser um material durável, é um grande problema para o Meio Ambiente. Uma garrafa de refrigerante, pode durar mais de anos. Os plásticos não podem ser incinerados, pois liberam grande quan- tidade de gases tóxicos, durante este processo, poluindo atmosfera. Baleias do Canadá foram consideradas “Lixo Tóxico”, por apre - sentarem altas taxas de compostos por produtos plásticos, em seus organismos.

16 O que pode e o que não pode ser reciclado. Plástico

17 Metal O processo de decomposição leva entre 5 e anos, e lança no ambiente chumbo, zinco e níquel. O Alumínio nunca se deteriora. Cada vez que jogamos uma lata de alumínio (cerveja), estamos desperdiçando a mesma energia que seria gerada por uma lata de gasolina. Uma tonelada de alumínio reciclado evita a extração de 5 toneladas de bauxita, sem a derrubada de florestas e com economia de 95% de energia.

18 O que pode e o que não pode ser reciclado. Metal

19 Vidros O vidro não é Biodegradável, ele praticamente não se decompõe, esse processo pode levar até anos. O Brasil gera 800 mil toneladas de vidro por ano, destes apenas 35% são reciclados. O vidro é 100% reaproveitado, cada quilo que vai para reciclagem, fornece exatamente 1 quilo de material novo. A energia poupada pela reciclagem de uma única garrafa de vidro pode manter uma lâmpada de 100W acesa por 4 horas.

20 O que pode e o que não pode ser reciclado. Vidros

21 Resíduos de Isopor O que fazer?

22 Embalagens sujas ou com líquidos não podem ser recicladas
Limpeza dos Materiais Embalagens sujas ou com líquidos não podem ser recicladas

23 O que fazer para diminuir o problema do lixo?
* Evitar comprar mercadorias com excesso de embalagem; *Diminuir o uso do papel; * Reutilizar mais itens de produto, como roupa, papel e livros; * Se Possível, comprar sempre produtos reciclados; * Reciclar o maior número de itens de produto; * Evitar eliminar produtos que contenham substâncias tóxicas em locais inadequados, procurando entidades que utilizam a reciclagem de tais produtos;

24 * Participar de programas de educação ambiental relativos ao tema.
* Pressionar as indústrias e o comércio para que imple- mentem medidas de redução da poluição por dejetos; * Pressionar os políticos, legisladores e autoridades para que criem e desenvolvam leis e projetos de diminuição de dejetos irregulares; * Pressionar os meios de comunicação para que cobrem das autoridades e empresas uma correta atitude ambientalista em relação à questão do lixo; * Participar de programas de educação ambiental relativos ao tema. Colabore!!!

25 Lixo Gerado 2001

26

27 Meta à Atingir 2002

28

29 “Na Natureza nada se perde, tudo se transforma”

30 O que você acha que pode ser melhorado à respeito do Lixo?
Colabore, dê suas sugestões!!!


Carregar ppt "Treinamento COLETA SELETIVA Resíduos Sólidos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google