A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lixo: um problema nosso. Lixo: um problema nosso Dois objetivos: 1º O que eu posso fazer para reduzir os problemas causados pelo Lixo. 2º O que tenho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lixo: um problema nosso. Lixo: um problema nosso Dois objetivos: 1º O que eu posso fazer para reduzir os problemas causados pelo Lixo. 2º O que tenho."— Transcrição da apresentação:

1 Lixo: um problema nosso

2 Lixo: um problema nosso Dois objetivos: 1º O que eu posso fazer para reduzir os problemas causados pelo Lixo. 2º O que tenho que solicitar ao poder público para colaborar na solução do problema.

3 Fonte:

4 Lixo: um problema nosso A natureza trabalha em ciclos – nada se perde, tudo se transforma. Animais, excrementos, folhas e todo tipo de material orgânico morto se decompõem. Até o início do século passado, o lixo gerado – restos de comida, excrementos de animais e outros materiais orgânicos – reintegrava-se aos ciclos naturais e servia como adubo para a agricultura.

5 Lixo: um problema nosso Mas, coma industrialização e a concentração da população nas grandes cidades, o lixo foi se tornando um problema. A sociedade moderna rompeu os ciclos da natureza: por um lado, extraímos mais e mais matérias-primas, por outro, fazemos crescer montanhas de lixo. E como todo esse rejeito não retorna ao ciclo natural, transformando-se em novas matérias- primas, pode tornar-se uma perigosa fonte de contaminação para o meio ambiente ou de doenças.

6 O lixo AntigamenteHoje Embalagem (papel)Sacola (plastico) Frauda (pano)Descartável LeiteiroLeite (caixa) DurávelDescartável PapelPlástico Construções (madeira e argila)Cimento, pedra, ferro vidro

7 Lixo tornou-se um sério problema dos dias atuais Falta local ex: (BH) Ausência de punição Cada dia mais estamos produzindo lixo. Lixo difícil de decomposição.

8 Cada pessoa produz + ou – 1 quilo de lixo por dia. Só o Brasil produz toneladas de lixo por dia. O aumento excessivo da quantidade de lixo se deve ao aumento do poder aquisitivo e pelo perfil de consumo de uma população. Quanto mais rico a população, mais se produz mais lixo de difícil decomposição.

9 Período de decomposição: LixoTempo de decomposição Cascas de frutasde 1 a 3 meses Papel03 a 06 meses Panode 6 meses a 1 ano Chiclete05 anos Filtro de cigarrode 05 a 10 anos Tampa de garrafa15 anos Madeira pintada15 anos Nylonmais de 30 anos

10 Período de decomposição: LixoTempo de decomposição Sacos plásticosde 30 a 40 anos Lata de conserva100 anos Latas de alumínio200 anos Plástico450 anos Fralda descartável600 anos Garrafas de vidroindeterminado Pneuindeterminado Garrafas de plástico (pet)tempo indeterminado Borrachatempo indeterminado Vidro1 milhão de anos

11 Outras conseqüências do enorme volume de lixo gerado pelas pessoas, é quando o lixo é depositado em locais inadequados ou a coleta é deficitária, são: contaminação do solo, ar e água; entupimento de redes de drenagem urbana; enchentes; degradação do ambiente e depreciação imobiliária; lixo também causa mau cheiro

12 Lixo: um problema nosso Proliferação de vetores transmissores de doenças; =>Alérgicas => Respiratórias => Vermes => Febres => Tétano

13 Lixo: um problema nosso Fonte:

14 Lixo: um problema nosso

15 Atitudes: Devemos entender que o planeta é nossa casa maior. O que fazemos com ele, estamos fazendo conosco mesmo.

16

17

18

19

20

21

22 Praticar hábitos simples: Limpar sempre a casa Deixar o quintal sempre limpo Não jogar comida em qualquer lugar Furos na rede de esgoto Colocar lixos nas sacolas Jogar no lixo aquilo o que não é útil mais Deixar a casa com poucas coisas Não jogar lixo nas ruas Deixar o lixo em local seguro até no dia e hora do caminhão passar Mostrar para os visinhos que podemos mudar

23 Fim Júlio César de Oliveira Brum Especialista em Educação Ambiental

24 1º O que eu posso fazer para reduzir os problemas causados pelo Lixo? 2º O que tenho que solicitar ao poder público para colaborar na solução do problema do lixo?


Carregar ppt "Lixo: um problema nosso. Lixo: um problema nosso Dois objetivos: 1º O que eu posso fazer para reduzir os problemas causados pelo Lixo. 2º O que tenho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google