A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Consuma sem consumir o mundo em que você vive .

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Consuma sem consumir o mundo em que você vive ."— Transcrição da apresentação:

1 Consuma sem consumir o mundo em que você vive .

2 Pensar o hoje preservando o amanhã
Pensar o hoje preservando o amanhã. Essa pequena frase, repleta de conteúdo e complexidade, resume um conceito do qual não podemos esquecer. Ou menosprezar. Desenvolver sem degradar ou destruir significa oferecer às gerações futuras a possibilidade de vida com qualidade. E a isso chamamos de sustentabilidade. Você tem contribuído para a sustentabilidade do planeta?

3 O Brasil é definitivamente o paraíso dos sacos plásticos
O Brasil é definitivamente o paraíso dos sacos plásticos. Todos os supermercados, farmácias e boa parte do comércio varejista embalam em saquinhos tudo o que passa pela caixa registradora. Não importa o tamanho do produto que se tenha à mão, aguarde a sua vez porque ele será embalado num saquinho plástico.

4 O pior é que isso já foi incorporado na nossa rotina como algo normal, como se o destino de cada produto comprado fosse mesmo um saco plástico. Nossa dependência é tamanha, que quando ele não está disponível, costumamos reagir com reclamações indignadas

5 ¾ disto é proveniente do uso doméstico.
Aproximadamente 56% do lixo plástico é composto por embalagens usadas uma só vez. ¾ disto é proveniente do uso doméstico. O mundo consome 1 milhão de sacos plásticos por minuto, o que significa quase 1,5 bilhão por dia e mais de 500 bilhões por ano. É o resíduo que mais polui as cidades e campos. Prejudica a vida animal,  entope a drenagem urbana e rios, contribuindo para inundações

6 Cada família brasileira descarta cerca de 40 quilos de plásticos por ano.
Mais de 80% de todos os plásticos são usados apenas uma vez e depois descartados. Cerca de 90% das embalagens plásticas viram lixo até 6 meses após a compra.

7 Isto significa 33 milhões por dia e 12 bilhões por ano.
A cada mês, mais de um bilhão de sacos plásticos são distribuídos pelos supermercados no Brasil. Isto significa 33 milhões por dia e 12 bilhões por ano. Ou 66 sacos plásticos para cada brasileiro por mês

8 Em um segundo é fabricada a sacola plástica convencional, utilizamos por aproximadamente uma hora e deixamos um produto que ficará até 500 anos no meio ambiente, contaminando o planeta e matando animais.

9 Embalagens plásticas jogadas nas ruas, avenidas e córregos, entopem o sistema de drenagem pluvial das cidades, causando inundações. Se você alinhar todos os copos plásticos descartáveis fabricados em apenas um dia, eles farão um círculo ao redor da terra.

10 89% das cidades brasileiras não possuem aterros sanitários adequados.
toneladas de lixo domiciliar não são coletados no Brasil, dispersando-se nas ruas e assoreando os rios, levados pelo vento e pela chuva. Mais da metade das cidades brasileiras tem lixões a céu aberto.

11 80% do um bilhão de sacolas de compras produzidas e distribuídas por mês, no Brasil, viram sacos para lixo doméstico. Podem ser vistos em todos os lugares ou estão dentro de outros sacos para lixo.

12 Foi descoberta uma área do tamanho do Brasil no fundo do oceano pacífico, coalhada de lixo, principalmente plástico Mudar nossos hábitos de consumo é um ato de amor a si próprio, ao próximo e ao planeta

13 Plásticos podem levar mais de 500 anos para se decompor no meio ambiente, dependendo de onde está acondicionado.

14 A média de sacolas por pessoa no Brasil é de 800 sacolas por ano
A média de sacolas por pessoa no Brasil é de 800 sacolas por ano. Agora imaginem a população de uma cidade. E do país!

15 O que é oxi-biodegradável?
É o processo de degradação do plástico onde utiliza aditivos para acelerar a degradação, contando com auxílio do oxigênio, da temperatura e de processos mecânicos, como vento, chuva..... Este plástico aditivado não precisa de um ambiente biologicamente ativo. Mesmo estando em cima de uma árvore, este plástico irá se degradar.

16 As sacolas plásticas que vão para o lixo comum não se decompõem
As sacolas plásticas que vão para o lixo comum não se decompõem. Ao menos não em um tempo aceitável. Se o Pedro Álvares Cabral tivesse trazido suas compras de Portugal em sacolas plásticas, só agora elas estariam se desmanchando de verdade. E o lixo, mesmo orgânico, que fica dentro delas também demora anos para apodrecer e virar adubo.

17 O plástico oxi-biodegradável agride menos o meio ambiente, pois diminui o tempo de vida útil para no máximo em 18 meses, evitando a poluição nos fundos e vales, córregos, rios, lagos e finalmente nos oceanos.

18 Educar o cidadão para ser “o agente” preservacionista, poupará recursos que poderão ser aplicados em áreas vitais em vez de tratar da poluição que esta comunidade cria. O uso de sacolas “reutilizáveis” , retornáveis,de papel ou oxi biodegradável e campanhas educativas acompanhadas de incentivos poderão induzir a migração do hábito até um dia esquecermos das sacolinhas totalmente.

19 Você deve fazer a diferença, não é difícil, basta ter vontade de mudar o mundo, mudando seus hábitos.

20 O que você pode fazer? Quando for fazer feira, por exemplo, leve sua própria sacola. Já estão a venda sacolas de algodão cru, que são muito resistentes e substituem o uso de várias sacolas plásticas. Aliás, estas sacolas reutilizáveis já existem a anos, porém só agora estão sendo realmente valorizadas

21 Se puder, leve sua própria sacola ao fazer as compras
Se puder, leve sua própria sacola ao fazer as compras. Assim você deixará de usar (e, posteriormente, descartar) vários sacos plásticos. Se não for possível, procure encher bem os saquinhos para reduzir a quantidade deles que você leva para casa e que irão parar no lixo.

22 "Eis que o semeador saiu para semear
"Eis que o semeador saiu para semear. E ao semear, uma parte da semente caiu à beira do caminho e as aves vieram e a comeram. Outra parte caiu em lugares pedregosos, onde não havia muita terra. Logo brotou, porque a terra era pouco profunda. Mas, ao surgir o sol, queimou-se e, por não ter raiz, secou. Outra ainda caiu entre os espinhos. Os espinhos cresceram e a abafaram. Outra parte, finalmente, caiu em terra boa e produziu fruto, um cem, outra sessenta e outra trinta."


Carregar ppt "Consuma sem consumir o mundo em que você vive ."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google