A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lixo é desperdício? Lixo é desperdício? Um dos maiores problemas do planeta Terra é a produção de lixo. O lixo não serve para nada? Nada disso! Tudo aquilo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lixo é desperdício? Lixo é desperdício? Um dos maiores problemas do planeta Terra é a produção de lixo. O lixo não serve para nada? Nada disso! Tudo aquilo."— Transcrição da apresentação:

1 Lixo é desperdício? Lixo é desperdício? Um dos maiores problemas do planeta Terra é a produção de lixo. O lixo não serve para nada? Nada disso! Tudo aquilo que deitamos fora pode ser reaproveitado. Por exemplo: Os restos de alimentos são adubos naturais: quando restos de alimentos são enterrados, eles decompõem -se em matéria orgânica e alimentam as plantas. O lixo sintético (isto é, aquele que não é natural) também pode ser separado e reaproveitado por um processo chamado RECICLAGEM

2 A nossa realidade: A nossa realidade: Cada um de nós produz em média 1kg de lixo por dia, o que equivale, a 3,7 milhões de toneladas de lixo por ano, em Portugal!!! Constituindo um dos mais importantes problemas ecológicos e sociais, o lixo pode pôr em causa a própria sustentabilidade do país.

3 O que fazer? Cuidar do Planeta !!! O planeta Terra está doente! Tanta Poluição!!!

4 O lixo dura uma eternidade! O papel e o papelão podem levar de 3 a 6 meses para serem absorvidos. Uma simples pastilha elástica pode levar 5 anos! As latas de refrigerante levam uma vida: de 80 a 100 anos! O plástico pode levar até 500 anos. Mas alguns, simplesmente, não se decompõem. O vidro fica um milhão de anos perturbando a natureza. Dá para acreditar? A gente nasce, morre e o vidro ainda está lá, A gente nasce, morre e o vidro ainda está lá, firme e forte! firme e forte!

5 Tabela de Tempo de Decomposição dos Materiais

6 Reduzir, Reutilizar e Reciclar são as palavras-chave para quem quer ser um defensor do meio ambiente!

7 Para juntamente com outras pessoas poder ajudar a melhorar o Planeta Azul O velho vira novo!

8 A RECICLAGEM COMEÇA EM CASA! Costumas deitar restos de comida e latas de refrigerante no mesmo lixo? Isso NÃO! O processo de reciclagem começa em casa, separando o lixo doméstico dos materiais recicláveis, como o papel, o plástico, o metal e o vidro.papel plásticometalvidro Mas e depois de tudo separado?

9 É só levar até o Ecoponto mais próximo da sua casa… Onde está o meu ecoponto?

10 PUBLICIDADE (vídeo) Sociedade Ponto Verde - Teatro infantil Era uma vez... no palco da reciclagem A nova campanha de publicidade da Sociedade Ponto Verde reforça a ideia de que todas as histórias podem ter um final feliz. Mesmo a das embalagens usadas. Basta querermos…

11 Devemos colocar no contentor azul: embalagens de cartão liso, compacto e canelado (ex.: caixas de cereais, invólucros de cartão, embalagens de papel em geral) embalagens de cartão para líquidos alimentares com película metálica no interior (ex.: pacotes de sumo, pacotes de leite) embalagens de papel e papel de embalagem (ex.: sacos de papel, papel de embrulho) jornais e revistas, livros, cadernos, papel de escrita.

12 Devemos colocar no contentor verde: todo o tipo de embalagens de vidro, como garrafas, frascos, garrafões, boiões de água, vinho, cerveja, sumos, néctares e refrigerantes, azeite e vinagre, produtos de conserva, molhos, mel e compotas, leite e iogurtes.

13 Devemos colocar no contentor amarelo: embalagens de cartão para líquidos alimentares com película metálica no interior (ex.: pacotes de sumo, pacotes de leite) todo o tipo de embalagens de plástico, ou seja, garrafas, garrafões e frascos de água, sumos, néctares e refrigerantes, vinagre, sacos de plástico limpos, esferovite limpa, detergentes, produtos de higiene, invólucros de plástico; todo o tipo de embalagens de metal como latas de bebidas, enlatados, conservas, tabuleiros de alumínio ou latas de spray.

14 pilhas (devem ser depositadas no pilhómetro), ecopilhas

15 Para mais informações consulta… Sociedade Ponto Verde Sociedade Ponto Verde Sociedade Ponto Verde Novo concurso:

16 O desperdício de água também é um problema grave, já que em todo o mundo as reservas de água potável (boa para beber) estão cada dia menores. Por isso, escovar os dentes com a torneira aberta, demorar horas no chuveiro ou deixar fugas sem conserto é o primeiro passo para as torneiras de muita gente morrerem de sede no futuro… A água é uma das maiores riquezas que existe, e não pode ser deitada fora. Evitar o desperdício e reaproveitar aquilo que não usamos também é uma maneira de exercer a cidadania. Economizando papéis, por exemplo, salvamos árvores, pois é com a madeira das árvores que se faz o papel …

17


Carregar ppt "Lixo é desperdício? Lixo é desperdício? Um dos maiores problemas do planeta Terra é a produção de lixo. O lixo não serve para nada? Nada disso! Tudo aquilo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google